TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Fundamentais da Contabilidade e os Princípios segundo o CFC e CPC

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  6.008 Palavras (25 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE I

  1. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  1. Tema:  Os Princípios  Fundamentais da Contabilidade e os Princípios segundo o CFC e CPC

  Contabilidade

 Andréia Cristina Meira da Silva          RA: 7690746950

Ana Carolina M. Barbosa                     RA: 7417619166

Cássia Sabino Mateus                            RA:7087574947

José Rafael R. Gregório                         RA:7421625674

Marcio Jonas Motta                               RA:7377573231

Patrícia H. C Raimundo                        RA: 7242591747

Karina  por favor  coloque o  seu nome e seu RA

  1.                                [pic 2]     

  2.                                    Campinas

2012

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE I

  1. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  2. Os Princípios  Fundamentais da Contabilidade e os Princípios segundo o CFC e CPC

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I, como exigência da disciplina administração Orientador: Profº.  DAINA , da  Disciplina de Contabilidade

[pic 3]

Campinas

2013

                                        

                                                

[pic 4]

SUMÁRIO

Introdução         05

Resumo        06

Desenvolvimento _        08

Considerações Finais         15

Bibliografia.............................................................................................................................................19


[pic 5]

Campinas

2013

Introdução.

O seguinte trabalho, foi desenvolvido em grupo de forma simplificada e resumida, para proporcionar maior entendimento da disciplina estudada, foi desenvolvida de acordo com as normas que nos foi proposto e estipulado pelo plano de ensino.

Os Princípios  Fundamentais da Contabilidade e os Princípios  Segundo o CFC “Conselho Federal  de Contabilidade e o CPC  Comitê de Pronunciamento Contábeis

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de Controlar  suas despesas , seus Gastos , e com isso o Procuravam uma forma  de aumentar suas posse.  Logo surgirão as primeiras administração devido a vontade  do seres humanos  em controle e registro de seus bens e Gastos, e um controle  de aumento de suas posses.  A contabilidade tem como Objetivo de presta informação , porem com o longo do tempo  a Contabilidade  foi demonstrando seus valores, foi estabelecendo Regras  para serem seguidas  as quais são conhecidas como Postulados:  Determina a onde a Contabilidade deve  Atuar

No Brasil: (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 7 todos aqueles que existiam e continuam a existir. De fato, num esforço de raciocínio, consegue-se identificar um Postulado transformado em Princípio, Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os:

1. O da Entidade

2. O da Continuidade

3. O da Oportunidade

4. O do Registro pelo Valor Original

5. O da Atualização Monetária

6. O da Competência

7. O da Prudência

E o que seria cada um  desses itens acima.

  1. Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais.
  2. Princípio da Continuidade: a continuidade ou não de uma Entidade (empresa), bem como a sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Todas as vezes que forem apresentadas as Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial) etc. ,e nessa data, ser conhecido um fato relevante que irá influenciar na continuidade normal da empresa, esse fato deverá ser divulgado através de Nota Explicativa.
  3. Princípio da Oportunidade - refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de forma integral.
  4. Princípio do Registro pelo Valor Original /(ou Custo Como Base de Valor) - as variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país.
  5. Princípio da Atualização Monetária - refere-se à correção monetária proveniente da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional. Não representava uma nova avaliação e sim o ajustamento dos valores originais para a data presente.
  6. Princípio da Competência - estabelece que as Receitas e as Despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas)
  7. Princípio da Prudência - determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente válidas para a quantificação das variações patrimoniais
  8. Princípio da Realização - Como norma geral, a receita é reconhecida no período contábil em que é realizada. A realização usualmente ocorre quando bens ou serviços são fornecidos a terceiros em troca de dinheiro ou de outro elemento ativo.

Resumo:

Os Princípios gerais da Contabilidade  foram estabelecidas  pelos conselhos Federal de Contabilidade,  pela resolução  CFC ( Conselho Federal  de Contabilidade) 750/93 e aperfeiçoada  pela Resolução ,  O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, atribui  a necessidade de prover fundamentos  para aplicação da Normas Brasileiras , porem para que houvesse um reconhecimento Federal, foi necessário o reconhecimento da Contabilidade como uma das Profissões  mais  Antiga no Brasil, dessa forma foi criado o Conselho Federal da Contabilidade,  de acordo com o artigo 2 refere se a Fiscalização da Profissão.  Antigamente os Técnicos de Contabilidade eram conhecido como guarda Livros, por esta sempre com um livro debaixo do braço.  Assim que foi assinado o Decreto , Lei nº 9.295.  foi realizado a primeira reunião a onde foi discutido e elaborado com cuidado  o Regime Interno  do CFC.  Durante esse período foi realizado três etapas de reunião na sala do ministério do Trabalho , logo mais na sede do sindicato  dos Contabilistas , porem somente na década de 50 é que se tem a sede  própria na cidade do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com