TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios Contabilidade

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

Prova Final de Contabilidade

[pic 1]

Aluno: Gabriel Tiburcio Feghali

Matrícula:2015.2.04951-11

Professor: Warley Pereira

  • Conceitos dos Índices de Liquidez:

Liquidez Geral (ILG): Esse quociente serve para detectar a saúde financeira a curto e longo prazo da empresa, indicando quanto a empresa possui de Ativo Circulante e Realizável em Longo Prazo para cada $1,00 de dívida total. A interpretação do índice de liquidez geral é no sentido de quanto maior.

Liquidez Seca (ILS): Indica quanto a empresa possui em disponibilidades, aplicações financeiras a curto prazo e duplicatas a receber, fazendo face ao passivo circulante. melhor. O índice  demonstra que caso a empresa sofra uma paralisação nas suas vendas ou se seu estoque tornasse obsoleto, quais seriam as chances de pagar suas dívidas com disponível e duplicatas a receber e ele é interpretado de modo que quanto maior melhor.

Liquidez Corrente (ILC): A Liquidez Corrente indica quanto existe em dinheiro somado aos bens e direitos realizáveis a curto prazo, comparado com suas obrigações a serem pagas no mesmo período. Se o índice de Liquidez corrente for superior que $ 1,00, de maneira geral , indica a existência de um capital de giro líquido positivo, se menor que $1,00, conclui-se que seu capital de giro líquido será negativo.

Quanto maior a liquidez corrente mais alta se apresenta a capacidade da empresa em financiar suas necessidades de capital de giro.

Liquidez Imediata (ILI): Também conhecida como liquidez instantânea, este índice avalia o poder da empresa em pagar de uma só vez todas as suas obrigações com vencimentos ao longo do exercício seguinte. A liquidez imediata apresenta sempre um índice inferior a 1, pois não é considerado normal a empresa manter um saldo de caixa, ou um saldo de bancos em nível elevado, para garantir os pagamentos que vencerão ao longo do exercício seguinte.

  • Conceitos dos Índices de Endividamento:

Participação de Capitais de Terceiros (PCT): Esse índice procura mostrar a relação entre o capital de terceiros (Passivo Circulante e Exigível a Longo Prazo) com o capital próprio (Patrimônio Líquido). Com esse índice é possível retratar a dependência da empresa em relação a capitais externos e quanto maior for este índice melhor para a empresa, pois demonstra que o capital próprio supera o capital de terceiros. E Segundo Matarazzo (1995), “do ponto de vista de obtenção de lucro pode ser vantajoso para a empresa trabalhar com capitais de terceiros, se a remuneração paga for menor que o lucro obtido com a aplicação nos negócios.

Composição do Endividamento (CE): Este índice mostra a participação de dívidas a curto prazo em relação à exigibilidade total e possibilita a empresa conhecer a composição de todo o seu endividamento e se a participação maior é com a dívida de curto ou de longo prazo. As dívidas a curto prazo são aquelas cujos vencimentos ocorrem dentro do exercício seguinte; já as dívidas a longo prazo têm vencimentos após o término do exercício seguinte. Sendo assim, a princípio é mais vantajoso para a empresa ter mais dívidas de longo prazo do que de curto prazo, em função do prazo de vencimento.

Imobilização do Patrimônio Liquido (IPL): Esse índice mostra quanto do Patrimônio Líquido foi investido no grupo do Ativo Permanente e nos subgrupos Imobilizado e Investimentos. Um alto grau de imobilização pode comprometer a liquidez da empresa, portanto, é interessante que a mesma mantenha um Patrimônio Líquido suficiente para cobrir o Permanente, e que haja sobra para financiar o seu Ativo Circulante e quanto menor este índice melhor para a empresa.

  • Conceitos dos Índices de Rentabilidade:

Retorno sobre o Investimento (ROI): O índice Relaciona o lucro operacional com o valor do investimento médio expressando quanto a empresa obtém de lucro para cada $ 100 de investimento. O Retorno sobre Investimento é considerado por muitos analistas como a melhor medida de eficiência operacional, e de fácil entendimento.

Retorno sobre o Patrimônio (ROE): O Retorno sobre o Patrimônio  trata-se da mensuração do retorno que a empresa tem dos recursos aplicados por seus proprietários (acionistas), ou seja, para cada $ 1,00 de recursos próprios (patrimônio líquido) investido na empresa, quanto os acionistas embolsam de retorno. É uma das principais ferramentas utilizada pelos acionistas nas analises fundamentalista e empreendedores para acompanhar o desenvolvimento da empresa, quanto maior o percentual do ROE, melhor a rentabilidade dos seus recursos aplicados.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

        

  • Calculo dos Índices de Liquidez:

Liquidez Geral (ILG):

LG= (Ativo Circulante + Ativo Realizado a Longo Prazo)/(Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

2015:  LG= (1.282.637 + 261.825)/(698.539 + 711.075)

           LG= 1.544.462/1.409.614

           LG= 1,09

2014:   LG= (1.291.885 + 211.067)/(701.774 + 760.897)

            LG= 1.502.952/1.462.671

            LG= 1,02

Liquidez Seca (ILS):

LG = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

2015: LS= 1.282.637 – 328.257/ 698.539

          LS= 954.380/698.539

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (385.4 Kb)   docx (341.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com