TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Procedimentos Metodológicos

Por:   •  20/10/2018  •  Bibliografia  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

MARCIOVANY QUIRINO GOMES

Matrícula 21755595

Teorias da Administração II

Atividade da Unidade IV: Escolas e Abordagens do Pensamento Administrativo do Período Contemporâneo.

Atividade para obtenção de nota parcial na disciplina Teorias da Administração II ministrada pelo Prof.º Dr. Manoel Carlos de Oliveira Júnior.

Referencial Teórico

Metodologia

Procedimentos Metodológicos

Conforme Loureiro apud Fonseca, (2003, p. 70), metodologia é a definição dos procedimentos técnicos, das modalidades de atividades, dos métodos que serão utilizados, conforme a natureza do trabalho, do tipo de pesquisa e dos objetivos propostos, é nesse tópico que o pesquisador irá registrar e informa os instrumentos que serão utilizados em razão de sua natureza.

A metodologia do trabalho científico serve para orientar com mais eficiência os caminhos a serem percorridos no desenvolvimento dos objetivos e procedimentos técnicos adotados no projeto.

Quanto aos Meios

Buscar referências bibliográficas é importante para atribuir credibilidade à pesquisa e situá-la no contexto do campo científico. Por isso, deve-se recorrer a fontes fidedignas, que forneçam informações de qualidade. Foi realizada pesquisa Bibliográfica, por fornecer conhecimentos científicos já publicados dando maior embasamento ao tema abordado e, pesquisa Documental, que se baseia em materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

De acordo com Gil (2002) é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Fachin (2003) tem como finalidade fundamental conduzir o leitor a determinado assunto e proporcionar a produção, coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa.

Escolas e Abordagens do Pensamento Administrativo do Período Contemporâneo.

Atividade da Unidade IV: Escolha a figura de um líder político ou organizacional, elabore um texto resumido de sua biografia e classifique seu estilo de liderança com base na bibliografia disponibilizada no ambiente virtual e em outras consultas realizadas por você.

Biografia de Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-Presidente e Líder Político

[pic 3]

 Vamos agora expor sobre a vida do maior e melhor Presidente que o Brasil já teve um homem forjado na luta social dentro do maior parque fabril da década de 80, um cidadão que saiu de uma vida miserável na infância e teve seu desenvolvimento gradativo no movimento sindical. A partir daí começou a colecionar quatro vitórias seguidas junto ao Partido dos Trabalhadores – PT que foi um dos fundadores meio ao regime militar, o qual foi vítima deste terrível episódio. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente duas vezes no período de 2002 a 2006 e conseguiu colocar sua sucessora e companheira de luta pela classe menos favorecida Dilma Vana Rousseff no poder por mais dois mandatos voltados ao povo brasileiro pelo Partido dos Trabalhadores, com políticas públicas voltadas para os mais humildes, o líder sindical e metalúrgico, que ocupou o cargo mais importante da República Federativa do Brasil, coleciona títulos e premiações dentro e fora do país, deixando os opositores cada vez mais enfurecidos por sua conduta e desenvoltura perante os grandes lidere do mundo que o admiram.

Nascido no ano de 1945, no Município de Caetés, cidade do interior de Pernambuco, Lula é o sétimo filho dos oito que o casal Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello tiveram, é uma família numerosa onde o pai os havia abandonado. Aos sete anos de idade, Lula e sua família saíram da cidade natal em busca de melhores condições de vida, uma vez que o sertão nordestino castigava seu povo com a seca contínua, onde não havia as mínimas condições de sobrevivência digna naquela época, um povo realmente sofrido e abandonado pelo poder público. Com uma viagem de 13 dias bastante exaustiva, a família Silva chega a Guarujá, onde Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias, parte de sua infância foi dedicada em trabalhos para ajudar no sustento da casa, pois sua mãe com muitos afazeres de casa, não poderia sair para trabalhar, aos 12 anos, trabalhou em uma tinturaria, foi também engraxate e office-boy, aos 14 já estava empregado com carteira assinada nos Armazéns Gerais Columbia. Em 1956 resolveram buscar novos horizontes chegando ao ABC Paulista, onde tornou-se o novo lar da família Silva e o grande pilar no desenvolvimento do seu membro mais aguerrido, o local onde se denominou o cinturão de fábricas e indústrias, importante pólo de desenvolvimento brasileiro naquele momento. Já na adolescência conseguiu uma vaga no curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional da Indústria (SENAI), após três anos se formou e iniciou um trabalho na Metalúrgica Independência, onde perdeu o dedo mínimo em um acidente. O diploma e o emprego no setor industrial o colocam em condição de vida bem melhor do que tinha tido até o momento, sobretudo pela presença do sindicato, garantidor de direitos aos trabalhadores e uma máquina com poder e fornecedora de status aos seus membros, onde foi segundo suplente na diretoria, primeiro secretário e posteriormente presidente da entidade sindical, um cidadão forjado na luta, excelente comunicador e negociador habilidoso.

Por representar a classe dos trabalhadores, Lula foi atingido pelo arbítrio do Regime Militar, um estágio horroroso na vida dos brasileiros: foi preso por incentiva as primeiras paralisações dos trabalhos, frente as oligarquias patronais da industrias, lutando por melhores condições a classe operária. Após ficar na carceragem do Dops paulista por mais de 30 dias de puro sofrimento, resolve em 1980 junto com outros integrantes fundar o Partido dos trabalhadores e se torna sua principal liderança, até os dias de hoje. Participou da eleição em 1982 para governador do estado de São Paulo, sem êxito, pois sua plataforma e seu discurso eram encarados por parcela considerável do eleitorado como radical, como tudo nessa vida não perdeu a fé, não esmoreceu, foi adiante e se elegeu deputado federal em 1986, onde pode conhecer a dinâmica da vida parlamentar, sendo um símbolo do trabalhador, graças sua trajetória tão ímpar e liderança máxima do PT, foi candidato sucessivas vezes à presidência do país: perdeu para Collor (1989), para FHC por duas ocasiões (1994 e 1998), até ser eleito e reeleito presidente em 2002 e 2006, onde mudou a vida dos mais necessitados no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com