TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleosa de soja

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO NOVO HAMBURGO

CURSO: Administração

DISCIPLINAS:

 Matemática Financeira

Direitos Humanos

ALUNOS:

Graciela Conceição da Silva - 9525390061

Jéssica Gabrieli Pretto- 8379869477

Andressa da Silva Gomes- 9513352390

Francine da Silva Pujol- 08518927068

Rodrigo Clossi- 8944153287

Prof° Calebe

Novo Hamburgo, Novembro de 2015

INTRODUÇÃO

1-REFERENCIAL TEORICO

1.1-Sustentabilidade Ambiental nas empresas

1.2-Relação entre balanço social e responsabilidade social

1.3-Setor de produção de Óleo de Soja no Brasil

Segundo o autor BLACK (2000), no Brasil o primeiro relato sobre o surgimento da soja através de seu cultivo, é em 1882 no estado da Bahia, em seguida foi levada por imigrantes japoneses para o estado de São Paulo, e somente em 1914 a soja foi introduzida no estado do Rio Grande do Sul, sendo este por fim lugar onde as variedades trazidas dos Estados Unidos, melhor se adaptaram às condições climáticas.

O autor ainda transcreve que a implantação de programas de melhoramento de soja no Brasil, possibilitou o avanço da cultura para as regiões de baixas latitudes, através do desenvolvimento de cultivares mais adaptados por meio da incorporação de genes que atrasam o florescimento mesmo em condições de foto período indutor.

A soja é uma das mais importantes culturas na economia mundial, seus grãos são muito usados pela agroindústria (produção de óleo vegetal e rações para alimentação animal), indústria química e de alimentos, recentemente também vem crescendo o uso como fonte alternativa de biocombustível. ( COSTA NETO E ROSSI-2000)

1.4- Resíduos gerados por empresas do setor 

1.5- Impactos financeiros de mudança de unidade na indústria

1.6- Juros compostos e capitalização

1.7-Taxa equivalente e taxa interna de retorno

2-ESTUDO DO CASO

1.1- A empresa Oleosa da Soja

        

Em São Paulo no ano de 1983, uma empresa começou suas atividades produzindo óleo e farelo de soja. Sendo um produto com alto índice de periculosidade em que o odor pode causar danos de saúde, a comunidade criou um movimento de protesto juntamente com a prefeitura solicitando a saída da empresa deste local. Assim, a empresa foi intimada a se retirar do local,tendo prazo de lacramento de dois anos,tendo que instalar filtros temporários nas estufas com a ideia de reduzir o odor, e os ruídos também deverão ser amenizados.

As mudanças de progresso serão avaliadas pela prefeitura, e será concedida ou não,a autorização para mais uma gestão de dois anos,porém após essa gestão a empresa deverá deixar  o local.Lembrando que o prédio onde a empresa se localiza,custa R$ 200.000,00 o aluguel.

A diretoria da empresa reuniu seus gerentes financeiros para estudar o caso e resolver e efetivação das mudanças. O objetivo seria comprar um terreno ao lado de sua fábrica no Rio de Janeiro. Mensalmente a empresa Oleosa da soja, extrai 4.500 toneladas do óleo bruto em Volta Redondo- RJ, recebendo um custo mensal de frete do Rio de Janeiro à São Paulo de R$ 100.000,00. Sendo assim, a empresa está consultando a possibilidade de construir uma nova refinaria, no terreno ao lado que a empresa possui em Volta Redonda - RJ, próximo à unidade de esmagamento, e desativar a planta industrial que possui em São Paulo. Com esta execução, será resolvido os danos  causados pelos problemas ambientais.

A empresa também supõe com outro grande benefício, constituído pelo não pagamento do aluguel da fábrica em São Paulo, no valor de $200.000/mês e também os altos valores de fretes de Volta Redonda/RJ a São Paulo. A diretoria convocou aos seus gestores financeiros cálculos que possam colaborar em sua análise pela expectativa da mudança para o Rio de Janeiro ou simplesmente para outro lugar, em um bairro industrial em São Paulo.

2.2-Relatório com associação, empresa e prefeitura

• Data da Reunião: 27/10/2015

• Local: Prefeitura

• Horário: De 14:00h às 16:30h

• Presentes:

1. Representantes da Oleosa da Soja

2. Representantes da Associação de moradores

3. Integrantes da Prefeitura da cidade São Paulo/SP

→ Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde

        No dia 27 de outubro de 2015, a equipe da Prefeitura de São Paulo/SP realizou uma reunião junto a representantes da associação de moradores e da empresa Oleosa da Soja, referente a declaração emitida pela Prefeitura Municipal e laudo do Minestério da Saúde, que intima a empresa produtora de óleo e farelo de soja a deixar o espaço onde está instalada sua fábrica.

        Para os representantes da Associação de moradores do bairro vizinho ao da fábrica, a presença da fábrica nas proximidades de suas casas pode acarretar em graves problemas de saúde a população, já que o produto desenvolvido pela Oleosa da Soja, constituí-se em um item de alto índice de periculosidade, já que o odor liberado na usinagem deste, além de ser desagradável, pode causar sérios problemas respiratórios, entre outros. Além disso, os ruídos emitidos durante o processo produtivo, também acabam gerando mal-estar na população vizinha. Foi a partir destas queixas que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (584 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com