TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA.

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

OLIVEIRA GUIMARÃES CONSTRUTORA

JUNHO

    2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

EMPRESA OLIVEIRA E GUIMARÃES

KARLLA KAROLLYNA QUEIROZ BRAGA - 1622206

LUCIANI CÁSSIA DE MORAES  -

Curso: Processos Gerenciais

PIM III

MAIO

2017

RESUMO

As empresas estão em constantes mudanças, onde cada vez mais são cobradas e precisam superar desafios. Este projeto tem como objetivo, demonstrar o funcionamento corporativo e o que se pode melhorar, tendo como base os estudos  durante o semestre, que tem por objetivo ensinar o aluno através da prática gerencial fundamentada nos conhecimentos teóricos adquiridos. Através de pesquisas bibliográficas, este trabalho foi desenvolvido com foco nas disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

Foco: Corporativo; Desenvolvimento; Administração; Comunicação; inovação.


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        6

2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA.        7

3. CONTABILIDADE        9

3.1 Análise Vertical        9

3.2  Análise Horizontal        10

4.  ESTATÍSTICA APLICADA        14

4.1 Objetivos        14

4.2  Importância da estatística        14

4.3 Aproveitamentos das vendas em porcentagem        14

4.4 A estrutura funcional da empresa através do gráfico        18

5. ECONOMIA VERDE        19

5.1 Principais características        20

5.2 Críticas        20

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA .......................................................................22

Sobre a Oliveira Guimarães Construtora

Fundada em 2001, a Oliveira Guimarães Engenharia conta com mais de 10 anos no mercado de engenharia civil atuando em obras de edifícios residenciais. Situada no interior de Minas Gerais, a empresa já construiu mais de 30 obras em  mais de 5 cidades diferentes.

A Oliveira Guimarães atende clientes de todos os portes e classes, desde usuários do programa do governo minha casa minha vida, com apartamentos de baixo padrão até apartamentos duplex considerados alto padrão.

Seus objetivos são atingir mais de 100 obras proporcionando casa própria ao maior número de pessoas.

  1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo do projeto é integrar os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos coletados em uma empresa real. Este trabalho tem o intuito de mostrar que o bom desempenho de uma empresa, pois a partir de informações coletadas podemos avaliar se a empresa está bem ou não, estabelecer plano de ações que permitem cada vez mais o crescimento da empresa. Através de análises dos demonstrativos contábeis conseguimos saber e acompanhar a evolução financeira da mesma, se há crescimento, estabilidade ou queda, e a partir daí aplicar um plano de ação com mudanças, e assim inovar, investir etc. Com uma equipe preparada e distribuída por todos os departamentos consegue-se o crescimento necessário.


  1. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA.

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, como planejamentos, análise e controle das atividades financeiras da empresa, e na atualidade é tratada como um importante aliado para o crescimento das empresas, rumo a excelência, competitividade e sustentabilidade.

Em outras palavras, a função financeira determina a necessidade de recursos financeiros, como exemplos, o estudo de um financiamento de forma mais vantajosa, a aplicação criteriosa dos recursos financeiros.

Concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa.
Para a Oliveira Guimarães, o planejamento financeiro deve ser objetivo, alguns itens são considerados de suma importância, como exemplo, podemos citar: Investimento inicial, custos fixos e variáveis, mão de obra direta e indireta, capital de giro entre outros. Para que a empresa tenha resultados satisfatórios, a tomada de decisões deve ser diária. A existência de controles, é essencial para que essas atitudes sejam  eficientes e eficazes, sendo as mais corretas possíveis.
Podemos citar alguns controles financeiros da empresa:

  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Controle de caixa e bancos;
  • Fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de tesouraria;
  • Compra de materiais;

Para que os planos sejam executados corretamente, um bom controle é essencial.
Na Construtora a importância de administrar os bens, direitos, deveres e obrigações é destacada. Os diretores sabem
que de nada adianta a empresa ter estes bens, direitos, obrigações e deveres, se não forem bem utilizados pela organização, ou seja, a favor da empresa.

              Para que a gestão financeira da Oliveira Guimarães seja correta e mais rentável possível tem de ter sempre em consideração o aconselhamento do gestor financeiro. O gestor financeiro é um profissional essencial e estratégico para a empresa, tem atuação decisiva na prestação de contas para a diretoria e presta um valioso auxilio na tomada de decisões. Tem como objetivo aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa, porém para realizar essas tarefas, o gestor necessita ter um sistema de informações que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa em questão e tomar as decisões adequadas, planejando suas despesas e assim terá uma vida financeira mais saudável e estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com