TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER E PLANO DE AÇÃO

Por:   •  4/7/2022  •  Monografia  •  6.152 Palavras (25 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

PARECER E PLANO DE AÇÃO

BELÉM 2022

EUCLIDES ROBERTO AMARAL COSTA

PARECER E PLANO DE AÇÃO

Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis, Faculdade Educacional da Lapa – Fael, como requisito parcial de aprovação na disciplina prática de experiência contábil.

Orientador: Daiane Lolatto

BELÉM 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4

REFERÊNCIAL TEÓRICO...........................................................................................5

  1. DESENVOLVIMENTO        6
  1. ANÁLISE DOS ÍNDICES        6
  2. PARECER        10
  3. PLANO DE AÇÃO        14
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

O processo eficaz para se alcançar um desenvolvimento com base em planejamento estratégico dentro de uma organização está alicerçado sob uma análise financeira consistente e precisa. Segundo afirma Souza e Borinelli (2009) para se materializar a missão em realidade conforme o modelo de gestão, o primeiro passo é desenvolver um planejamento estratégico.

No Brasil, já se fez notória a desenvoltura empreendedora da população, no entranto, ter paixão e criatividade empreendedora não é a mesma coisa que ser gestor. Segundo EXAME (2016) o número de novas empresas no país foi de 1.020.740 só no ano de 2015. Porém, conforme dados apresentados por BRASIL ECONOMICO (2017), das 733,6 mil empresas que nasceram em 2010, apenas 37,8% sobreviveram até 2015. Com isso, podemos visualizar validade na afirmação feita acima sobre empreender e gerir. Segundo Reis e Armond (2016) o empreendedor deve carregar consigo algumas características inerentes ao desafio: o mesmo deve ser tolerante a risco; apresentar disciplina e capacidade planejadora; estampar a capacidade de vislumbrar tal empreendimento muito antes do mesmo ser iniciado.

A gestão empresarial está bem mais além do que meras diretrizes falhas observadas por “aventureiros” do mercado empresarial, pois, como afirma a citação acima, “apresentar disciplina e capacidade planejadora” já é uma caracteristica de gestor consciente e capacitado, não apenas de forma laboral, mas também, de forma acadêmica. A gestão estratégica se faz necessária para uma base firme de toda e qualquer empresa.

A empresa fictícia, AÇAI DA LOLI S/A apresenta dados que demonstram uma estrutura firme? A empresa tem trabalhado com “folga” financeira ou está no limite? A mesma utiliza mais capital próprio ou capital de terceiros? A organização em foco está preparada para enfrentar uma crise circunstancial ou se caso houvesse, a mesma fecharia as portas? O seus indices são favoráveis ou preocupantes? Está empresa necessita de um plano de ação imediáto?

Muita das vezes, a falta de preparo por parte dos gestores é fator determinante para o insucesso da maioria das organizações que abrem falencia, principalmente no Brasil.

Assim, este trabalho possui como objetivos gerais a análise de dados para o desenvolvimento de um plano de ação, sempre embasado no planejamento estratégico e na qualificação dos gestores.

Em seguida, trataremos como obejtivos específicos com um  parecer conforme análise de dados recebidos da empresa fictícia e a elaboração de um plano de ação para que a mesma tenha uma melhor desenvoltura junto ao mercado que já se mostrou extremamente competitívo.

Neste plano de ação, iremos apresentar os índices como: Liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade da corporação inicada. Desta forma, abordaremos como corpo integrante deste documento a estrutura: Intrudução com a esplanação principal; o desenvolvimento com uma base na análise dos dados obtidos, elaboração do parecer conforme tais dados e elaboração de um plano de ação; seguindo com as considerações finais e referências.

REFERENCIAL TEÓRICO

De forma empírica ou observativa, tomamos os dados da empresa em questão e trazemos um embasamento como já mencionado, no planejamento estratégico. O intuito é apresentar uma matriz de desenvolvimento estruturada para obtenção de melhores resultados para tal organização.

Como já vimos anteriormente, temos muitas empresas novas iniciando suas trajetórias como muitas outras encerrando suas atividade. Qual seria a situção do AÇAI DA LOLI S/A junto ao mercado? Nossa organização em cheque repousa em bons dados financeiro? Seus índices são coerentes para afirmamos que a organização citada descansa em “águas tranquilas”? Em caso de crise sem precedentes, como nossa empresa reagiria?

Um plano de ação se faz necessário para toda e qualquer empresa que almeje voos mais altos e uma consistencia junto ao mercado globalizado. Alicerçado em raizes do planejamento estratégico podemos vislumbrar diretrizes eficientes e coerentes para um passo-a-passo preciso e consitente de um desenvolviemnto financeiro saudável alimentando assim o “coração” da empresa. Segundo Souza e Borinelli (2009), no planejamento estratégico, os propósitos da organização como um todo, relativo à relação desta com o ambiente num primas de médio e longo prazo, são caracteristicas que focam em direcionar o planejamento operacional.

Temos como exemplo a Marvel. Segundo CAPITAL ECONOMICO (2020) a Marvel que quase fechou as portas no anos 90 com uma dívida de mais de 600 milhões de dólares após a queda de suas vendas em 70%, desenvolveu um plano de ação embasado em planejamento estratégico realizando a venda de boa parte de seus direitos autorais para o cinema, a Marvel se reerguel e hoje vale milhões de dólares.

Mais exemplos pertinentes quanto a planejamento estratégico em meio a crises, podemos mencionar a Puma. Conforme CAPITAL ECONOMICO (2020) a Puma esteve por um fio de abrir falência devido a grande concorrência e a mudança da administração nos anos 90. Graças a um planejamento estratégico desenvolvido por seu novo gestor, Jochen Zeitz, houve um plano de reestruturação e a marca está até hoje no mercado com força total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com