TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Socioecônomicos

Artigo: Indicadores Socioecônomicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que são Indicadores Socioeconômicos ?Quando surgiram e para que servem?

Indicadores socio-econômicos são medidas que buscam resgatar uma determinada dimensão da realidade socio-econômica de um dado território e/ou da população que usufrui (trabalhando, explorando, habitando, etc.) do mesmo. Os indicadores podem ser subjetivos ou objetivos.

O aparecimento e o desenvolvimento dos indicadores sociais estão intrinsecamente ligados ao surgimento do Estado de Bem- Estar Social e à consolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX.. O desenvolvimento da área é recente, tendo ganhado corpo científico em meados dos anos de 1960 no bojo das tentativas de organização de sistemas mais abrangentes de acompanhamento das transformações sociais e aferição do impacto das políticas sociais nas sociedades desenvolvidas e subdesenvolvidas.

No campo aplicado das Políticas Públicas, os indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou demanda de interesse programático na área social. Os indicadores apontam, indicam, aproximam, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais de interesse definidas a partir de escolhas teóricas ou políticas realizadas anteriormente. Eles se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e a formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.

2) Comente e justifique a afirmação: “Pode haver Crescimento econômico sem necessariamente ocorrer o desenvolvimento econômico, mas, é impossível que haja desenvolvimento econômico sem ter ocorrido o crescimento econômico”.

Pode haver crescimento econômico sem ocorrer o desenvolvimento econômico quando as riquezas geradas no crescimento econômico não forem distribuídas por todas as camadas da população. Se não houver distribuição de renda não há desenvolvimento econômico. O desenvolvimento econômico, através da distribuição de renda possibilita uma melhoria da qualidade de vida da população e alterações profundas na estrutura econômica.

O conceito de desenvolvimento é mais qualitativo, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia). Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda.

Por isso que o contrário é impossível, pois para que haja desenvolvimento econômico, com melhorias nos indicadores socioeconômicos, é necessário disponibilizar recursos financeiros que são obtidos através do crescimento econômico.

3) Explique qual a importância dos Indicadores Socioeconômicos para as políticas públicas?

Os Indicadores Socioeconômicos são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que em conjunto retratam o seu estado social e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social.

Um indicador socioeconômico é uma medida quantitativa dotada de um significado social utilizado para quantificar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com