TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Fundamentos Matemática Financeira Estatística Aplicada

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Roberto Amarante

Trabalho da disciplina Fundamentos Matemática Financeira Estatística Aplicada

                                                                   Tutor: Prof. Benjamin Achilles Bondarczuk

 

São Paulo / SP

2016

Estudo de Caso :

Fundamentos Matemática Financeira Estatística Aplicada

Caso Blaine Kitchenware Inc. - Estrutura de Capital

REFERÊNCIA: Timothy LUEHRMAN, Joel HEILPRIN, Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Bisiness School, 413 – P02, 2009.

        Blaine Kitchenware, empresa de porte médio, fundada nos idos da década de vinte, produtora de pequenos eletrodomésticos utilizados em sua maioria em cozinhas residenciais, na época modernos em relação ao que se tinha no mercado, citando aspirador de pó, ferro de passar roupas entre outros. Em 2006 passou a produzir utensílios para preparar comidas e bebidas, como frigideira, chapas entre outros. Coo havia limitação em suas vendas devido à forte concorrência de importados baratos e os preços agressivos que os hipermercados praticava, resolveu então incluir no seu portfólio eletrodomésticos com mais tecnologia com foco no consumidor de classes mais altas.

        Blaine planejou continuar com sua política de manutenção de preços com seus gestores esperando algo em torno de 3% de crescimento destes produtos em 2007. Suas vendas atingiram altas vendas em determinados meses do ano, como Natal, dia da Mães, verão acompanhado pelos movimentos macroeconômicos do pais, como por exemplo o boom imobiliário que após se tornou uma das mais legadas sinas do Governo Americano.

        Consciente, adotou o aumento de produtos pela aquisição de pequenos fabricantes independentes diversificando a linhas e produtos de sua empresa. Essas aquisições foram feitas com a disponibilidade de caixa da empresa e utilizando suas ações.

        Nesse sentido a recompra de suas ações seria e estaria por ser revista pois com tantas ações em mãos de terceiros, além de distribuir lucros e em consequência ter suas ações mais valorizadas, chegaria um ponto que sua presença na empresa seria minoritária, tudo o que não quer um empresário.

        Nesse sentido reavaliando sua política financeira planejando continuar com a política de manutenção de preços frente a concorrência, já que em anos anteriores a maior saída de caixa da empresa teria sido para pagamento de dividendos e compromissos com aquisições de empresas, mesmo apesar de obter lucro, o retorno aos acionistas tinha ficado um pouco abaixo da média, e o seu lucro, por conseguinte, caído significativamente em virtude desta queda, chegando à conclusão que deveria recompra-las.

        Com o plano de recompra das ações, e a reestruturação de seu caixa, houve a necessidade de fixar um prazo e uma quantidade de ações no mercado que provavelmente faria a empresa efetivar esta compra com as sobre de caixa, mostrando uma situação financeira confortável para enfrentar um início de crise inevitável. Outra consideração, muito importante foi de que a empresa considerava suas ações subvalorizadas, ou seja, o preço abaixo de seu valor médio.

        Em resposta a todas as ações, obtivemos pontos negativos e positivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com