TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Disciplinares V

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _03
  2. O QUE É NEGOCIAÇÃO  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 03
  3. ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 04
  1. MODELO DE JUNQUEIRA E SUAS CARACTERÍSTICAS _ _ _ _ _ _ _ 05
  1. NEGOCIAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 06
  1. ESTADOS UNIDOS  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 07
  1. CONCLUSÃO  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 08
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 09

1 - INTRODUÇÃO

        O ato de negociar é inerente aos seres humanos e faz parte do seu cotidiano, existindo desde os primórdios da humanidade.

Atualmente, em uma negociação internacional, não se aceita o desconhecimento da cultura do outro país, mesmo porque, pela globalização, o fluxo de informação em todas as dimensões e no mesmo instante da ocorrência dos fatos, coloca todos a par dos acontecimentos mundiais. Vivemos o auge da comunicação através da evolução dos diversos tipos de tecnologias e mídias.

A globalização favorece a integração entre países e pessoas em escala mundial. É importante que conheçamos os estilos pessoais envolvidos em uma negociação para que possamos desenvolver habilidades em negociação, adquirindo assim, condições para lidar com as mais diferentes situações, tanto na vida profissional, como na vida pessoal.

Nesse mundo globalizado, saber negociar passa a ser uma característica essencial, uma vez que as mudanças organizacionais vindas da globalização modificam as estruturas, processo e a cultura das organizações.

2 – O QUE É NEGOCIAÇÃO?

        Diariamente e inevitavelmente, todos os seres humanos lidam com a negociação. Ela é produto de uma situação contraditória em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Listamos, a seguir, a definição de alguns estudiosos sobre o termo negociação.

“Negociar não significa somente o embate, mas a harmonização de uma situação entre as partes, para que os envolvidos possam obter benefícios.” (Miranda, 2000) Ele afirma que existem dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.”

        “Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.” (Nierenberg, 1981)

        “Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.” (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)

         “Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo de situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.” (Wanderley, 1998)

        E para alinharmos a nossa pesquisa ao estilos/modelos de negociadores de Junqueira, seguimos com a definição de negociação por ele definida: “Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.” (Junqueira, 1995)

3 – ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO

        Em algum momento da vida, todo ser humano passará por uma situação que exigirá uma negociação, portanto, a negociação é um processo natural pelo qual todas passam. Todo ser humano possui características e comportamentos diferenciados uns dos outros, tornando as negociações nunca iguais umas das outras. Essas características e comportamentos humanos, quando evidenciados no momento da negociação, revelam o que denominamos de estilo de negociação.

        “O uso dos estilos de negociação é conveniente para se buscar a resposta para certas questões fundamentais: O que é um comportamento efetivo de negociação? Seria um tipo de comportamento de negociação mais bem-sucedido ou mais efetivo do que outro? Um entendimento do conceito dos estilos de negociação e de seus limites pode ser útil, tanto em termos conceituais quanto em termos práticos, no que se refere ai desenvolvimento de suas habilidades ou para enfrentar uma situação corrente de negociação.” (Martinelli, 1998)

        Quando os negociadores reconhecem o estilo da outra parte, podem prever suas ações. Geralmente, os negociadores têm um estilo primário e um secundário, sendo mais comum a existência de dois estilos secundários. Analisar os estilos primários e secundários da outra parte é mito importante, inclusive para se enumerarem os passos que os negociadores devem considerar quando estiverem lidando com eles.

        Quem conhece o próprio estilo e respeita o do outro, leva uma vantagem na negociação, pois, poderá trabalhar as forças e fraquezas garantindo maiores possibilidades de êxito. Conhecendo seu próprio estilo de negociador, você poderá potencializar suas forças e, por outro lado, minimizar seus pontos fracos, desenvolvendo assim, estratégias para que essas fraquezas se transformem em forças.

3.1 – MODELO DE JUNQUEIRA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Para Junqueira (1994), todas as pessoas possuem um estilo de negociação predominante que é necessário saber identificar, para que possa ser aperfeiçoado e utilizado com maior eficiência.

Por intermédio da análise de características do comportamento dominante, condescendente, informal e formal, o autor identifica quatro estilos de negociadores: catalisador, apoiador, controlador e analítico.

  • Catalisador – Também chamado de influenciador, expressivo, indutor e sociável. Esse estilo é orientado para ideias, Pessoas com esse perfil são empreendedoras, entusiasmadas, estimulantes e persuasivas. Costumam inclusive usar suas habilidades sociais para atraírem as pessoas e conseguirem realizar seis objetivos e gostam de ser reconhecidas por suas qualidades. O lado negativo desse estilo é que muitas vezes pode ser visto como superficial, exclusivista e difícil de crer, pois costuma prometer coisas que não pode cumprir, pois algumas vezes traça metas que não pode cumprir. Sob tensão, fala alto e rápido; agita-se e explode.
  • Apoiador – Também conhecido por cordial, afável e estável. Esse estilo está voltado para relacionamentos. É visto como uma pessoa amável, compreensiva, bom ouvinte, prestativo, que sabe trabalhar em equipe, gosta de dar apoio às outras pessoas, é leal e de confiança. Não gosta de ferir nem magoar os outros. Pessoas com esse perfil gostam de receber atenção e pareciam ser aceitos pelas pessoas. Por outro lado, muitas vezes o apoiador pode ser encarado como dissimulado, porque perde tempo e evita conflitos. Pode apresentar dificuldade para dizer não e dizer o que realmente pensa. Isso pode dar a impressão que está sendo “levado na conversa”. Porém, sob tensão, concorda, mas depois não cumpre. Pode apresentar resistência passiva ou não se manifestar.
  • Controlador – Também designado por dirigente, diretivo e realizador, Geralmente são pessoas decididas, eficientes, responsáveis, rápidas e objetivas, que assumem riscos calculados. Valorizam os resultados e o cumprimento de metas, não se importando com as pessoas. Muitas vezes são vistos como insensíveis impacientes e “mandões”. Quando submetidos à tensão costumam ameaçar e tornam-se tirânicos. Pessoas com esse perfil precisam aprender a conviver com as diferenças individuais, sem fazer prejulgamentos. Precisam aprender agir com mais naturalidade e escutar os outros.
  • Analítico – Também denominado metódico, complacente e escrupuloso. Geralmente são pessoas sérias, organizadas, pacientes, cuidadosas e controladas, com alta capacidade crítica. Gostam de estar a par do que acontece, procuram se apropriar dos detalhes, conhecem o trabalho e procuram aprofundar o conhecimento se especializando. Têm habilidade para avaliar pessoas e situações. Estão voltados para procedimentos. Costumam tomar decisões somente depois de sentirem-se plenamente seguros e com garantias de que vão ter sucesso. Por outro lado, podem ser vistos como detalhistas, teimosos e pessoas que escondem o jogo não revelando informações relevantes que possuem. Podem ser tachados de indecisos e procrastinados, pois adiam as decisões na esperança de fazer melhor e com mais segurança. Quando submetidos à tensão, calam-se e se retiram.

4 – NEGOCIAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL

        A cultura é um aspecto muito importante nas negociações internacionais. O respeito às diferentes culturas deve ser tratado com atenção e cuidado, evitando assim, que o processo de negociação tenha que voltar ao ponto de partida. A principal atenção a ser considerado ao longo de uma negociação internacional é a compreensão da “Cultura Nacional” do país com o qual se almeja fechar acordos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (72.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com