TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os dois principais tipos de líderes no filme "O amor é contagioso"

Resenha: Os dois principais tipos de líderes no filme "O amor é contagioso". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Resenha  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  2.619 Visualizações

Página 1 de 6

1. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar principalmente, aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento. Realize uma pesquisa e responda, se os acontecimentos no filme: o amor é contagioso; há visão empreendedora e justifique.

Resposta: Sim, no filme “O amor é contagioso”, há visão empreendedora por parte de Patch Adams, no momento em que ele tomou a iniciativa de tratar de pacientes doentes (fisicamente e psicologicamente) de uma forma diferente, que não fazia parte dos padrões que eram utilizados no hospital que Patch trabalhava. Ele tomou a liderança de um projeto, e arcou com as responsabilidades de seus atos para colocar em prática tudo aquilo que ele (com senso crítico) achava necessário para a recuperação de um paciente, e para que o tratamento criado por ele pudesse ajudar essas pessoas. Para criar esse tratamento, Patch observou os problemas e as necessidades dos pacientes com quem convivera por um tempo num sanatório, e encontrou soluções para esses problemas, suprindo também as necessidades. Essas são características de um empreendedor.

2. Apresente dois conceitos de liderança através de citações. Faça uma reflexão e pontue quais os estilos de liderança que são apresentados no filme, e as respectivas características predominantes de cada um desses estilos.

Resposta: "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. A liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais.” CHIAVENATO (1983, p. 125).

“A liderança deve ser permeada por uma mesma linguagem e linha de pensamentos e ações para fazer-se cumprir positivamente e conforme.” MAXIMIANO (1990 p. 273)

No filme existem dois tipos principais de lideranças, que são representados pelo Patch e pelo Dr. Walcott (reitor da Universidade onde Patch estuda). O estilo de liderança de Patch é o de Liderança Paternalista e Liberal, que são representadas por características como: equipe e o líder têm relações interpessoais similares às de pai e filho; é confortável para os liderados pois evita conflitos; a equipe tem mais liberdade na execução dos seus projetos; equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Mas uma das mais fortes características é o estilo Visionário, que conduz as pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o clima de trabalho. É apropriado para situações onde ocorram mudanças que exigem uma nova visão. Já o estilo de liderança de Walcott é o de Liderança Autocrática, no qual: o líder é focado apenas nas tarefas; o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados; ele determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo; determina a tarefa que cada um deve executar e ainda qual o seu companheiro de trabalho; o líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. A característica mais forte de Walcott é do estilo Pressionador, rígido, que tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de trabalho, pois é frequentemente mal executado.

3. No livro o Monge e o Executivo, no capítulo dois o autor mostra a necessidade e flexibilidade que um líder tem de ter em saber identificar os velhos paradigmas e se adaptar aos novos. De forma simples ele explica

que o que são paradigmas. E em tempos passados, mas precisamente no período da burocratização, as estruturas internas das empresas eram exigentes, de modo a determinarem a seus empregados toda a atenção voltada para o nível hierárquico mais alto, fazendo com que todos ficassem preocupados em atender as vontades do presidente, e somente dele, visando assim apenas o lucro. Voltando para as empresas atuais, os novos paradigmas, como afirma o livro, arranjam uma nova estrutura, esta baseada na liderança servidora, pois todos tendem a satisfação dos seus clientes, sendo o lucro uma consequência deste empenho. Tendo como base o filme: o amor é contagioso e o livro o monge e o executivo, você na qualidade de líder faça uma analise comparativa das duas realidades organizacionais.

Resposta: Tendo como base o filme: o amor é contagioso e o livro o monge executivo, podemos observar que se encontram duas realidades: de quem vive e de quem trabalha.

Por exemplo, quem trabalha no hospital possui regras impostas, na qual, não se pode restringi-las ou desafiá-las. Enquanto aqueles que vivem, como no caso os pacientes, eles a observam; talvez percebendo que há necessidade de mudanças ou melhorias. Pois com elas, poderiam surgir aspectos positivos que refletiria sobre todos.

Em relação aos paradigmas citados no filme, podemos observar que o Patch Adams não queria somente tratar a saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com