TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZANDO ESTOQUE NO VAREJO

Por:   •  17/8/2017  •  Monografia  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

OTIMIZANDO ESTOQUE NO VAREJO

                Celso Camillo Junior - 0200017265

                Edmilson de Souza Martins – 0200027196

Fabio Rogerio Moura Dias - 0200034574

                Marcelo Ribeiro Marques – 0200064659

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Pólo: Lafaiete – Ribeirão Preto

Orientador: Profª Rossimar Laura Oliveira

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar materiais didáticos utilizados pelas organizações e empresas na questão estoque. Nesta revisão teórica utilizamos materiais e textos fundamentados neste assunto. Os resultados apresentados demonstraram que é um item muito importante para todos os negócios e para nos será de grande aprendizado acadêmico.

Palavras – chave: Estoque, Otimização,Varejo.

INTRODUÇÃO

O conceito Estoque é amplamente difundido e claro para todas as pessoas, estando relacionados com vários temas e conceitos como, alimentos, ferramentas, insumos, despesas de casa, portanto é um tema ligado dia a dia das pessoas.

O nível de estoque está ligado estrategicamente aos negócios, o descontrole deste item pode gerar altas perdas econômicas, tratando-se de níveis altos teremos dinheiro parado por muito tempo, tratando-se de níveis baixos a perca de vendas por falta de produtos.

Com o aumento da competição globalizada e com a diferenciação de seus produtos as empresas começam a olhar de forma diferente o controle de estoque, no século XX a Ford mostra a inflexibilidade industrial da época, a frase atribuída ao fundador da Ford Motor Company, Henry Ford,”pode-se escolher o carro da côr que quiser,  contanto que preto”.

As empresas nos últimos anos vêm aumentando o grau de exigências focando no consumidor, olhando também no nível de competitividade do comercio (ALVES, 2000).

A busca para a melhoria do nível de serviço junto a logística continua sendo um dos grandes desafios gerenciais, ao qual a gestão da armazenagem é um fator preponderante na geração de custos e níveis de eficiência e eficácia dos objetivos que se deseja alcançar junto aos clientes (GAPSKI, 2003).

Segundo Sousa (2002), as empresas que não alcançam um bom nível de logística interna têm como grande probabilidade de perder sua colocação no mercado, pelo nível de avaliação que os seus clientes irão fazer sobre seus serviços e pela falta de algum material em seu atendimento.

Estaremos falando de otimização de níveis de estoque no varejo, entendo as variáveis neste segmento de mercado.

  1.  JUSTIFICATIVA

De acordo com Hong Yoh Ching (1999), as empresas que não utilizam seus espaços para estoque da melhor maneira, acarretam em maior custo o qual é repassado para o consumidor final.

A gestão do estoque no varejo é fundamental para o negócio, pois ele deve estar ligado às promoções, estações do ano, datas comemorativas e etc.

O objetivo deste estudo é identificar um modelo de gestão de estoque para uma melhor administração logística e comercial.

        - avaliação do estoque segundo estações do ano;

        - avaliação do estoque para datas comemorativas;

        

Para tal estudo primeiramente vamos abordar os itens de logística e armazenamento, e que está ligado diretamente a qualquer tipo de varejo.

  1. LOGÍSTICA

Segundo Novaes (2001): Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Sendo uma peça chave para qualquer empresa, fábrica ou comércio, para administrar os recursos materiais, financeiros e pessoais para movimentação da empresa, ou seja, gerenciando desde o pedido de compra, entrada de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte, distribuição dos produtos e gerenciamento da informação.

A logística constitui-se num sistema global, formado pelo inter-relacionamento dos diversos segmentos ou setores que a compõem. Compreende a embalagem e a armazenagem, o manuseio, a movimentação e o transporte de um modo geral, a estocagem em trânsito e todo o transporte necessário, a recepção, o acondicionamento e a manipulação final, isto é, até o local de utilização do produto pelo cliente (MOURA, 1998).

  1. ARMAZENAMENTO

De acordo com Moura (1997) a atividade de armazenamento genérica é ampla, que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e a distribuição de materiais (depósitos, centros de distribuição etc.). A estocagem é como uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e ponto destinado à locação estática dos materiais. Dentro de um armazém, podem existir vários pontos de estocagem.

Atividades envolvidas no processo de armazenamento são: recebimento, inspeção, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, inventário, como intuito de evitar falhas e maximizando os recursos.

  1. ESTOQUE NO VAREJO

Para Las Casas (2006), a Promoção de Vendas é uma atividade cujo objetivo é atrair consumidores que resultem em vendas lucrativas, gerando, com isso, um fluxo de clientes e formando uma boa imagem para loja.

Comumente participamos de debates sobre estratégias de comunicação no varejo ou sobre como atrair clientes para dentro das lojas e conseguir converter este fluxo em vendas, este tópico pouco abordado pode fazer toda a diferença para o sucesso.

A gestão de estoque tem características diferentes para cada tipo de varejo. Um supermercado apresenta características diferentes de uma boutique de roupas, e também diferentes de uma loja de presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com