TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Comandos Elétricos

Por:   •  11/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

CEDUP Diomício Freitas

Trio: Daniel, Mateus,Rodrigo e Wellington

Disciplina: Comandos Elétricos

Data: 22/11/2022

Curso: Eletrotécnica 2ª fase

Relatório Atividade Prática

O Objetivo dessa atividade Prática foi simular em bancada, um circuito de acionamento estrela-triangulo de um motor, através de um sistema de comando, no qual era indicado por intermeio de sinalizadores.

Foram utilizados para a realização dessa atividade prática os seguintes componentes: um disjuntor trifásico, três contator, um relé térmico, componentes estes que foram usados no comando de potência do motor.

Já no sistema de comando, foi utilizado os seguintes componentes: um disjuntor monofásico, uma botoeira NO, e uma botoeira NC, dois sinalizadores, dois contatos auxiliares NC e um temporizador.

Para montar o sistema foi seguido os diagramas de Comando (Pg 2) e diagrama de Potência (Pg 3).

Com o sistema energizado, com o acionamento da botoeira NO o motor inicia trabalho em fechamento estrela, que é indicado pelo sinaleiro verde. Em fechamento estrela o motor é alimentado em 220v e as bobinas dos contatores K1 e K3 são energizadas, esses contatores são responsáveis por fazer o fechamento em estrela.

Após 10 segundos, o contator K3 é interrompido e o funcionamento em triângulo acontece através dos contatores K1 e K2. Esses segundos foram pré-estabelecidos pelo temporizador.

Esse tipo de ligação é utilizado para evitar o pico de corrente que tem no arranque do motor, por isso é utilizado a ligação estrela no início, pois o motor as bobinas vão ser alimentadas com mais tensão e segundo a lei de Ohm, a tensão é inversamente proporcional a corrente.

Após alguns segundos, o contato K3 é interrompido e o funcionamento em triângulo acontece através dos contatores K1 e K2. Estes segundos são pré-estabelecidos por um temporizador, que é um dispositivo elétrico que faz a contagem do tempo sempre respeitando as características construtivas do motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com