TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS INICIAIS DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  24/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

EMPREENDEDORISMO

BRUNO DE MELO DODT

JOSE TALLYSON SOUSA MOTA

paulo armstrong adriano pontes

pedro emanuel pereira damasceno

CONCEITOS INICIAIS DE EMPREENDEDORISMO

FORTALEZA-CE

2019

BRUNO DE MELO DODT

JOSE TALLYSON SOUSA MOTA

paulo armstrong adriano pontes

PEDRO EMANUEL PEREIRA DAMASCENO

CONCEITOS INICIAIS DE EMPREENDEDORISMO

Atividade conceitual de empreendedorismo apresentado à disciplina de Empreendedorismo, do Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará - UECE, como requisito parcial para obtenção de nota de atividade.

Professor: Me. Carlos Cesar de Oliveira Lacerda.

FORTALEZA-CE
2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 CONCEITOS INICIAIS DO EMPREENDEDRISMO        4

2 CRONOLOGIA E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO        5

3 QUESTIONARIO        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        4

INTRODUÇÃO

A presente atividade foi referenciada em pesquisas bibliográficas e Online com o intuito de trazer, de forma sucinta, os conceitos de empreendedorismo, além da cronologia histórica que trouxe o ápice das definições. A atividade se propõe a destacar a importância do ato de empreender para o surgimento, ou não, de novas organizações. A atividade traz, ainda, um questionário respondido solicitado pelo orientador Mestre Carlos Cesar de Oliveira Lacerda.

1 CONCEITOS INICIAIS DO EMPREENDEDRISMO

O termo empreendedor surgiu no século XVIII, em 1755, na França, e designava pessoas ousadas que buscavam novas formas de agir, fazendo acontecer um progresso econômico. A palavra empreendedora vem do francês, entrepreneur e quer dizer aquela pessoa que assume riscos e começa algo novo, seja um novo negócio ou uma inovação em algo já existente.

Consoante SEBRAE, o termo empreendedor é entendido como “aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação”. (SEBRAE, 2019. Online)

De acordo com o SEBRAE, no passar dos anos, diversos indivíduos começaram a apostar em suas propostas de inovação, desenvolvendo seus próprios negócios.


2 CRONOLOGIA E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO

Na idade media o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.

No Século XVII os primeiros exemplos de empreendedorismo começaram a surgir, quando produtores locais estabeleciam acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer seus produtos. Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nesta época, em que o empreendedor estabelecia então um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.

No Século XVIII surge outra relação entre assumir riscos e o empreendedorismo. Devido ao conceito de industrialização que se espalhava por todo o mundo, através da Primeira Revolução Industrial que ocorreu na Grã-Bretanha. Nesse século, o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, dada a industrialização que ocorria em todo o mundo.

No Séculos XIX e XX apogeu da industrialização no mundo. Neste período, as ações dos empreendedores envolviam organização e controle. O que acabava confundindo suas atribuições com as de um empresário e administrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (297.3 Kb)   docx (170.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com