TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquise a empresa e identifique conceitos relacionados a disciplinas: comportamento, clima e cultura organizacional; Relações interpessoais; Metodologia científica; Psicologia organizacional e gestão de pessoas

Relatório de pesquisa: Pesquise a empresa e identifique conceitos relacionados a disciplinas: comportamento, clima e cultura organizacional; Relações interpessoais; Metodologia científica; Psicologia organizacional e gestão de pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.2 MODOS DE GESTÃO 8

2.3 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 9

2.4 PROBLEMAS IDENTIFICADOS 10

2.5 ANÁLISE CRÍTICA DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS 10

2.6 SUGESTÃO DE MELHORIAS 10

3 CONCLUSÕES 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃOI

Dentro do tema proposto, foi realizado um estudo de caso, objetivando pesquisar uma empresa e identificar os conceitos relativos às disciplinas: Comportamento, Clima e Cultura Organizacional; Relações Interpessoais; Metodologia Científica; Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Com base neste diagnóstico, propor sugestões de melhorias que também estejam de acordo com os conceitos teóricos trabalhados nestas disciplinas.

Preservando a identidade da empresa, a mesma será denominada POLIMETAL. Empresa de capital nacional e sociedade Ltda. No mercado desde 1989 utilizando tecnologia própria, instalada no Distrito Industrial do município de Itabira/MG, atua no ramo metal-mecânico, com atividades de usinagem, caldeiraria abrangendo confecção e recuperação de subconjuntos, executando também serviços de manutenção, montagem, construção civil, elétrica e pintura industrial.

A POLIMETAL iniciou-se a partir da determinação de seus sócios, então funcionários de uma mineradora de grande porte, principal empregadora da época. Acreditando no potencial metalúrgico e na demanda do mercado existente na região, apostaram na sua fundação.

Atualmente a POLIMETAL ocupa área de 23.000m2, destinados ao parque de produção onde estão localizadas as oficinas de fabricação – caldeiraria e montagem, mecânica, almoxarifado central, pátio de estocagem e instalações administrativas. Atualmente soma 162 funcionários.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A POLIMETAL utiliza uma estrutura deliberadamente planejada e formalmente representada. A estrutura organizacional é composta por elementos de Sistema de autoridade, comunicações e responsabilidade.

O Sistema de autoridade é constituído por amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos; delegação; e centralização ou descentralização.

O Sistema de Comunicação, que é o resultado da interação das unidades organizacionais, é constituído por - o que, como, quando, de quem e para quem comunicar.

O Sistema de Responsabilidade é constituído por departamentalização que aqui será listada com suas devidas atribuições.

- Departamento de Qualidade: Assegurar que o processo necessário para que o perfeito funcionamento do sistema de Gestão da Qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos.

- Departamento Contábil: Gerir e executar a rotina dos processos contábeis

- Departamento Financeiro: Planejar, implementar e controlar todas as atividades relativas à área financeira, com vistas à promoção e manutenção da saúde financeira da empresa.

- Departamento de Planejamento: Planejar e programar toda a produção da empresa, dentro de uma visão sistêmica, conciliando prazos, recursos financeiros e disponibilidade de mão-de-obra, buscando cumprir metas de faturamento e manter a qualidade dos serviços prestados.

- Departamento Comercial: Executar e coordenar atividades relacionadas com vendas, objetivando suprir a capacidade produtiva da empresa, visando melhores alternativas de mercado, garantindo lucro.

- Departamento de Compras: Garantir a disponibilidade de insumos para a produção e todo o material necessário à execução das atividades da empresa, executando os processos de compra e gerenciamento de entrega.

- Departamento de Almoxarifado: Controlar entradas, saídas, armazenamentos, distribuição e consumo de materiais na empresa, bem como manter os estoques mínimos estabelecidos pela Gerência Administrativa.

- Departamento de Produção: Planejar, implementar e controlar ações e estratégias de forma proativa e produtiva que assegurem o pleno funcionamento da seção sob a sua responsabilidade e o cumprimento das metas de produção e custos.

- Departamento de Segurança: Garantir condições seguras de trabalho para todos os empregados da empresa.

- Departamento de Pessoal: Gerir e executar rotina de pessoal, conforme legislação aplicável.

- Departamento Jurídico: Orientar a empresa em relação aos seus dilemas jurídicos participar do plano estratégico de uma companhia, analisar a viabilidade técnica, financeira e se há riscos para a imagem da empresa. Checar se a atividade na empresa pode gerar insalubridade dos funcionários.

- Departamento de Recursos Humanos: Auxiliar auditorias internas e externas, coordenar e supervisionar as atividades do setor de pessoal, elaborar regulamento Interno, plano de cargos e salários, treinamentos, propostas referentes as progressões nas carreiras e qualificações profissionais e manual de procedimentos, termos de referência, responder pelos resultados, organização, eficácia e disciplina do departamento.

- Departamento de Metrologia: Controle de processos relativos à calibração de instrumentos, emissão de certificados, contratação de serviços externos na área de calibração.

- Departamento de Usinagem: Auxiliar em todos os processos de usinagem, supervisão e orientação.

- Departamento de Caldeiraria: Auxiliar em todos os processos de caldeiraria, supervisão e orientação. Confeccionar e/ou recuperar peças diversas, trabalhando todo o tipo de perfis laminados como chapas, tubos, vigas, coordenando processos e buscando o cumprimento dos prazos firmados e com a qualidade exigida pela empresa.

- Departamento de Solda: Planejar e supervisionar a execução das atividades de soldagem de acordo com a programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com