TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Acadêmicos

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

SUS

Pergunta nº 05 : Quais os principais desafios enfrentados pelo sus ?

Segundo Almeida (2013) os desafios enfrentados pelo sus se estendem a curto ,médio e longo prazo. Com isso nota-se sobretudo a necessidade de otimização do dinheiro público , sendo que ,atualmente é investido dobro de recursos na remediação de doenças se comparado às atenções básicas de saúde ,sendo assim a função que o sistema esta exercendo mostra-se inversa à legislação que a rege ,pois a sua função e também na prevenção de doenças que gera menos custos para o estado. Além disso ,outros aspectos são também abordados , como a falta de médicos, demora no atendimento e o difícil acesso a especialistas pelo fato do mal funcionamento do sistema de referência e contra referência. Visto isso, conclui-se que , é necessário aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde .

pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2013000100002

ESF

Pergunta nº 03 : Quais são os profissionais que integram a equipe e suas funções ?

De acordo com Junqueira (2009), para o bom funcionamento da estratégia de saúde da família faz-se necessário a presença de profissionais que exerçam suas  devidas funções . A equipe que integra o ESF é composta por um médico que cumpre a função de diagnosticar a necessidade do paciente e referencia-lo para outros setores de atenção a saúde, um enfermeiro que cumpre a função organizacional do sistema e auxilia o médico em procedimentos , um técnico de enfermagem que cumpre a função prática do enfermeiro em caso de necessidade, um agente de saúde que faz o papel de elo do ESF com a comunidade correspondente a sua assistência , cumpre também a função de abastecer o sistema de dados necessários para cumprir os princípios que regem o sus , vale ressaltar que é opcional a presença do cirurgião dentista e seu técnico odontológico ,que cumprem a função de atender a saúde bucal dos moradores da comunidade .

A curto, médio e longo prazo, o SUS tem diversos desafios, sobretudo por precisar de mais recursos e da otimização do uso do dinheiro público. Atualmente é investido o dobro de recursos na doença (internações, cirurgias, transplantes) do que nas ações básicas de saúde (vacinas e consultas) que previnem a doença. Segundo ainda o IPEA (Brasil, 2011g), os problemas mais frequentes são a falta de médicos (58,1%), a demora para atendimento em postos, centros de saúde ou hospitais (35,4%) e a demora para conseguir uma consulta com especialistas (33,8%). De fato, trata-se de problemas crônicos de saúde pública no Brasil, devidos, em grande parte, a uma lógica que especialistas definem como imediatista e "hospitalocêntrica". A ela deve substituir-se um sistema que priorize a atenção primária, o diagnóstico precoce e o trabalho de prevenção. Uma solução recomendada pela ONU desde 1978 (Declaração de Alma-Ata, da OMS , 1978) e já delineada na Lei Orgânica da Saúde nº 8080, de 1990 (Brasil, 1990), que propunha uma rede de saúde descentralizada e hierarquizada, cujo polo coordenador deveria ser as Unidades Básicas de Saúde. Isso porque, afirma o documento da OMS, 80% dos problemas de saúde da população poderiam ser resolvidos por meio de uma atenção básica de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com