TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações modernas

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de observar as mudanças pelas quais as organizações submeteram–se no decorrer dos anos, mudanças estas que atingem a todas as organizações sejam formais ou informais, estas mudanças afetam todo tipo de trabalho, desde o mais formal até o informal, atingindo todos os setores, seja econômico, social, cultural, comunicação e linguagem. Como estas mudanças afetam de uma maneira ou de outra as relações humanas, independentes de classes sociais ou culturais, tendo como base os conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E A TEORIA ORGANIZACIONAL

Ao analisar as mudanças sofridas nas organizações no decorrer dos anos, podemos perceber que a cada dia o mercado de trabalho esta ainda mais competitivo e inseguro, é visível a instabilidade dentro e fora das empresas, a competição por parte das empresas para ser a melhor e a maior no que faz, leva os profissionais a competir quanto qualificação profissional de maneira a estar em conformidade com as mudanças e as novas regras para ser um profissional multifuncional, bem contrário do trabalhador do passado, o qual era responsável por uma tarefa e não se precisava de esforço mental para desenvolver seu trabalho.

Outra mudança bastante significativa é o crescimento de organizações informais no setor de prestação de serviço, há inúmeros meios para ganhar a vida nos dias atuais, desde especialistas no campo da tecnologia, setor administrativo, e em outros setores como o de embelezamento e estética, mudando a realidade em relação aos fundamentos e teorias organizacionais que temos conhecimentos de modelos desenvolvidos por TAYLOR E FORD, por exemplo, onde estes tipos de serviços não existiam, pois só existia o trabalho industrial, nem imaginara que no futuro algumas de suas características dos seus conceitos seriam seguidos em organizações modernas e em trabalhos informais com tanta flexibilidade de trabalho.

Podemos observar princípios de FORD ainda hoje em empresas modernas, como o uso do fator ganhar tempo como objetivo principal; fabricação em massa de produtos, o emprego de máquinas para facilitar e ganhar tempo na fabricação de produtos e prestação de serviço; a maneira como esta tecnologia deve ser distribuída de forma certa para que seu uso seja bem utilizado; rotinas de trabalho padronizadas e cronometradas.

2.1.2 MODELO DE TRABALHO INFORMAL X FORDISMO:

Ao ler o artigo sugerido para elaboração deste trabalho: “DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA”. (Alexandre Barbosa Fraga), Observarmos algumas das características do fordismo no trabalho de um vendedor de lanches ambulante na praia (trabalhador informal), este tem como objetivo ter lucro com este trabalho para que possa se manter, ele precisa escolher o ponto estratégico com a maior circulação de clientes, mas tem que ser um lugar seguro (de preferência longe da vigilância sanitária ), onde possa montar sua barraca de forma confortável, e que consiga ter mobilidade para fabricar seus lanches de maneira rápida e com qualidade, de forma a conquistar a sua clientela e a cada dia vender mais lanches com eficiência e eficácia.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Uma boa Comunição é uma necessidade básica em todos os meios de relações sejam elas profissionais, culturais, formais e informais ou sociais. A escolha da melhor linguagem pode ser o elo para uma carreira de sucesso ou o fracasso, pois uma palavra, um e-mail errado pode por tudo a perder. Por isto que os profissionais responsáveis pela comunicação em uma organização têm de ser sábios com o uso desta ferramenta tão importante, seja em qual for o seguimento, é preciso encontrar o código certo, o melhor canal para que não haja ruídos entre o emissor e receptor, que possa levar a uma má interpretação da mensagem.

Todo profissional precisa esta atualizado, se possível ter um curso em um ou mais idiomas além do seu de origem, é preciso estar preparado para lidar com todo tipo de código, para que possa se adaptar a qualquer situação e não cometer erros. É preciso ter conhecimento de toda é qualquer mudança que ocorra a sua volta, desde a linguagem que seus filhos usam nas escolas, nas redes sociais, na igreja e principalmente no ambiente empresarial. Através da comunicação, uma organização pode construir sua imagem e,ao mesmo tempo manter se posicionado como uma das organizações de confiança no mercado.só depende da maneira como é organizado a comunicação da empresa, moldando-se ou não em formalidades morais e éticos, que harmonizem com o aquilo que o entorno externo espera dela.

2.1.2 SATISFAÇÃO X SOFRIMENTO

Em nome do sucesso profissional, e em busca de realizar sonhos de consumo a cada dia nota-se que as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa com sua família, amigos ou fazendo o algo que gosta. É o preço que se paga para realizar objetivos, mesmo que com tanta tecnologia, ainda não inventaram uma máquina que realize sonhos, com isto o caminho é construir o futuro abrindo mão de certos prazeres. É preciso trabalhar duro e mostra seu potencial todos os dias, pois em meio a tantas instabilidades e flexibilidade, não adianta mais contar com a velha estabilidade adquirida com a dedicação de anos a uma empresa, já não conta mais anos de experiência numa mesma função se não for capaz de ser multifuncional nas tecnologias atuais. O valor afetivo esta cada vez menor em ambientes profissionais, dando lugar à competitividade e ao individualismo.

2.2.2 CULTURA ORGANIZACIONAL DO McDonald`s

Quando pesquisado sobre a cultura do McDonald`s em sua própria página na internet. Percebe-se que esta empresa possuem normas rígidas de produção, controle de qualidade de fabricação de seus produtos com o emprego de muita tecnologia e atendimento personalizado com objetivo de atender seus clientes em um menor tempo possível, por isto emprega treinamento especializado em todos os departamentos, todas as suas lojas e franqueados tem que seguir regras similares de maneira que sua marca não seja prejudicada por um mau funcionamento de uma das suas filiais ou franquias. Outra característica observada é que mais de 70% do quadro de funcionários da rede é de jovens com até 21 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com