TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Por:   •  15/5/2015  •  Dissertação  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


        SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        

2- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS        

DESENVOLVIMENTO..................................................................................................6

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS.........................................................................14

CONCLUSÃO.............................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................16

 .



 1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho de caráter interdisciplinar pretende esmiuçar detalhadamente o conteúdo das disciplinas acadêmicas estudadas no primeiro semestre. Iremos aprofundar na teoria das mesmas, mostrando na prática também, como elas são fundamentais e estão inseridas de alguma forma no cotidiano das organizações.  

Para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar, foi escolhida uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos e.

O objetivo principal deste trabalho é fazer uma análise práticas dos conteúdos inseridos ao tema das disciplinas abordadas no semestre do tema: “Finanças Empresariais” no âmbito das organizações.


2- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

A partir do embasamento teórico, as condições de análise e conhecimento do assunto tornam-se mais nítidos e os objetivos em questão poderão de forma correta a serem alcançados.

Segundo Roesch (2006 p, 105), “a revisão da literatura permite entre outros propósitos levantar soluções alternativas para tratar de uma problemática”.

No primeiro semestre, submetemo-nos ao estudo teórico e prático das seguintes disciplinas:

• Administração Financeira e Orçamentária: Constatamos que ela faz parte das ciências empresariais, sendo a disciplina que trata dos assuntos pertinentes à administração das finanças, estando diretamente ligada à administração, economia e a contabilidade.

Ela faz parte do cotidiano e do ambiente organizacional, no controle dos recursos que utilizam dados e informações financeiras para tomada de decisão nas atividades da empresa. Sendo uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios para a melhor condução financeira da empresa.

Ela produz informação para os gestores de empresa, para que tenham condições de medir, em dado momento, seus resultados, sabendo onde foram aplicados os recursos e de onde foram originados.

De acordo com Gitman (1997), algumas pessoas acreditam que o objetivo dos proprietários é sempre a maximização do lucro. Para atingir o objetivo de maximização do lucro, o administrador financeiro toma, apenas, aquelas providências que se espera, darão maior contribuição para a lucratividade da empresa. Assim, dentre as alternativas consideradas, o administrador financeiro escolherá aquela que resultar no maior retorno monetário possível para a empresa [...].

• Direito Tributário: é imprescindível no ambiente organizacional, obtém controle sobre despesas decorrentes das obrigações tributárias perante o governo. Diante de tantas informações a serem absorvidas e de grande complexidade do nosso sistema tributário.

O conhecimento é a chave para o sucesso de qualquer organização e para as empresas que buscam sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Segundo Fabretti (1998, p.28), o planejamento tributário é o “estudo feito preventivamente, ou seja, antes da realização do fato administrativo pesquisando-se seus efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas”.

Para Borges (1998, p. 56) planejamento fiscal conceitua-se como:

Uma técnica gerencial que visa projetar as operações empresariais a negócios mercantis e as prestações de serviços, visando conhecer as obrigações e encargos tributários inseridos em cada uma das respectivas alternativas legais pertinentes para mediante meios e instrumentos legítimos, adotar aquela que possibilita a anulação, redução ou adiantamento o ônus fiscal.

• Mercado de Capitais, tendo como objetivo compreender os fatos econômicos advindos das operações econômicas com vistas a sua tomada de decisão sobre investimentos, fontes de financiamento; principais operações e indicadores de mercado e governança corporativa.

Segundo Vieira e Corrêa (2002), todo investidor busca aperfeiçoar, os três aspectos básicos de um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade. Nas duas últimas décadas, ocorreu importantes transformação no quadro econômico brasileiro, as quais influenciaram a capacidade de tomada de recursos por parte das empresas.

A forma básica de financiamentos dava-se, principalmente, via crédito, sendo que o mercado de capitais brasileiro esteve à margem do arranjo financeiro.

DESENVOLVIMENTO

Neste trabalho, estaremos realizando uma entrevista com a gerente administrativa, Hingrid Correa de Mello Neves da loja Soraya Esportes Materiais Esportivos (Nome fantasia) e razão social Mansour Artigos Esportivos Ltda., CNPJ: 00.539.586/0003-29 proprietário José Mansour Taouk e está localizada na Rua Edmundo Bittencourt, 101 – loja 116 – Teresópolis Shopping Center, 1º piso. Centro.

O grupo já tem mais de 40 anos de atuação no mercado, o que serve para mostrar o quão forte é a rede na cidade, uma vez que no início era apenas uma loja, a única no segmento de esportes na cidade. Com a abertura de concorrentes se viu a necessidade de expandir as lojas. A terceira a ser fundada se encontra no Teresópolis Shopping Center, e é a que foi escolhida para entrevista e será apresentada neste trabalho.

                        Na atualidade a Soraya Esportes é a maior rede de loja do comércio de material esportivo da cidade. Sendo 05 lojas, todas localizadas em Teresópolis. No estabelecimento, trabalham seis funcionários, sendo um gerente e cinco vendedores, que se reveza em dois turnos diferentes.  A loja por se encontrar localizada no Teresópolis Shopping Center, considerado o maior shopping da cidade, recebe uma clientela com poder aquisitivo, geralmente maior, o que já obriga a trabalhar de uma forma diferenciada, com produtos que sejam atrativos a esses clientes diferenciados. Como qualquer loja de qualquer estabelecimento, o atendimento na Soraya do Shopping também é priorizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com