TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DA DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

Por:   •  12/5/2017  •  Resenha  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO DOS CONCEITOS DA DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

Foi na década de 1960 que as empresas ,principalmente dos paídes desenvolvidos deram os primeiros passsos no uso da TI ( TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) pelo uso de equipamentos de grande porte, extremamente caros e dispóniveis por meio de poucas opções tecnológicas.Nessa época a TI tinha o objetivo de apenas fornecer tecnologia para auxiliar o controle rotineiro das empresas.O CPD ( CENTRO DE PROCESSAMENTOS DE DADOS) era de dificil acesso e atuava apenas com a disponibilização de tecnologia e processamento de dados, cujo objetivo manter as maquinas funcionando ou processar dados por meio de computadores.

MAINFRAME é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe era utilizado para se referir ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores (CPD)

Segundo REINHARD, 1996 , as areas responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos para negócios tinha uma estrutura muito timida e as soluções construídas eram praticamente artesanais , além de não existir ferramentas de suporte aos processos e aos responsáveis pelo desenvolvimento. A importância era apenas o conhecimento dos sistema computacionais, e não ao processo de fazer software.Havia também uma escassez de mão de obra em todos os setores de hadware e software.

Na década de 1970 surge o conceito de sistemas de informação como um diferencial no dia a dia do ambiente organizacional.A TI começa a se tornar importante e as corporações começam a percebe-la como um recurso da organizaçã ( REINHART,1996), NESSA MESMA DECADA APARECEM DIVERSOS CONCEITOS QUE MODIFICAM OUTROS JÁ EXISTENTES ( desenvolvimento organizacional, processo decisório, adoção de inovações,aprendizagem., interface homem-maquina)

Inicia-se um período que ficou conhecido como ERA DO PROCESSAMENTO DE DADOS , os recursos de informáticxa se tornam instrumerntos de apoio aos negócios.

Na década de 1980 surgem as tercerizações, o crescimento de empreasas e suas internacionalizações, acarretando a criação de sistemas interorganizacionais, integração de sistemas enfase nas arquiteturas de sistemas.Nessa decada também envolvem-se com os aspectos economicos, legais, politicos e culturais.

Na década de 1990 a TI é colocada como centro da estrategia empresarial, uma das consequencias são as transformações do conhecimento como uma fonte de geração de valores para as organizações .

No inicio de 2000 contempla-se uma mudança do modelo cliente-servidor para modelos baseados na web, os sistemas são operado spor meio da internet.

O hardware é a parte que você pode ver do computador, ou seja, todos os componentes da sua estrutura física. A tela ,o teclado , o gabinete e o mouse fazem parte do hardware do seu computador.

O software são os programas que permitem realizar atividades específicas em um computador. Por exemplo, os programas como Word, Excel, Power Point, os navegadores, os jogos, os sistemas operacionais, entre outros.

Dados:Definimos dado como uma seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. Também são dados imagens, sons e animação, pois todos podem ser quantificados a ponto de alguém que entra em contato com eles ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução, a partir da representação quantificada, com o original. É muito importante notar-se que qualquer texto constitui um dado ou uma seqüência de dados, mesmo que ele seja ininteligível para o leitor.Um dado é necessariamente uma entidade matemática e, desta forma, puramente sintática. Isto significa que os dados podem ser totalmente descritos através de representações formais, estruturais. Dentro de um computador, trechos de um texto podem ser ligados virtualmente a outros trechos, por meio de contigüidade física ou por "ponteiros", isto é, endereços da unidade de armazenamento sendo utilizada. Ponteiros podem fazer a ligação de um ponto de um texto a uma representação quantificada de uma figura, de um som, etc.

Informação :Informação é uma abstração informal (isto é, não pode ser formalizada através de uma teoria lógica ou matemática), que representa algo significativo para alguém através de textos, imagens, sons ou animação. Note que isto não é uma definição - isto é uma caracterização, porque "algo", "significativo" e "alguém" não estão bem definidos; assumimos aqui um entendimento intuitivo desses termos. Por exemplo, a frase "Paris é uma cidade fascinante" é um exemplo de informação - desde que seja lida ou ouvida por alguém, desde que "Paris" signifique a capital da França e "fascinante" tenha a qualidade usual e intuitiva associada com aquela palavra.

Informação:Não é possível processar informação diretamente em um computador. Para isso é necessário reduzi-la a dados. No nosso caso, "fascinante" teria que ser quantificado, usando-se por exemplo uma escala de zero a quatro. Mas então, a nosso ver, isto não seria mais informação.

A representação da informação pode eventualmente ser feita por meio de dados. Nesse caso, pode ser armazenada em um computador. Mas, atenção, o que é armazenado na máquina não é a informação, mas a sua representação em forma de dados. Essa representação pode ser transformada pela máquina - como na formatação de um texto - mas não o seu significado, já que este depende de quem está entrando em contato com a informação. Por outro lado, dados, desde que inteligíveis, são sempre incorporados por alguém como informação, porque os seres humanos (adultos) buscam constantemente por significação e entendimento. Quando se lê a frase "a temperatura média de Paris em dezembro é de 5oC", é feita uma associação imediata com o frio, com o período do ano, com a cidade particular, etc. Note que "significação" não pode ser definida formalmente. Vamos considerá-la aqui como uma associação mental com um conceito, tal como temperatura, Paris, etc. O mesmo acontece quando vemos um objeto com um certo formato e dizemos que ele é "circular", associando - através do nosso pensamento - nossa representação mental do objeto percebido com o conceito "círculo".

Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e o segundo contém necessariamente semântica (implícita na palavra "significado" usada em sua caracterização).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com