TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos Empresariais e Avaliação do Desempenho

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Jacqueline Silva dos Santos Calheiros

Matrícula 201905035111

Exercício Proposto – Encontro 2

Riscos Empresariais e Avaliação do Desempenho

A empresa Rock S.A. está instalada no estado de São Paulo desde 2001. Sua atividade principal é a fabricação e distribuição no atacado de bolsas e carteiras em couro, para todos os tipos de público. A empresa, familiar, nasceu de um sonho de seu fundador, o Sr. João Carlos, e, aproveitando o bom momento econômico do país, expandiu suas atividades até aproximadamente 2014.

Neste último ano (2014), a empresa faturou, em média, 5 milhões por mês, enquanto no seu primeiro ano não chegou a 1 milhão. Os números, até então, mostravam crescimento contínuo, com resultados sólidos e baixa alavancagem.

Atualmente (desde 2015) a empresa é gerida por seus futuros herdeiros, Leonardo e Patrícia, que dividem as tarefas de gestão de recursos humanos, tecnologia, produção industrial e distribuição.

A empresa, a partir do referido ano, começou a ter decréscimo de vendas, além de estar com problemas de fluxo de caixa. Isso, segundo seus diretores, ocorre devido a investimentos feitos no passado, e ainda em amortização, combinado com a queda das vendas. Embora empréstimos sejam recorrentes, para cobrir o capital de giro, não há inadimplência com fornecedores, mantendo-se, sempre, o estoque de matéria-prima bastante elevado.

A combinação de fatores não favorece novos investimentos, além de forçar a empresa a tomar decisões entre investir em marketing ou manter pessoal, para possível aumento de produção e vendas.

Discussões entre os diretores já são constantes, já que há pressão por redução de pessoal e aumento do desempenho de um lado, e por outro tenta-se entender o porquê das vendas não voltarem aos patamares antes alcançados.

  1. Tendo em vista os conceitos de Gestão de Riscos e Avaliação do Desempenho, bem como do cenário econômico e político do país, aponte, descritivamente, três saídas para a empresa ter melhores resultados.

1 No texto, não explica a quantidade de funcionários, tamanho da empresa, etc. Apenas os faturamentos, quem administra e as questões financeira. Porém entendo que no atual cenário, uma das saídas é a demissão de pessoal sim, visto que há empréstimos para cobrir o capital de giro da empresa.

2 Outra decisão é terceirizar a administração da empresa, por se tratar de ser uma empresa familiar. Sabendo dos riscos, precisa de alguém de “fora” para avaliar o desempenho da empresa;

3 Investir em marketing agressivo para alavancar as vendas. Hoje em dia, tem se utilizado muito (ou somente) em marketing virtual. Digitais influenciadores, patrocinados no facebook, instagram e busca no google.

  1. Considerando o que foi explanado sobre Gestão de Riscos, aponte e explique quais são os três principais fatores de risco que a empresa enfrenta.

Os três principais fatores de riscos são:

1 Aplicações financeiras e concentração de operações bancárias – Com a alta demanda de empréstimos e, investimentos realizadas no passado, a empresa fica com risco de crédito, risco de altas taxas no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com