TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento nas Organizações Modernas: Qual a importância?

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Orçamento nas organizações modernas: Qual a importância?

Com a crescente competitividade do mercado as empresas precisam adotar ferramentas eficazes para que não percam o seu espaço, então, pode-se dizer que o plano de uma administração para um determinado período. Através de um bom orçamento traçado na organização é possível controlar os rumos do negócio, deste momento é possível classificar como uma ferramenta importantíssima para empresas, o orçamento é muito importante para as organizações, pois sem ele não tem como saber o quanto eles tendem a crescer com produções, vendas, serviços. Suas despesas e capitais futuras para investimentos e mostrar na sua DRE.

O planejamento orçamentário entra como um conjunto de planos para alcançar bons resultados financeiros, na nossa realidade competitiva e com mudanças a todos os momentos, uma empresa que não trabalha com seu orçamento planejado, seja ele de grande, médio ou pequeno porte, geralmente não se tem muitas metas e objetivos traçados, porque só trabalham com o “faturamento do mês”, sendo assim, é importante o conhecimento de que quando planejamos estrategicamente, ganhamos mais tempo para uma ação de melhor qualidade.

 Contudo, é importante também, na hora de traçar o plano orçamentário estratégico saber exatamente em que situação a empresa se encontra, assim o foco poderá ser direcionado aos pontos mais importantes. O gestor é figura importante no processo, pois através das metas e projeções pré-estabelecidas ele coordenará as diretrizes propostas. Também temos uma área muito importante para cuidar dessa parte, que é a controladoria, e a empresa que não possui um plano neste momento de competitividade terão sérios problemas para se manterem equilibradas no mercado.

  1. A importância do orçamento no sucesso das empresas

“Muitas empresas nomeiam o Orçamento Empresarial como a ferramenta para se atingir os objetivos da organização, porém se esquecem que sem uma elaboração adequada, controle e correção, a peça orçamentaria torna-se ineficiente diante de um mercado globalizado e sem fronteiras. ”

Partindo do princípio de que o mercado está despertando a competitividade das empresas na atualidade, percebe-se a importância da implantação do plano orçamentário e como este está incorporado ao processo decisório dentro das organizações, tornando-o ponto de partida para que se atinja o tão almejado sucesso financeiro. Com o plano orçamentário projetado de forma estratégica seguindo todo processo de planejamento e previsão, a sua implantação envolve significativamente os gestores, que baseados nos objetivos transpostos no planejamento executam todo o plano seguindo a lógica, para que se possam tomar decisões cabíveis ao processo, e para que o sistema orçamentário siga o curso correto o controle orçamentário é que conduz sua execução e planejamento através do administrador peça fundamental para que o plano orçamentário seja realizado com sucesso. Assim, o principal propósito  é apresentar as ferramentas de gestão que envolve todo plano orçamentário dentro das organizações que busca atingir as exigências impostas pelo mercado altamente competitivo, tais ferramentas são fundamentais para conduzir todos os administrados no processo decisório através de uma visão abrangente dos resultados que se procura atingir o que torna o planejamento, a execução e controle do plano orçamentário as principais etapas de desenvolvimento de uma organização que procura conquistar seu lugar no mercado. A acirrada competição global vem exigindo das empresas a adoção de estratégias para manutenção de clientes e para vencer a concorrência, o sucesso de uma organização está atrelado não somente a boa gestão, mas também às ferramentas que os gestores utilizam para auxiliá-los nesta tarefa.Com base no exposto, vale ressaltar que as mudanças ocorridas nas organizações aumentam a complexidade das atividades, passando a exigir das empresas maior quantidade de informações para o controle do seu processo produtivo e das tomadas de decisões nos níveis estratégico e operacional, então a tomada de decisão se transformou na grande questão a ser enfrentada pelos empreendedores, obrigando-os a pensar em mecanismos mais eficientes, capazes de oferecer informações e sistemas de controle de gestão para que as decisões sejam tomadas com base em previsões que espelhem resultados futuros satisfatórios.

 Os administradores necessitam, cada vez mais, de informações rápidas e confiáveis. Surge, então, a necessidade de um programa orçamentário, montado a partir dos objetivos e das metas da organização, que seja capaz de criar padrões econômicos que projetem, para o futuro, o resultado operacional da empresa. Processo orçamentário força as empresas a identificar seus objetivos a longo prazo e ser específicas no estabelecimento das metas, além de forçá-las a envolver todos os seus sócios e colaboradores no processo orçamentário, e principalmente, antecipa problemas para melhor tratá-los, permitindo assim o controle.

Portanto, o orçamento é uma parte integrante do sistema de planejamento e controle, e tem como objetivo quantificar e apresentar antecipadamente os planos, projetos e estratégias da empresa, sua característica principal é a integração de todas as atividades da empresa, estabelecendo relação entre as receitas, os custos, as despesas, os investimentos, comparando também os resultados previstos com os efetivamente realizados e principalmente pré-determinando operações a serem realizadas. Ele é uma poderosa ferramenta de decisão, que possibilita aos gestores fixar objetivos e políticas concretas, através desta ferramenta é possível envolver todos os colaboradores para o mesmo objetivo, desta forma, a utilização do orçamento é imprescindível para o crescimento e direcionamento da organização; percebe-se que o orçamento é um grande instrumento de planejamento controle, auxiliando as tomadas de decisões à cerca da gestão empresarial, possibilitando o estabelecimento de metas e objetivos que a empresa necessita para desenvolver suas atividades com sucesso, de forma a alcançar os resultados almejados.

  1. A importância do orçamento empresarial como ferramenta de apoio a controladoria e ao planejamento estratégico – 1ª. Parte (Por Volnei F. de Castilhos).

“Planejamento é o processo de se decidir qual ação deverá ser tomada no futuro. ”

Atualmente, as organizações dependem cada vez mais de informações adequadas e que permitam a tomada de decisão eficaz. No entanto, nas empresas, é comum a falta de integração entre as áreas, o que dificulta sobre maneira a gestão empresarial. Tal fato pode ser observado, inclusive, entre a contabilidade e as demais áreas da instituição, principalmente no nível estratégico, ou seja, a informação contábil é pouco utilizada pelo tomador de decisão. Por vezes, a responsabilidade dessa situação é decorrente da própria atuação da área contábil, quando se preocupada mais com os aspectos fiscais que com a gestão organizacional; por outro lado, não se pode deixar de considerar a responsabilidade da administração da empresa sobre a pouca utilização da informação contábil na tomada de decisão visto que, por muitas vezes, existe o desconhecimento, por parte do gestor, do potencial dos sistemas contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com