TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indicadores Socioeconomicos

Por:   •  31/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 4

1 – INTRODUÇÃO

        Este trabalho se dedica a responder questões propostas na Atividade à Distância 1 (AD1) – Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública. 

2 – Com base nos quadros 1, 2 e 3 do livro texto, escolha 2 indicadores sociais, 2 ambientais e 2 econômicos.

De acordo com o quadro 2, como indicadores sociais, que representam a dimensão social, são escolhidos para o trabalho a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida ao nascer, temas inerentes à saúde. No tocante aos indicadores ambientais, são escolhidos para o trabalho de acordo com o quadro 3 a proporção de moradores em domicílios com acesso à abastecimento de água e à coleta de lixo doméstico. E relativos aos indicadores econômicos, são escolhidos de acordo com o quadro 3, o índice Gini do rendimento domiciliar per capita e a taxa de ocupação, temas relativos ao rendimento da população.

3 – Após escolher os indicadores você deverá identificar um município ou estado brasileiro.

            O município escolhido é Magé, no estado do Rio de Janeiro, que tem área de extensão equivalente à 367,61 m² e população aproximada, de acordo com o censo de 2010 do IBGE, de 227.322 habitantes.

4 – Você deverá buscar informações dos indicadores escolhidos, relacionados ao município ou estado identificado na sua pesquisa. Para isso, verifique as fontes de dados/indicadores abordados na unidade 2. Os valores dos indicadores deverão ser referentes a, pelo menos, 3 anos. Então você deverá coletar dados referentes a cada um dos anos para poder comparar a evolução dos mesmos ao longo do tempo. 

Tabela 1. Longevidade e Mortalidade em Magé-RJ – Indicadores Sociais. Fonte: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/mage_rj

[pic 1]

        

Tabela 2. População com água encanada e em domicílio com coleta de lixo em Magé- RJ – Indicadores Ambientais. Fonte: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/mage_rj

[pic 2]

Tabela 3. Índice de Gini e taxa de ocupação em Magé - RJ – Indicadores Econômicos. Fonte: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/mage_rj

[pic 3]

5 – Com base nos valores dos indicadores para cada um dos anos, faça uma análise da evolução de cada um dos indicadores, mostrando se houve melhora ou piora nos resultados dos mesmos. Para isso, você pode utilizar, além de texto, gráficos, tabelas etc. 

Consoante aos indicadores sociais, presentes na tabela 1, a expectativa de vida do cidadão que vive no município de Magé aumentou e a mortalidade infantil diminuiu, havendo melhoras nos dois índices, entre 1991 e 2000 e 2000 e 2010.

De acordo com os indicadores ambientais, presente na tabela 2, o índice da população em domicílios com água encanada obteve bons resultados, com aumentos entre 1991 a 2000 e de 2000 a 2010, análise positiva em um primeiro momento, mas olhando com outros olhos, aproximadamente 15% da população não conta com água encanada, o que revela um grande problema de saneamento no município, onde há grande possibilidade da população composta pelos pobres e extremamente pobres não terem acesso a esse serviço.

Já o percentual da população em domicílios com coleta de lixo, obteve um salto gigantesco entre 1991 e 2010, onde 96,40% da população urbana do município de Magé contava com esse serviço em 2010 em contraste aos 34,05% da população urbana em 1991. De acordo com a tabela 4, a taxa de urbanização do município passou de 93,94% para 94,18%, ou seja, apenas 5,82% da população, que correspondem à população rural não participaram da pesquisa.

População total, por gênero e rural e urbana em Magé-RJ – Tabela 4

[pic 4]

Em relação aos indicadores econômicos, presentes na tabela 3, é preciso entender o que é o índice de Gini.

“O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo.Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, elaborado pelo Pnud, o Brasil aparece com Índice de 0,591, quase no final da lista de 127 países. Apenas sete nações apresentam maior concentração de renda. ” (WOLFFENBÜTTEL, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com