TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EXERCICIOS PROPOSTOS

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCICIOS PROPOSTOS

  1. Quais os fundamentos da escola neoclássica que serviram de base para a construção da teoria keynesiana sobre renda nacional (curto prazo)?
  1. Mal funcionamento do capitalismo, já que o mesmo funciona mal por deficiência da demanda
  2. determinação de renda a pleno emprego dos fatores, no ajuste automático das forças de mercado e na aceitação da lei de Say;
  3. Função consumo e função investimento revisitadas! (economia hipotética 2 setores)
  4. Salários e o nível de emprego

        d.1) Neoclássicos: altos salários causam desemprego. Assim, baixar os salários faria com que o nível de emprego aumentasse no mercado de trabalho;

        d.2) Para a teoria keynesiana, baixar os salários poderia gerar maiores problemas no mercado de trabalho (elevação do desemprego).

  1. Por que o investimento é variável fundamental para construção do modelo keynesiano?

Keynes percebeu que a função poupança depende não apenas da taxa de juros, mas também do nível de renda dos agentes. Além, disso, não basta que simplesmente existam recursos para que os mesmos sejam investidos. Os empreendedores precisam ter ânimo, ter expectativas favoráveis, para pôr seus planos em prática.

  1. Porque o Investimento no modelo keynesiano é evidenciado como variável autônoma?

Porque no modelo básico o investimento não depende da renda nacional e sim de outras variáveis como taxas de juros, rentabilidade esperada, rentabilidade passada, disponibilidade de credito e outros fatores.

  1. O que se entende sobre o chamado: paradoxo da parcimônia?

Está relacionado basicamente aos efeitos macroeconômicos do aumento da renda eu os indivíduos desejam poupar, pode-se aumentar a poupança aumentando a porção do salário a ser poupado, no entanto se todos resolverem poupar e diminuir os gastos com consumo acarretara em diminuição dos salários e renda nacional. O aumento da poupança acarreta na diminuição do nível de renda nacional.

  1. A taxa de juros é o prêmio pela espera, abstinência ao consumo de hoje, com intuito de consumir no futuro. Keynes concorda com essa teoria? Explique.

Sim, segundo Keynes, “ abrir mão dessa liquidez plena, só será viável, se houver “algo” que realmente compense. Esse “algo” nada mais é do que: “a taxa de juros” ( r )

  1. Sendo: Y = C + I

Onde: C = 100 + 0,8(Y)

        I =  Io = 200, determine renda de equilíbrio

Determine renda de equilíbrio = Ye

  1. Qual o valor do consumo autônomo? E ainda, qual o valor da propensão a poupar?

A propensão ao consumo varia de 0 a 1 expressa o comportamento dos agentes em uma determinada economia em relação a renda obtida, uanto mais propensos estes forem a consumir maior será o valor.

A propensão a poupar varia de 0 a 1 (1 – c = s  M = 1/s), uanto menor for seu valor, maior será seu multiplicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com