TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Fundamentais Da Contabilidade Segundo O Cpc

Exames: Princípios Fundamentais Da Contabilidade Segundo O Cpc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Os princípios de Contabilidade Segundo o CFC e CPC

Em 1930, após a quebra da Bolsa de Nova Iorque, fez-se necessário à uniformização de princípios para dar embasamento as normas e regras contábeis. No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Conforme a resolução nº 750 do CFC os Princípios Fundamentais da Contabilidade são:

1. O da Entidade

2. O da Continuidade

3. O da Oportunidade

4. O do Registro pelo Valor Original

5. O da Atualização Monetária

6. O da Competência

7. O da Prudência

Mas em 2008, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgaram a estrutura básica para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, em que são considerados dois pressupostos básicos: O regime de competência e a continuidade.

Regime de Competência

O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Os efeitos financeiros das transações e eventos devem ser reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, mesmo se não tiverem sido recebidos ou pagos.

Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.

As demonstrações financeiras informam aos usuários não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.

Portanto, proporcionam o tipo de informações sobre transações passadas e outros eventos, que são de grande relevância aos usuários na tomada de decisões econômicas.

A continuidade

O pressuposto diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta. As Demonstrações Contábeis são estáticas, não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subsequentes, a vida da empresa é continuada, até circunstância esclarecedora em contrário. Seus ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que têm em gerar benefícios futuros para a empresa, na continuidade de suas operações, e não pelo valor que se poderia obter se fossem vendidos no estado em que se encontram.

- Características qualitativas das demonstrações contábeis.

Para que as demonstrações contábeis sejam uteis para o usuário é necessário que ela tenha quatro características: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

Compreensibilidade

As informações contidas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos seus usuários, é necessário que os mesmos tenham um conhecimento razoável dos negócios. Todas as informações consideradas importantes na tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com