TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UFAL

.

Adriano Nunes de Miranda

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Maceió – AL

Outubro 2015


[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL  DE ALAGOAS

UFAL

Adriano Nunes de Miranda

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Atendendo a solicitação do professor Dílson José de Sena Pereira, apresento em seguida, trabalho referente a segunda semana da disciplina. 

Maceió – AL

Outubro 2015

 ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SEMANA

 

1. Sobre Dados Administrativos, pede-se:

a) O que são?

Informação estatística primária resultante de procedimentos administrativos que, sendo obtidos unicamente para fins não estatísticos, são utilizados na atividade estatística. Dados, estatísticas e indicadores econômicos constituem informações quantitativas que permitem o acompanhamento das mudanças conjunturais e estruturais da economia de um país ou região, subsidiando a tomada de decisões na Administração Pública.

b) Como podem se transformar em indicadores socioeconômicos?

Os dados administrativos e cadastrais e as estatísticas advindas de pesquisas de campo podem se constituir, em si, em indicadores sociais, pois podem já aportar informação de interesse analítico ou programático para o gestor público na elaboração de um diagnóstico ou proposta de um programa.

c) Cite algumas instituições que registram, armazenam, catalogam e disponibilizam esses dados.

Além do IBGE, Além do IBGE, há várias outras instituições que produzem estatísticas ou compilam dados administrativos em áreas temáticas ou espaços geográficos mais específicos, como: DATASUS, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), Sistema Estadual de Análise de Dados, em São Paulo (Seade), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) etc.

d) No seu município a alguma Instituição com essa finalidade.

Sim! A Secretaria de Assistência Social que visa através desses dados politicas públicas de inclusão social, podendo através destes traçar planos e metas, tendo assim melhores resultados.

2. Determine:

a) uma instituição pública (secretaria, agencia de financiamentos, fundação, hospital, etc...), que mesmo não tendo como atividade fim a produção de indicadores o fazem continuamente ao realizar seus procedimentos administrativos e operacionais.

Secretaria de saúde, Se faz necessário esses dados para que sejam traçando um plano de ação de forma organizada direcionando cada demanda especifica para o programa compatível aquela necessidade.

b) Faça uma breve descrição de uma rotina, administrativa ou operacional, na instituição indicada, que resulta(m) (em) dado(s) com potencialidade para se constituir-se em indicador(es) socioeconômico(s).

Um exemplo prático é quando se faz necessário as buscas de pessoas que são afetadas pela mesma patologia, podemos citar a dengue, o que contribui, possibilitando a buscar por dados que geram relatório de como essas pessoas estão contraindo a doença, quais os fatores de risco, quais as áreas de maior risco, anamnese desses pacientes, e dessa forma gerando um dado administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com