TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDOS DISCIPLINARES

Por:   •  11/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDOS DISCIPLINARES XI – UNIDADE 2

VERBO = Palavra variável que exprime AÇÃO, ESTADO, MUDANÇA DE ESTADO, LOCUÇÃO, DE UMA FORMA SÓ e FENÔMENO NATURAL. O Verbo é o centro da informação de um enunciado e é em torno do qual os outros elementos se organizam. Enfim, trata-se de qualquer processo, situado no passado, no presente ou no futuro. O Verbo faz parte da segunda parte da gramatica, que é a morfologia é o estudo que se preocupa com as palavras. FONÉTICO= fonologia com o som, e a Sintase com as orações, como as palavras são organizadas com a oração ex: o que você faria se só te restasse uma dia?/ se o mundo fosse acabar./ me diz o que você faria?/ Ia manter sua agenda?/ ou esperar os seus amigos?

TEMPO (passado, presente e futuro).

PESSOA DISCRUSIVA (eu, ele, você, nós, vocês, eles) quem fala, pra quem fala, sobre quem fala

MODO (como é a maneira, a atitude de quem fala ou escreve). É a maneira como a pessoa assume o enunciado, indicativo de certeza, se é subjuntivo de incerteza.

VOZ (ativa, passiva e reflexiva). Assume a ação verbal ou a passiva um outro ser fez.

VERBOS INDICAM: A)*AÇÃO = uma coisa que alguém faz ou o que algo provoca ex: joguei o lixo na lixeira. B)*ESTADO PERMANENTE ex: a margarida é uma flor. *C) ESTADO TRANSITORIO Ex: Roberto estava triste. D)*MUDANÇA DE ESTADO ex: Marlene tornou-se uma funcionária exemplar. E) *FENÔMENO NATURAL ex: trovejou muito em São Paulo, ventou forte a tarde, mas choveu pouco na região sudeste (são verbos impessoais, nós não temos o sujeito para estes verbos e os verbos permanecem na terceira pessoa do singular). F) * EXISTÊNCIA (ser, haver) ex: na empresa, somos só três irmãos. Ex: Houve uma enchente ontem na zona leste em São Paulo.

É importante destacar que há outros tipos de palavras que podem expressar ações, estados, fenômenos naturais como: ex: Choveu muito aqui ontem (verbo)./Caiu uma chuva forte aqui ontem (substantivo). Choveu indica um fato acontecido no tempo passado. Chuva nomeia um fato, mas não o situa no tempo, nesse caso, a palavra que situa o acontecimento, a ocorrência da chuva no passado, é o verbo caiu.

SUBSTANTIVO: Apresenta flexão em: GENERO, NÚMERO E GRAU.

VERBO: FLEXÕES é a classe de palavras que apresenta o maior número de flexão, ele apresenta flexão em PESSOA, NUMERO, MODO, TEMPO e VOZ ex: nós colhíamos flores. (o verbo foi flexionado para indicar:

A pessoa gramatical que pratica a ação: nós

O Número gramatical: Plural

O tempo em que a ação ocorreu: pretérito.

O modo como tal ação foi expressa: modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo

A voz em que a ação é praticada pelo sujeito no enunciado: Voz ativa.

As categorias: PESSOAS, NÚMERO e TEMPO, são caracterizadores dos participantes da ação.

Enquanto o MODO e a VOZ são determinantes da relação que se estabelece no percurso da ação.

VERBO: PESSOA = indica a pessoa gramatical, que não é, necessariamente real. As três pessoas gramaticais, que servem de sujeito ao verbo são: 1° Pessoa do Singular EU / 2° Pessoa do Singular: TU/ 3° Pessoa do Singular: ELE - 1° Pessoa do Plural: NÓS/ 2° Pessoa do Plural: VÓS/ 3° Pessoa do Plural: ELES.

1° PESSOA: aquela que fala. Pode ser: A) SINGULAR (EU) ex: eu trabalho – B) PURAL (NÓS) ex: nós trabalhamos.

2° PESSOA: aquela que ouve, pode ser: A) SINGULAR (TU) Ex: tu trabalhas - B) PLURAL (VÓS) ex: Vós trabalhais

3° PESSOA: aquela de quem se fala. Pode ser A) SINGULAR (ELE/ELA) ex: trabalha – B) PLURAL (ELES/ELAS) trabalham.

VERBO: NÚMERO = O verbo admite singular e plural, concordando com o sujeito no enunciado. Ex: o menino olhou para o animal (Olhou – singular)/ Os meninos olharam para o animal (olharam -plural).

VERBO: MODO = É a propriedade que o verbo tem de indicar a atitude do falante em relação ao fato que comunica, ou, dito de outra maneira, de que forma o fato pode se realizar.

Os MODOS SÃO = INDICATIVO – o processo expresso pelo verbo indica a atitude do falante diante do fato, que neste caso vê na informação uma certeza, ou seja, esse modo se usa sempre para fato certo. Ex: ela falou alto. (é o discurso da certeza).

Os MODOS SÃO = SUBJUNTIVO – o processo expresso pelo verbo, indica a atitude do falante diante do fato, que neste caso considera a informação como uma possibilidade, pode expressar dúvida, receio ou desejo, possível de que algo ocorra ex: talvez ele venha hoje.  Se você estudar fará uma boa prova (é o discurso da incerteza, da dúvida, da possibilidade).

Os MODOS SÃO = IMPERATIVO – Apesar do que o nome sugere, o uso do imperativo não se limita a ordem, mas toda forma de orientação. Um acontecimento como uma ordem, um conselho ou um pedido pode ser enunciado no modo imperativo ex: corra na frente, glória e, por favor, registre seus dados. (é o que assume a fala, indica para o outro o que fazer, ou dar instruções, ou dar uma ordem).

VERBO: TEMPO = A flexão de tempo indica a ocorrência da ação em um tempo determinado

  • PRESENTE = A ação ocorre no momento em que, se fala ex: fecho os olhos, agito a cabeça. (pode indicar, um hábito que temos ex: corro todas as manhã).
  • PRETÉRITO (Passado): (é uma ação que já ocorreu, no momento da nossa fala) A ação transcorreu em um momento anterior áquele em que se fala: fechei os olhos, agitei a cabeça. O tempo pretérito é subdividido em Imperfeito, perfeito e mais-que-perfeito.
  • PRETÉRITO IMPERFEITO = A ação iniciou no passado e não tem tempo determinado ex: cantava. (indica ação, um hábito do passado ex: eu corria todas as manhãs).
  • PRETÉRITO PERFEITO = A ação iniciou e terminou no passado ex: cantei (começou e terminou a ação).
  • PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO = Ação iniciada em um passado anterior ao tempo indicado como perfeito, ou seja, quando cantei, alguém já tinha cantado antes de mim Ex: cantara. (uma ação anterior já aconteceu, quando temos duas ações acontecidas lá no passado, a primeira ação fica no pretérito mais-que-perfeito e a segunda ação fica no pretérito perfeito).
  • FUTURO = A ação poderá ocorrer após o momento em que se fala ex: fecharei os olhos, agitarei a cabeça. Tem o futuro do presente e do pretérito
  • FUTURO DO PRESENTE - Cantarei
  • FUTURO DO PRETERITO – Cantaria (implica um sentido condicional, ou seja, houve uma ocorrência no passado que interfere na possibilidade de uma ação futura, existe uma condição para que venha a ocorrer).

VERBO: VOZ = Indica a relação do sujeito com o verbo. O sujeito do verbo pode ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com