TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- A Influência Da Remuneração Por Desempenho Na Satisfação Dos Trabalhores

Artigo: Resenha- A Influência Da Remuneração Por Desempenho Na Satisfação Dos Trabalhores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 3

O texto tem como objetivo averiguar se os empregados que recebem remuneração por resultados tem o nível de satisfação maior em relação aos que recebem remuneração fixa. Os métodos utilizados para este estudo foram: revisão da literatura e estudo de caso.

APRECIAÇÃO CRÍTICA (no máximo 300 palavras)

Os autores abordam dados de uma pesquisa feita numa empresa varejista para verificar a correlação da remuneração por resultados com a satisfação dos funcionários. Esta se deu entre funcionários que recebiam remuneração variável e os que não recebiam.

Sabe-se que motivação é uma força que impulsiona na direção de algo. Sendo esta de natureza intrínseca, ou seja, estritamente pessoal. Estando a mesma dependente de vários fatores intrínsecos ao indivíduo, tais como: valores, necessidades, cultura, ambiente familiar, personalidade, entre outros.

Diante o exposto, conclui-se que remuneração não pode motivar um indivíduo, afinal, esta é um estímulo extrínseco.

Entre as várias definições de satisfação citadas, os autores relatam que satisfação no trabalho está ligada ao quanto o profissional gosta ou não do seu trabalho. E questionam: O que faz com que as pessoas gostem ou não do seu trabalho? Chegando a conclusão que a satisfação pode estar vinculada a um desejo, necessidade ou impulso, sem que corresponda a um motivo básico de conduta do trabalhador no respectivo local de trabalho.

Portanto, motivação está ligada aos motivos dos indivíduos e a satisfação é o resultado gerado sobre este.

Os autores ainda citam duas teorias da motivação: Hierarquia das Necessidades de Maslow e Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

Maslow para afirmar que o dinheiro é uma pequena parcela para motivar o funcionário, ele apresenta a Teoria da Hierarquia das Necessidades que diz: o ser humano satisfaz suas necessidades por meio de uma sequencia lógica.

Para o autor, há cinco necessidades básicas hierarquicamente ordenadas: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima, de autorrealização. Sendo que esta última necessidade diferencia-se das demais por ser insaciável.

A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, diz que fatores relacionados à satisfação no trabalho são denominados “fatores higiênicos”. Tais fatores são extrínsecos ao indivíduo. No ambiente de trabalho são eles: salário, condições de trabalho, relação interpessoal, segurança, política e administração da empresa. Estes fatores, se ausentes, geram insatisfação. Porém, se presentes, não bastam para causar satisfação.

Já os “fatores motivacionais”, intrínsecos ao indivíduo, estão ligados aos sentimentos de: realização, reconhecimento, o próprio trabalho em si, responsabilidade, possibilidade de progresso. Diferente dos fatores higiênicos, estes, quando ausentes, não proporcionam insatisfação. Porém se presentes, são capazes de causar motivação.

Ao final da pesquisa, os autores chegam à conclusão que a simples adoção da remuneração variável não é suficiente para obter maior satisfação dos empregados. Sugerem que cada organização deve achar o melhor mix na sua relação com seus trabalhadores, considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com