TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Socioculturais

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Estudos Sócioculturais

Curso: Administração

Professor: Rose Clér E. Beche

Nome do estudante:

Data:17/02/2019

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5 pontos)

Na busca por transparência na administração o governo tem divulgado informações antes restritas. No que tange a proteção dos direitos humanos os dados sobre trabalho escravo em nosso país assustam e parecem contrariar todos os discursos políticos atuais. Visite o site http://reporterbrasil.org.br/dados/trabalhoescravo/

Faça uma análise, de no máximo 10 linhas, da situação brasileira em relação à violação dos direitos humanos incluindo os grupos minoritários tendo como reflexão a afirmação que fecha o primeiro capítulo do nosso material pedagógico:

“Assim, entendemos que: não basta a incorporação dos direitos humanos ao Ordenamento jurídico brasileiro se esse não for do conhecimento de todos. Faz-se necessária a promoção da educação para os direitos humanos, a fim de que a população em geral possa conhecê-los para então buscá-los, respeitá-los e vivenciá-los. ” (Estudos socioculturais: livro didático. Cláudio Damaceno Paz, Elvis Dieni Bardini, Jaci Rocha Gonçalves, Tade-Ane de Amorim. Palhoça: UnisulVirtual, 2016, pag. 21).

Resposta:

Direito humano é para todos e diz respeito a uma vida digna, não adianta incorporá-lo ao ordenado jurídico se não for conhecido pela população brasileira. Os direitos humanos são violados diariamente no Brasil, com trabalhos escravos, falta de informação decorrente da falta de educação, onde os grupos minoritários é o que mais sofre as consequências tanto do trabalho escravo, do preconceito, da violência.

Atualmente os direitos apregoados na referida Declaração continuam sendo violados em muitas regiões do mundo. Neste sentido destacamos o inciso III do artigo 23:

III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.

Questão 2 (2,5 pontos)

Assista um dos filmes abaixo:

1) Faça a coisa certa

2) O jardineiro fiel

3) Escritores da liberdade

4) Preciosa: Uma história de esperança

5) Janela da alma

6) Uma história de amor e fúria

Após a leitura do Capitulo 3, comente o filme escolhido tendo como base o conceito de habitus. Escreva um texto de até 10 linhas.

Resposta:

4) Preciosa: Uma história de esperança

A partir de um enredo aparentemente simplista, constrói uma forte crítica aos problemas da sociedade, não só americana, mas mundial. Com um encadeamento simples, embora denso, Daniels traça um retrato do mundo contemporâneo. Nada escapa ao olhar crítico do diretor, que dá ênfase, ao longo das cenas, aos efeitos de fissuras na regularidade social. É um filme contundente, a meio caminho entre a ficção e o documentário, um drama social e uma denúncia, assemelhando-se muito à realidade encontrada na sociedade brasileira.

O enredo gira em torna da triste história da vida da protagonista, (Preciosa), adolescente, 16 anos, pobre, negra, obesa, analfabeta, sonhadora, agredida, odiada, ridicularizada, explorada financeiramente e escravizada pela mãe, abusada sexualmente pelo pai desde os 3 anos, com o conhecimento da mãe, o que lhe rendeu: jamais ter tido um namorado; jamais ter sido beijada ou amada por ele; engravidar entre 11 e 12 anos.

O filme reflete a realidade sofrida por muitas crianças e adolescente no nosso país, e o direito humano é a melhor forma de defender e garantir a liberdade dessas jovens.

Questão 3 (2,5 pontos)

Leia o seguinte artigo:

GURGEL, Ângela M. Rodrigues. Diversidade Cultural. Recanto das Letras. 04 set. 2013. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1885115>. Acesso em: 10 março. 2017.

Depois da leitura, analise a seguinte charge:

Apos a leitura do Capítulo 2 e das reflexões apontadas acima, escolha um conceito de cultura, transcreva e justifique tendo como pressuposto o direito às diferenças individuais.

Resposta:

Conceito Cultural do Sul

Região Sul, representa os imigrantes espanhóis, portugueses, alemães e italianos, possui como características as festas alemãs. Sua culinária é marcada pelo churrasco, pirão, chimarrão (bebida típica trazida pelos colonizadores).

A Diversidade cultural e linguística são características que tornam o Brasil um país conhecido em todo o mundo. O dialeto brasileiro traz a essência herdada de Portugal, incorporando vocabulários da fala indígena e povos africanos. Durante o período colonial a população indígena era maior que os portugueses, por isso os dialetos tupinambás e indígenas predominavam e deles derivou-se a linguagem geral até os primórdios do séc. XVII.

Após o sec. XVII, com a vinda das Capitanias portuguesas para o Brasil o número de integrantes portugueses que ocuparam definitivamente o território brasileiro, tornou-se maior. E o idioma português passou a ser uma mistura com o dialeto indígena/negreiro/português tornando-se um só idioma.

De acordo com Iphan institui o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), o Brasil possui mais de 210 línguas faladas por comunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com