TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO SEMINÁRIO

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO SEMINÁRIO

 Avaliação [N2]

  • O que é um Seminário Acadêmico?

Segundo Severino (2007) os seminários realizados em âmbito acadêmico são considerados como um método de estudo e atividade didática, cujo objetivo é “levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e, em equipe.” (p.89-90)

Andrade (2010) destaca que o seminário, como atividade de estudo e discussão, exige um conjunto de atividades desde sua elaboração até apresentação final: pesquisa bibliográfica, leituras, preparação do material de apoio, escolha da forma de apresentação e dos recursos necessário, entre outras. O mesmo autor esclarece que um seminário tem por finalidade:

- Aprofundar um tema;

- Propiciar o debate;

- Socializar o conhecimento;

- Despertar o interesse;

- Estimular a participação;

- Tornar o estudo aprazível. (ANDRADE, 2010, p. 02)

O SEMINÁRIO PARA A DISCIPLINA

DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

  1. Assunto geral: Gestão de pessoas e as configurações contemporâneas das relações de trabalho.

  1. Obra de referência:

BERNARDO, Marcia Hespanhol. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

  1. Condições:

  • Elaboração e apresentação em grupo: 05 grupos organizados de forma numericamente equitativa (05 grupos com 03 componentes). Não serão aceitos trabalhos feitos em grupo que quantitativamente desrespeitem a regra acima enunciada.
  • Cada grupo deverá escolher, democraticamente, dentre seus membros 01  secretário(a). O(a) secretário(a) terá a função de registrar o andamento dos trabalhos, em cada reunião, além de, obviamente, participar da constução do seminário. Deverão ser registradas as datas das reuniões, local de realização, os objetivos específicos de cada reunião (pauta), os participantes presentes, os principais pontos de discussão (convergência e divergência), ideias, encaminhamentos e tarefas delegadas.
  • Além da apresentação oral do seminário, também serão elaborados 03 produtos escritos: 02 resumos dos textos de referência (01 do texto de referência do tema que o grupo apresentará e 01 de outro tema, conforme indicação no quadro do ITEM 6 deste documento) e o relatório de trabalho. Tais produtos deverão ser entregues impreterivelmente nas datas estipuladas (vide Item 6).
  • Os produtos escritos – resumos e relatório de trabalho - deverão ser elaborados, conforme normas de formatação da ABNT. [vide Apêndice A]. Os resumos dos textos de referência poderão ser manuscritos, desde que à caneta azul ou preta e respeitando orientações feitas em sala, quanto ao modelo e formatação. (vide Apêndice B).
  1. Instruções:
  • Cada grupo ficará responsável por elaborar um seminário para a discussão de um aspecto do tema geral. Para tanto, necessariamente, todos os grupos lerão a Introdução e o capítulo inicial do livro, e cada grupo lerá 01 dos capítulos que compõem a obra (disponível na copiadora), conforme descrito no item 5.
  • O grupo também pode recorrer à pesquisa e estudo de outros textos/fontes para compreensão do tema e preparação do trabalho. Porém, outras fontes não substituem os textos indicados (capítulos da referida obra).
  • TODOS OS SEMINÁRIOS SERÃO APRESENTADOS NO DIA 23/09/2016 (sexta-feira).
  • Até o dia da apresentação, o grupo também deverá remeter ao email da turma e ao email da professora o material de apoio preparado para apresentação (se tratar-se de arquivo digital, por exemplo, slides power point).
  • Todos os integrantes do grupo deverão participar da apresentação oral. Todos integrantes devem ficar na frente da sala, acompanhando os apresentadores.
  • Conforme dito acima, no dia da apresentação dos seminários os componentes de cada grupo deverão entregar, necessarimente os 02 resumos, conforme consta no ITEM 6.
  • Até o dia 30 de setembro (01 semana após a apresentação) todos os grupos deverão entregar o relatório de trabalho, na versão impressa. (Apêndice C).
  1. Textos de referência:
  • Competência: o “saber-ser” se sobrepondo ao “saber-fazer” (TEXTO A):

BERNARDO, Marcia Hespanhol. Competência: o “saber-ser”se sobrepondo ao “saber-fazer”. In: ______. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p.35-61.

  • Participação: discurso de igualdade, vivência de imposição (TEXTO B):

BERNARDO, Marcia Hespanhol. Participação: discurso de igualdade, vivência de imposição. In: ______. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p.63-89.

  • Equipes de trabalho: busca da “visão compartilhada” e estímulo à competição (TEXTO C)

BERNARDO, Marcia Hespanhol. Equipes de trabalho: busca da “visão compartilhada” e estímulo à competição. In: ______. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p.91-110.

  • O discurso da autonomia e a prática de disciplina e de controle simbólico

(TEXTO D)

BERNARDO, Marcia Hespanhol. O discurso da autonomia e a prática de disciplina e de controle simbólico.  In: ______. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p.111-133.

  • A resistência dos trabalhadores ao poder das empresas

(TEXTO E)

BERNARDO, Marcia Hespanhol. A resistência dos trabalhadores ao poder das empresas. In: ______. Trabalho duro, discurso flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p.161-180.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (333.2 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com