TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Propostos

Resenha: Exercícios Propostos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  236 Visualizações

Exercícios Propostos

1) A ética é um bom negócio para a organização?

Para responder esta questão é preciso, primeiramente, separar a opinião referente ao exercício com os valores pessoais. Acredito que todos os alunos sejam éticos ou busquem ser, mas a questão é se a ética é boa para a organização, independente dos alunos serem ou não.

Em minha opinião, é preciso verificar as duas vertentes: Funcionários e Estado. No primeiro caso, temos que para a empresa é importantíssimo ter funcionários alinhados com atitudes e pensamentos éticos, pois traz confiança aos gestores, gerando processos confiáveis e conseqüentemente produtos de maior qualidade, alcançando o objetivo de agradar aos clientes, pelo menos no que diz respeito aos produtos finais.

Em se tratando de Estado, encontramos uma face totalmente diferente da apresentada anteriormente. Com tributos altos e infindáveis, com concorrências de empresas estrangeiras que possuem mão-de-obra barata e algumas vezes escrava (na maioria chinesa), poucas empresas conseguem sobreviver, e muitas destas, para conseguirem manter-se no mercado, passam a utilizar de estratégias anti-éticas, burlando o sistema tributário, através da sonegação de impostos.

Cabe a cada empresa analisar e escolher a melhor estratégia, de modo que ela possa continuar participando do mercado de maneira ativa e, principalmente, de forma competitiva.

Num futuro próximo, acredito que a ética (em todas as esferas) será um diferencial de mercado e que trará bons negócio e lucros para as empresas, mas precisamos nos lembrar que as primeiras sempre pagam um “preço” maior no início e alcançando bons resultados, as outras seguirão o seu exemplo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com