TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os problemas que existem na política de gerenciamento de caixa

Pesquisas Acadêmicas: Os problemas que existem na política de gerenciamento de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

1-A administração de uma empresa gira em torno de dinheiro. A partir do momento em que os administradores desta possuem o controle de todas as operações, a administração do capital investido torna-se mais fácil. Como os sócios procuram aumentar sua riqueza, o lucro é o objetivo final das operações. A melhoria da administração do disponível de uma empresa pode auxiliá-la no sentido de buscar a maximização dessa riqueza, identificando os pontos fortes e fracos. Através da identificação dos problemas existentes na política de administração do caixa, o fluxo pode ser melhorado com o auxílio do administrador financeiro, para que este possa demonstrar aos proprietários e acionistas onde buscar recursos e, até mesmo, onde investir recursos que possam estar sobrando na empresa. Essa tarefa do administrador financeiro necessita de conhecimento de todas as áreas da empresa, bem como de previsões de pagamentos e recebimentos identificados a tempo de se buscar recursos de terceiros, quando necessário

2-O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Tabela de conteúdo [esconder]

1 Exemplo

2 Em relação a termos monetários

3 Diferenças entre custo econômico e custo contábil

4 Alguns tipos de custo de oportunidade

Exemplo

Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês e que o mercado absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

3-Sim, porque o orçamento empresarial é importante para tomada de decisão

Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

4-É o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, a partir das entradas de caixa.

5-É muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes e neste post vamos abordar justamente o que significa cada um deles.

É um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente publico, seja ele municipal, federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

As Contribuições estão divididas em dois grupos:

• Especial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com