TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLEOSA DE SOJA

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO NOVO HAMBURGO

CURSO: Administração

DISCIPLINAS:

 Matemática Financeira

Direitos Humanos

ALUNOS:

Graciela Conceição da Silva - 9525390061

Jéssica Gabrieli Pretto- 8379869477

Andressa da Silva Gomes- 9513352390

Francine da Silva Pujol- 08518927068

Rodrigo Clossi- 8944153287

Prof° Calebe

Novo Hamburgo, Novembro de 2015

INTRODUÇÃO

1-REFERENCIAL TEORICO

1.1-Sustentabilidade Ambiental nas empresas

Revelado em pesquisa pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), quase 50% das empresas já adotam medidas para o setor de sustentabilidade.

Para uma empresa ser considerada um exemplo de sustentabilidade ambiental, é importante exibir medidas focadas para três dimensões: ambiental, econômica e social. O procedimento, entre tanto, se altera de acordo com o setor de atuação com o tamanho da empresa.

Entre as principais ações, é essencial para domínio das emissões de resíduos sólidos, investimento em responsabilidade social, seguridade dos direitos humanos, consumo consciente de recursos naturais como água e energia, uso racional dos materiais utilizados na produção, fabricação de produtos mais duradouros, avanço da competência logística, programas de combate à fome, planos de formação profissional gratuita e cumprimento das práticas trabalhistas.

Os benefícios para as empresas vão além da preservação do meio ambiente, possuir ações sustentáveis pode resultar no aperfeiçoamento da imagem da empresa. Como há redução de custos de produção, algumas companhias lucram após a adoção de medidas sustentáveis.

1.2-Relação entre balanço social e responsabilidade social

1.3-Setor de produção de Óleo de Soja no Brasil

Segundo o autor BLACK (2000), no Brasil o primeiro relato sobre o surgimento da soja através de seu cultivo, é em 1882 no estado da Bahia, em seguida foi levada por imigrantes japoneses para o estado de São Paulo, e somente em 1914 a soja foi introduzida no estado do Rio Grande do Sul, sendo este por fim lugar onde as variedades trazidas dos Estados Unidos, melhor se adaptaram às condições climáticas.

O autor ainda transcreve que a implantação de programas de melhoramento de soja no Brasil, possibilitou o avanço da cultura para as regiões de baixas latitudes, através do desenvolvimento de cultivares mais adaptados por meio da incorporação de genes que atrasam o florescimento mesmo em condições de foto período indutor.

A soja é uma das mais importantes culturas na economia mundial, seus grãos são muito usados pela agroindústria (produção de óleo vegetal e rações para alimentação animal), indústria química e de alimentos, recentemente também vem crescendo o uso como fonte alternativa de biocombustível. (COSTA NETO E ROSSI-2000)

1.4- Resíduos gerados por empresas do setor 

1.5- Impactos financeiros de mudança de unidade na indústria

1.6- Juros compostos e capitalização

1.7-Taxa equivalente e taxa interna de retorno

2-ESTUDO DO CASO

1.1- A empresa Oleosa da Soja

        

Em São Paulo no ano de 1983, uma empresa começou suas atividades produzindo óleo e farelo de soja. Sendo um produto com alto índice de periculosidade em que o odor pode causar danos de saúde, a comunidade criou um movimento de protesto juntamente com a prefeitura solicitando a saída da empresa deste local. Assim, a empresa foi intimada a se retirar do local, tendo prazo de lacramento de dois anos, tendo que instalar filtros temporários nas estufas com a ideia de reduzir o odor, e os ruídos também deverão ser amenizados.

As mudanças de progresso serão avaliadas pela prefeitura, e será concedida ou não,a autorização para mais uma gestão de dois anos,porém após essa gestão a empresa deverá deixar  o local.Lembrando que o prédio onde a empresa se localiza,custa R$ 200.000,00 o aluguel.

A diretoria da empresa reuniu seus gerentes financeiros para estudar o caso e resolver e efetivação das mudanças. O objetivo seria comprar um terreno ao lado de sua fábrica no Rio de Janeiro. Mensalmente a empresa Oleosa da soja, extrai 4.500 toneladas do óleo bruto em Volta Redondo- RJ, recebendo um custo mensal de frete do Rio de Janeiro à São Paulo de R$ 100.000,00. Sendo assim, a empresa está consultando a possibilidade de construir uma nova refinaria, no terreno ao lado que a empresa possui em Volta Redonda - RJ, próximo à unidade de esmagamento, e desativar a planta industrial que possui em São Paulo. Com esta execução, será resolvido os danos  causados pelos problemas ambientais.

A empresa também supõe com outro grande benefício, constituído pelo não pagamento do aluguel da fábrica em São Paulo, no valor de $200.000/mês e também os altos valores de fretes de Volta Redonda/RJ a São Paulo. A diretoria convocou aos seus gestores financeiros cálculos que possam colaborar em sua análise pela expectativa da mudança para o Rio de Janeiro ou simplesmente para outro lugar, em um bairro industrial em São Paulo.

2.2-Relatório com associação, empresa e prefeitura

• Data da Reunião: 27/10/2015

• Local: Prefeitura

• Horário: De 14:00h às 16:30h

• Presentes:

1. Representantes da Oleosa da Soja

2. Representantes da Associação de moradores

3. Integrantes da Prefeitura da cidade São Paulo/SP

→ Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde

        No dia 27 de outubro de 2015, a equipe da Prefeitura de São Paulo/SP realizou uma reunião junto a representantes da associação de moradores e da empresa Oleosa da Soja, referente à declaração emitida pela Prefeitura Municipal e laudo do Ministério da Saúde, que intima a empresa produtora de óleo e farelo de soja a deixar o espaço onde está instalada sua fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (578 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com