TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleosa e Soja

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP (CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)

POLO II –

Desafio Profissional

Tutor à Semipresencial: Profº. Robson Roberto Diniz Durães

Belo Horizonte

 Novembro/2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP (CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)

POLO II –

Desafio Profissional

Administração

Tutor à Semipresencial: Profº. Robson Roberto Diniz Durães

Desafio Profissional apresentado no Curso de Administração da Faculdade Anhanguera Pólo II Belo Horizonte/MG, sob a orientação da tutor EAD Profº. Robson Roberto Diniz Durães

Belo Horizonte

Novembro / 2015

RESUMO

Apresenta-se uma análise sobre o desenvolvimento das disciplinas Matemática Financeira, Direito Tributário e Empresarial inseridas no estudo de caso do setor de produção do óleo de soja. O desenvolvimento desta análise se deu através de um estudo de caso em uma Empresa Oleosa da Soja, para apresentar um relatório sobre a condições favoráveis e condições desfavoráveis para a permanência da empresa em São Paulo ou sua mudança para o Rio de Janeiro. Levando em conta todos os fatores sociais, financeiros e principalmente ambientais.

INTRODUÇÃO

Este relatório irá abordar a situação da empresa Oleosa da Soja estabelecida em São Paulo desde 1983. A empresa atua na área de produção de óleo e farelo de soja.

No momento, a comunidade pede uma avaliação da prefeitura frente as atividades da empresa. Há uma alta periculosidade em sua produção. Uso de solventes como hexano e emitem gases poluentes e altamente inflamáveis. Apresentar para a comunidade, empresa e prefeitura a via mais fácil de atender aos pedidos do envolvidos.

Desenvolvimento

Para que pudéssemos analisar a situação como um todo foi marcado uma reunião com as seguintes partes: Prefeitura, moradores e a empresa.

A reunião foi iniciada com a participação dos representantes dos moradores destacando pontos importantes da situação critica em que se encontra o bairro em que a empresa Oleosa da Soja está instalada. Em seguida a Empresa apresentou um projeto de inovações na refinaria e uma proposta de mudança de endereço, mas com uma ressalva que isso seria a médio prazo ( 2 anos). Nesse período haverá um comprometimento em se adequar as melhorias para amenizar seus problemas ambientais no período em que permanecera em São Paulo.

Moradores

Este relatório foi elaborado para atender ao protesto de moradores da região onde a Oleosa da Soja se encontra em São Paulo. É uma analise referente a execução, fabricação e descarte de gases e matérias primas da Empresa até o processo final.

O Artigo 225 da Constituição Federal diz:

        “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” .

Foi com base nisso que os moradores se propuseram a buscar uma solução amigável para sanar esse problema.  São relatos diários que comprovam que a emissão de gases, os descartes e a poluição são fatores reais para o aparecimento de doenças em moradores da região.

Esses relatos foram analisados pelo Ministério da Saúde. Para que esse tipo de processo de desodorização seja feito e necessário um acompanhamento maior da prefeitura para que haja uma diminuição na emissão de compostos usados na própria armazenagem, no processamento dos óleos e farelos de soja tais como, aldeídos, cetonas, ácidos graxos oxidados, produtos de decomposição de proteínas, fosfatídeos e, principalmente no descarte correto do lixo, entre outros que agridem  a qualidade do ar. O tratamento dessas substâncias devem ser eliminadas de forma a não prejudicar a vida humana.

Empresa

A Oleosa da Soja é caracterizada por uma sua grande produção. Desde sua fundação em 1983 vem aprimorando a qualidade de seu produto. Porém, atualmente há uma grande dificuldade em eliminar de forma sustentável o odor produzido no processo de fabricação do óleo e a preservação dos grãos. Essa dificuldade só aumenta quando pontuamos outras questões, como por exemplo, a logística. Muito utilizado para este fim de descarte. A empresa utiliza sua fábrica no Rio de janeiro para suporte a este descarte, o que vem gerando um grande gasto financeiro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (141.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com