TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica sobre os conceitos estudados na disciplina gestão social

Artigo: Resenha crítica sobre os conceitos estudados na disciplina gestão social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Artigo  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 7

Mariane Estolano

Tatiane Sampaio Saturnino

RESENHA CRÍTICA SOBRE OS CONCEITOS ESTUDADOS NA DISCIPLINA GESTÃO SOCIAL:

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO SOCIAL

GESTÃO PARTICIPATIVA

TERCEIRO SETOR

RESPONSABILIDADE SOCIAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalho apresentado a Professora Jacqueline Mary Soares de Oliveira da disciplina Gestão Social da Unifacs, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

Salvador-Ba

Abril - 2014

A questão social está relacionada ao conjunto dos sentimentos das desigualdades sociais que estão embutidas na sociedade capitalista, sem qualquer intervenção do Estado. Ela é formada por um conjunto de estratégias e políticas organizacionais em prol do bem-estar de indivíduos, coletividades e da integração, por meio do resgate de inovações sociais. Hoje em dia é mais visível nas organizações, pode-se observar que todas elas necessitam de uma gestão social.

É possível analisar que a gestão social, em relação a outras formas de gestão, reforça sua particularidade onde tem a possibilidade de compreender uma dimensão de abordagem: organizacional e societária. Alguns dos seus aspectos inovadores têm mudado e hoje parece ser menos a definição e mais o conteúdo nos processos gerenciais.

Na gestão existem alguns estilos de lideranças, como: autoritário, democrático ou liberal. Esses modelos de lideranças não determinam a posição do gestor, mas é necessário estudar a relação do líder com seus subordinados e observar de que maneira o líder terá uma postura em conduta e sua forma de atuar.

O modelo de liderança autoritário é onde o líder foca apenas nas tarefas, sem nenhuma participação do grupo, ou seja, ele toma as decisões sem se quer obter opinião do grupo, essa postura provoca tensão nos funcionários, pois esse estilo faz com que os subordinados não tenham o sentimento de estarem livres para agir. É um estilo que atrofia a criatividade dos funcionários.

Já a liderança democrática, como nome já diz, existe a democracia, é onde as pessoas participam no processo decisório. As diretrizes são debatidas pelo grupo, motivado e assistido pelo líder, ele encoraja e ajuda a tomar decisões de grupo em todas as atividades, ele é participativo, ouvinte, aceita críticas e se dispõe a atendê-las, observando-se as necessidades do grupo e interesses não pessoais.

E a liderança liberal é onde o líder participa de forma limitada, ou seja, proporciona ao grupo uma condição de ter liberdade de expressão, oportunidade e incentivo. Porém, tudo tem que ser feito na base do respeito ao ser humano e baseado em total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais com uma participação mínima do gestor. Se existe alguma definição para liderança, podemos dizer que é um processo que conduz um grupo de pessoas formando equipe em busca de resultados. Hoje em dia, alguns novos líderes têm seu próprio estilo, ajustando-se aos seus princípios e valores pessoais.

A Gestão Participativa visa o crescimento da empresa ela cria um estilo de administração dinâmico, democrático e que valoriza a todos que fazem parte da empresa. Assim, terá compromisso e cumplicidade. Eles participam do estabelecimento de objetivos e metas, analisam decisões e formam o caminho dos negócios. Tem o respeito a opinião de todos e aceitam as experiências vividas pelos outros, tudo baseado num diálogo aberto e transparente se da espaço ao qualquer nível hierárquico.

Não podemos esquecer que administrar é fundamental em todas as áreas e esse processo que uma organização utiliza é tão somente para planejar, controlar, dirigir e realizar processos dos trabalhos e das pessoas com recursos que estão dispostos aos mesmos. Administração tem funções conjuntas com o Serviço Social e quando se fala em área social, é possível analisar as suas importantes propostas na política da administração e desenvolvimento de recursos humanos. E na prática é fundamental entender os objetivos e os recursos financeiros, como também os processos de mudanças e controle do trabalho. Onde entra o Serviço Social nisso? Em tudo que está relacionado com as questões sociais, onde se fala de trabalho, controle de trabalho, lembra-se do capital x trabalho. E o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, e o Serviço Social é uma área vital de intervenção.

O capitalismo nada mais é que um sistema econômico e um modo de produção onde divide a sociedade e as suas distribuições são de propriedade privada com fins lucrativos. Ele ver o homem como uma máquina, ou seja, trabalhar, trabalhar sem receber o que é justo, e o Estado não se posiciona, pelo contrário, com o empobrecimento da classe trabalhadora, firma ainda mais a classe dominante e somente com o intuito de adequar o individuo a ordem, preservando seus interesses econômicos. O Serviço Social ultrapassa essa ideia do homem como objeto profissional, ele luta por uma ordem social, política e econômica menos desigual.

A dificuldade da questão social é um desafio histórico que resulta das contradições concretas entre capital e trabalho. Ouve-se muito falar no fim da pobreza, das desigualdades sociais, mas elas se desenvolvem de acordo com o processo de que o país se moderniza, essa formação social ocorre devido ao andamento entre o Estado e a Sociedade.

O Assistente Social sempre se depara com desafios, é uma profissão que tem uma função social, e sempre estará associado às questões sociais, ele trabalha diretamente com diversas situações da sociedade. E tais questões proporcionam a criação do Terceiro Setor, o Serviço social rompe com a caridade para se transformar em executor das políticas públicas, com a finalidade de criar programas e projetos para acolher a classe menos favorecida e nos pedidos por mudanças na política.

Identificar a origem de todos esses problemas numa organização é um grande desafio que poderá deixar o administrador com uma série de dificuldades, pode parecer apenas um paliativo para dor, toma um remédio, melhora aquele momento, mas não sabe a origem e o motivo dela. Uma ferramenta importante é o planejamento estratégico, pois assim é possível posicionar-se com ideias em relação a um determinado tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um resultado. É alguma novidade? Acredito que não, pois o ser humano sempre utilizou, mesmo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com