TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização das Nações Unidas

Tese: Organização das Nações Unidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  Tese  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 14

1. ONU – Organização das Nações Unidas

Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – EUA), a ONU é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.

É a maior organização internacional, que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações. Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Existem atualmente 193 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo.

1.2 Divisão Administrativa

De seus escritórios em todo o mundo, a ONU e suas agências especializadas decidem sobre questões dessubstantivas e administrativas em reuniões regulares ao longo do ano. A organização está dividida em instâncias administrativas, principalmente:

 Assembléia Geral: assembléia deliberativa principal;

 Conselho de Segurança: para decidir determinadas resoluções de paz e segurança;

 Conselho Econômico e Social: para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento;

 Secretariado: para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU;

 Tribunal Internacional de Justiça: o órgão judicial principal.

Além de órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

l

Logo da ONU Sede da ONU – Nova Iorque

1.3 Objetivos

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

 Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;

 Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;

 Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;

 Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

1.4 Observações

As línguas oficiais da ONU são: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os maiores financiadores da ONU são os países com maior potencial financeiro, ou seja, os países mais ricos. Os Estados Unidos, os países da União Européia e o Japão se destacam nas suas contribuições. Na América do Sul, respectivamente, Brasil e Argentina são os que mais contribuem, na América do Norte, além dos Estados Unidos o Canadá e o México dão significativas contribuições. No restante do mundo, China, Rússia e Austrália são contribuidores relevantes. Fato interessante é que os Estados Unidos, maior contribuidor, também é o que mais atrasa o pagamento das contribuições. Fato que pode comprometer as ações da instituição.

Atual secretário geral: Ban Ki-moon, da Coréia do Sul.

2. FMI - Fundo Monetário Internacional

Sua criação ocorreu pouco antes do final da segunda guerra mundial, em julho de 1944, e sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente conta com mais de 187 nações. Todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

O FMI é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Juntamente com o BIRD, emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra, além disso foi necessário a criação para evitar a repetição das desastrosas políticas econômicas que contribuíram para a Grande Depressão de 1929.

Tem como meta, evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais.

2.1 Objetivos

Tem como objetivo básico em zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 187 países membros. Com exceção de Coréia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru

Seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global. Sua atuação visa garantir:

 estabilidade financeira;

 favorecer as relações comerciais internacionais;

 implantar medidas para geração de emprego e desenvolvimento sustentável;

 e buscar formas de reduzir a pobreza.

Cada país possui uma cota de participação no fundo, estabelecida preliminarmente, o destaque é para os países desenvolvidos, que são os maiores cotistas; por essa razão, são eles que gerenciam o organismo. Os empréstimos do FMI são concedidos aos países com problemas financeiros, para isso é preciso cumprir as metas estipuladas pelo organismo, nelas estão previstas a implantação, por parte do devedor, de: ajuste orçamentário, cortes nos gastos públicos, monitoramento da taxa cambial, barrar o consumo excessivo com a diminuição salarial, dentre outros.

Quando o FMI é acionado por um país em crise, agentes são enviados para analisar a situação financeira do mesmo e, a partir daí, direcionar as medidas que poderão contribuir para a resolução dos problemas.

O principal objetivo desses agentes é evitar que tais problemas se alastrem e tomem proporções maiores, que possam repercutir internacionalmente na economia. O dinheiro do FMI vem dos 185 países-membros, entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com