TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os princípios da administração científica de Frederick Taylor

Artigo: Os princípios da administração científica de Frederick Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Artigo  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

A palavra Administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. O conceito de administração foi criado acerca de 3.000 a.C. onde surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais (MAXIMIANO 2012). Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

Os princípios da administração científica de Frederick Taylor

Taylor nasceu nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 e é considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas.

Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas.

No seu principal livro, Os Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.

Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha (autoridade vertical).

A seguir descrevemos os principais pontos de sua teoria:

- princípios científicos em substituição ao empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com