TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa Um Modelo Para Gerenciamento De Riscos

Artigos Científicos: Fluxo De Caixa Um Modelo Para Gerenciamento De Riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  5.693 Palavras (23 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 23

9

Revista de Ciências Gerenciais

Vol. 16, Nº. 23, Ano 2012

Luzia Felix da Silva

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

luziafs@terra.com.br

Hugo David Santana

Universidade Anhanguera-Uniderp

hugodavidsantanas201@gmail.com

Carlos Alberto Hoffmann

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

carhoffmann@uol.com.br

FLUXO DE CAIXA

Um modelo para gerenciamento de riscos

RESUMO

Este trabalho foi realizado através de estudos bibliográficos com o objetivo de mostrar a importância da elaboração do Fluxo de Caixa na gestão financeira da Empresa. Esta ferramenta, de fácil elaboração e acompanhamento, requer um planejamento estrategicamente elaborado com intuito de correção dos desvios e realinhamento das atividades previamente delineadas. Observando a Globalização da Economia, avanço tecnológico acelerado e o perfil de exigência do consumidor, requer que o Administrador Financeiro tenha uma perfeita sintonia com todos os departamentos da empresa. Que todas as áreas estejam comprometidas no fornecimento de informações precisas para a consecução dessa ferramenta gerencial que visa o sucesso das decisões em tempo hábil, fazendo com que seus dirigentes sejam eficientes e eficazes para atender o mercado consumidor, e ainda reduza prováveis riscos.

Palavras-Chave: elaboração do fluxo de caixa; planejamento; administração financeira.

ABSTRACT

This research was performed by bibliographical studies aiming to show the importance of preparing the cash-flow in the financial management of the Company. This tool, with easy preparation and monitoring, planning requires a strategically designed with the aim of deviation correction and realignment of activities previously outlined. Noting the economic globalization, rapid technological advance and the profile of consumer demand, which requires the Finance Director has a perfect harmony with all departments. All areas have to be committed in providing accurate information to the achievement of this tool. Management aimed at the success of decisions in a timely fashion, becoming its leaders is efficient and effective to answer the consumer market, and also reduce possible risks.

Keywords: Preparation of Cash-Flow; Planning; Financial Management.

Anhanguera Educacional Ltda.

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 4266

Valinhos, São Paulo

CEP 13.278-181

rc.ipade@anhanguera.com

Coordenação

Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE

Informe Técnico

Recebido em: 27/10/2010

Avaliado em: 19/07/2011

Publicação: 22 de novembro de 2012

10 Fluxo de caixa: um modelo para gerenciamento de riscos

Revista de Ciências Gerenciais  Vol. 16, Nº. 23, Ano 2012  p. 9-25

1. INTRODUÇÃO

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), é uma peça contábil relativamente nova no campo da Contabilidade, teve suas primeiras publicações na década de 80, surgindo em substituição à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) em diversos países como Canadá, Estados Unidos, conforme evidência diversos autores. Argumenta-se de que esta é propicia por conta da facilidade de manuseio por parte do usuário, bem como da diversidade de informações não elencadas na DOAR. Sendo que esta contempla além dos valores do disponível, outros valores a receber e pagar, além dos estoques. Observa-se que o administrador financeiro é responsável pelo estabelecimento de políticas que influenciam o volume de ingressos no caixa e na acumulação de valores a receber, da mesma forma, os desembolsos de numerário, resgates dos valores a pagar e da reposição de estoques em níveis compatíveis com o ciclo operacional da empresa.

Zdanowicz (2004) acresce que o bom administrador financeiro deve, periodicamente, conferir e avaliar os resultados de suas políticas, para que possa efetuar as correções que se façam necessárias, bem como empregar medidas saneadoras e corretivas sobre os pontos de estrangulamento detectados na empresa.

Corrobora-se de que esse é um pensamento comum a todos os investidores em uma atividade econômica, embora saiba dos inúmeros fatores externos e internos que influem no desenvolvimento da empresa. Como os fatores externos são de difícil mensuração e controle, intensifica-se a necessidade de maior atenção aos fatores internos com intuito de minimizá-los ou quiçá mantê-los controlados, focando esforços para os fatores externos, já que estes também contribuem para as tomadas de decisões.

Experiências demonstram que grande parte das empresas inicia suas atividades e permanecem no mercado por dois ou três anos, ou até menos, justamente por falta de conhecimento de mecanismos que facilite o controle financeiro ou até mesmo por desconhecer da própria atividade em que está se dedicando, dentre eles se destaca a falta de estratégia, planejamento do fluxo de atividades e nesse contexto se incluiu o fluxo de caixa.

É sabido que o objetivo de uma atividade econômica é o lucro e ele pode ser consumido com facilidade ou nem chegar a ser atingido, por falta de ferramentas de planejamento e controle e que facilite a identificação de problema no percurso.

Neste trabalho buscar-se-á mostrar a importância do fluxo de caixa para tomadas de decisões na empresa. Sendo ele, um facilitador para planejamento dos ingressos e desembolsos de caixa, facilitarão gerir recursos, programar investimentos que visem o

Luzia Felix da Silva, Hugo David Santana, Carlos Alberto Hoffmann 11

Revista de Ciências Gerenciais  Vol. 16, Nº. 23, Ano 2012  p. 9-25

aumento da produção ou produtividade, melhorias na qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com