TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFICIAMENTO DA MADEIRA

Por:   •  3/12/2019  •  Monografia  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA[pic 1]

ALLAN RODRIGUES CUNHA

BENEFICIAMENTO DA MADEIRA

FEIRA DE SANTANA

2019

ALLAN RODRIGUES CUNHA

BENEFICIAMENTO DA MADEIRA

[pic 2]

FEIRA DE SANTANA

2019

BENEFICIAMENTO DA MADEIRA

        A madeira, recurso natural, pode ser dita como um dos materiais mais utilizados na atualidade, seja em construções civis ou manufaturas. A expansão do uso da madeira se dá tanto pelas suas características (como resistência ao fogo, resistência mecânica, isolamento acústico), quanto pelo fato da possibilidade de ser renovada na natureza através de um uso consciente da mesma. Além de conhecer as propriedades de tal recurso, é importante familiarizar-se com a forma na qual esse material é tratado ou beneficiado para que possa ser utilizado.

        Cada etapa, desde o plantio até o envio para o mercado, necessita de cuidados e mão de obra especializada para que a madeira não perca a qualidade e acabe não tendo o mesmo valor econômico e aplicabilidade. Portanto, após a extração do material, há o processo de toragem, no qual os galhos são retirados e as toras cortadas em pedaços de 5 a 6 metros, facilitando então o processo de transporte.

[pic 3]

        Após o término da toragem, parte-se para o falquejamento, esse processo consiste em deixar as toras com seções retangulares, dessa forma o transporte será mais fácil e haverá economia no espaço. Ao fim do falquejamento, ocorre a etapa de desdobro, na qual as toras serão transformadas em blocos e pranchas em uma serraria, a fim de se tornarem materiais de construção. Na imagem a seguir, é possível identificar as três formas de desdobro da madeira, sendo a tangencial o método mais comum:

[pic 4]

        

        Ao fim dessas três etapas, finalmente chegamos ao beneficiamento da madeira, que iniciará com a secagem do material realizado numa estufa. Tal etapa é importante pelo fato de que a madeira não pode ser utilizada estando com uma umidade elevada, pois se não for secada corretamente, a água presente nela poderá ser expelida após sua aplicação, gerando empenamento e perda de resistência do material, além de custos futuros para correções do problema causado. Importante ressaltar que a secagem pode ser realizada ao ar livre, contudo, ao utilizar uma estufa, ganha-se tempo. Exemplo de estufa abaixo:

[pic 5]

Terminando o processo de secagem (que tende a durar duas ou três semanas), o material está pronto para ser manejado, dessa forma, o mesmo será cortado e encaminhado para se moldar à espessura e ao formato correto, passando também pelo processo de acabamento, onde acontecem as modificações exigidas pelo consumidor, como desenhos na madeira, por exemplo.

[pic 6]

Por fim, a madeira é empacotada de maneira ordenada e se encontra pronta para ser transportada segundo as exigências de quantidade do consumidor. Nota-se então que a madeira que chega para as construções e confecções de móveis passa por várias fases antes chegar ao ponto de ser trabalhada, mostrando que apesar de ser um recurso natural, não pode ser tratada de qualquer forma e simplesmente aplicada ao fim destinado, deve-se conhecer o material ao qual está sendo utilizado para que haja uma aplicação correta do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (355.8 Kb)   docx (536.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com