TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sociais Conceito de Movimento

Por:   •  14/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.609 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

Movimentos Sociais

Introdução:

O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Foi a partir do século XIX, com a formação do movimento operário, que se começou a falar de Movimentos Sociais, uma vez que a contestação perdeu a espontaneidade e o carácter despolitizado característicos das sociedades pré-industriais e tornou-se organizada e politizada. Os movimentos passaram, então, a recorrer a manifestações ou greves planeadas e partidarizadas, com vista à obtenção de regalias económicas, sociais e até políticas. Em meados do século XX surgem movimentos já não centrados em questões laborais e na sua luta pela transformação económica e política, nem enquadrados pelo sindicalismo, mas baseados em valores não materialistas de cariz universal, como a paz, o meio ambiente a autonomia e identidade. Neste início do século XXI, os partidos e sindicatos tem vindo a perder o protagonismo na organização de manifestações e greves. As ações coletivas preparadas e conduzidas por atores específicos tem dado lugar a novas formas de ação social, sem líderes, sem organização, sem sede, e que recorrem às redes sociais como forma de mobilização.

Em 1968 na história e no cenário político brasileiro houve o que se pode definir como um dos diversos marcos que se sucederam no Brasil. Este ano foi demarcado com o início da reforma estudantil, que foi impactada pela resistência de estudantes brasileiros contra o regime militar que predominava ainda nesta época; dentre as medidas efetuadas pelos estudantes para atingirem o que se pretendia alcançar, se pode citar como um dos acontecimentos mais marcantes, a passeata dos cem mil estudantes brasileiros.

        O início da reforma estudantil brasileira obteve um importante foco em seus objetivos propostos de forma a ocasionar uma mobilização social que se prorrogou em todo o país. Considera-se que a força dos movimentos sociais estudantis obteve sua origem das diversas maneiras utilizadas para incentivar os estudantes brasileiros em darem início em participar de maneira ativa e da mesma maneira com relação ao cenário político brasileiro.

Objetivos:

        Os objetivos que estão estabelecidos é tratar nesse artigo acerca dos temários abaixo mencionados que serão mencionados em forma de título ou citados durante o transcrever do artigo:

  • O que são movimentos sociais segundo Tourine
  • Três pontos fundamentais dos movimentos sociais segundo Alain Tourine
  • Movimentos sociais de acordo com Tarrow
  • Boston tea party
  • Queda da bastilha
  • Movimento estudantil na França com reflexo em toda Europa
  • O importante foco de mobilização social ocasionados pelos movimentos sociais estudantis brasileiros;
  • A passeata dos cem mil;
  • Organizações representativas dos estudantes (DCE’s, UEE’s, UNE’s);
  • A resistência estudantil ao militarismo no Brasil;
  • A expansão das Universidades no regime militar;
  • Ideologia e política dos movimentos sociais estudantis;
  • Golpe de 1964;
  • O auge da repressão militar aos movimentos sociais estudantis brasileiros;
  • A retomada dos movimentos sociais estudantis brasileiros;
  • Declínio dos movimentos sociais estudantis brasileiros e os “caras pintadas”.

Justificativa:

        O início da reforma estudantil foi, evidentemente, marcado pela resistência de estudantes contra o regime militar brasileiro, pois contava com diversas organizações que representavam essa cadeia de estudantes. Entre essas, cita-se os Diretórios Centrais Estudantis, as Uniões Estudantis dos Estudantes, dentre outras organizações que também continham essa massa social popular.

        Portanto, através de cada organização que surgia mediante o passar do tempo e do cenário político, por meio das exigências das organizações acima citadas, foi possível abalar em determinados quesitos a política brasileira, bem como o regime militar que permanecia na época do ano de 1968, portanto, pode-se considerar de suma importância tratar dos temários citados anteriormente.

O que são movimentos sociais segundo a percepção de Tourine

Segundo Alain Touraine, sociólogo Frances, os movimentos sociais são ações sociais que permitem um relativo progresso social. Ele faz a diferença entre as noções de “ação social” que e relativa aos atores e dos “movimentos sociais”, referentes a mudanças. Para Touraine para que um movimento social exista é preciso ter bastante indivíduos representando a sociedade. De acordo com Alain Touraine, os movimentos sociais se caracterizam em três pontos fundamentais

Três pontos fundamentais dos movimentos sociais segundo Alain Tourine 

– o princípio de identidade: quem luta?

Em um primeiro momento, o movimento social deve escolher uma identidade, dizendo quem é que representa, em nome de quem fala, quais são os interesses que protege ou defende.

– o princípio da oposição: quem e o adversário?

O movimento social sempre luta contra uma resistência ou bloqueio; busca vencer a oposição a apatia ou a indiferença. Sem oposição, ele deixa de existir enquanto o movimento social, podendo então, se transformar em um partido ou uma organização não governamental (ONGs).

-  princípio da totalidade: por que lutar?

Um movimento social mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo particular, afirma fazer em nome de valores e realidade universais, reconhecido pela coletividade como um todo. Desse modo, um movimento social para motivar sua ação pode invocar razões como: saúde de todos, direitos humanos, o interesse nacional, a ordem desejada por Deus, a história o bem estar coletivo etc. (GOSS, K. P; PRUDENCIO, K. / EmTese, Vol. 2, n 1 (2), p. 75-91)

Movimentos sociais de acordo Tarrow

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com