TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (GUIA DE PROJETOS PMBOK)

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

(GUIA DE PROJETOS PMBOK)

Universidade Católica de Pernambuco

Disciplina: Consultoria Empresarial

Recife, 03 de dezembro de 2016

 

  1. O QUE É PROJETO?

O projeto é uma atividade temporária que é aplicada com a finalidade de alcançar objetivos previamente planejados, pode ser um produto, um serviço ou uma modificação para alcançar o resultado desejado. É um esforço temporário pois seu início, desenvolvimento e fim são definidos. Esse fim pode ocorrer quando o objetivo é alcançado; quando ele é impossível de ser alcançado; quando a necessidade do projeto deixa de existir ou quando o cliente decide que ele deva ser finalizado. O termo temporário se refere ao projeto como projeto em si, pois quando implantado passa a ser mudança, resultado e realidade.

Cada projeto tem a missão de criar algo único, seja seu objetivo qual for. Pois cada um carrega a personalidade e as individualidades de seus “clientes”. O esforço do trabalho em um projeto é incessante, e muitas vezes segue princípios repetitivos, porém sua natureza única e exclusiva torna o âmbito da criação de projetos um terreno cheio de incertezas e variações, e isso demanda um grande estudo antes de seu desenvolvimento e aplicação.

Um projeto pode ser implantado em qualquer nível organizacional e com diferentes objetivos, alguns deles são criar produtos e serviços, aprimorar os já existentes, ou ainda alcançar objetivos em nível organizacional, quando implantados na criação ou aprimoramento de sistemas em empresas ou organizações.

  1. O QUE É UM ESCOPO DE PROJETO? (EXEMPLO HIPOTÉTICO)

Segundo o guia PMBOK um escopo de um projeto é basicamente a soma de todos os produtos, serviços e resultados a serem utilizados e fornecidos em prol da implantação do projeto. Está etapa é justamente o controle do que foi utilizado no projeto, e à partir daí o monitoramento dos seus resultados.

Um exemplo Simplificado de um escopo de projeto:

ESCOPO DE PROJETO

(Ação de Marketing do produto “normaderm” em farmácias do Recife)

  • OBJETIVO DESSE ESCOPO:

Descrever de forma clara qual trabalho deverá ser realizado e detalhar as entregas que serão produzidas pelo projeto.

  • OBJETIVO DO PROJETO

Tornar o novo produto da marca mais conhecido no mercado recifense, e fechar pedidos com no mínimo 80% dos estabelecimentos onde a ação foi feita

  • JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A marca Vichy criou esse novo e único produto, com base nas peles brasileiras, e temos como objetivo apresenta-los ao nosso público de forma bastante tangível e impactante.

  • DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO

O projeto será iniciado no dia 03 de dezembro de 2014, seu início inclui estudo de localização, estudo de público alvo, e desenvolvimento de promoções. No dia 09 de janeiro o projeto será posto em prática por meio de ações em farmácias com localizações estratégias nas principais regiões da cidade. A ação será feita por representantes comerciais da marca que estarão nas farmácias apresentando o produto e distribuindo amostras grátis.

  • DEFINIÇÃO DE ESCOPO
  • ESCOPO DO PRODUTO

A ação deve promover o novo produto da marca, e fidelizar clientes em toda a cidade, tendo como objetivo firmar pedidos com no mínimo 80% das farmácias onde serão realizadas as ações.

  • ESCOPO DO PROJETO

Para criação e desenvolvimento do projeto serão utilizados os conhecimentos de 3 dos nossos profissionais em Marketing.

Para a implementação do Projeto os 18 representantes comerciais da marca estarão localizados em 9 das principais farmácias da Cidade do Recife, suas localizações precisam ser estratégicas, pois o público alvo se encontra nas zonas Sul e Norte da cidade. Também haverá ações em duas farmácias da zona leste da cidade, já que o produto por alcançar públicos diferentes se mostrou muito popular em nossas pesquisas, principalmente no quesito Preço.

Será necessário o Aluguel de 3 vans que irão possibilitar a mobilidade dos representantes junto ao acervo de amostras e panfletos que cada um deverá utilizar na Ação.

A divulgação da Ação será feita por meio de redes sociais, tanto da marca quanto das farmácias parceiras no projeto.

  • PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADO

O objetivo principal do projeto é tornar o produto conhecido e admirado no mercado. Consequentemente alavancar suas vendas iniciais e alcançar a meta de fechar pedidos com no mínimo 80% das farmácias participantes. Aumentando assim o prestigio do produto e da marca na cidade e posteriormente no estado.

3. O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Primeiramente, é necessário saber que projeto é um conjunto de atividades temporárias que são realizadas em grupo e destinadas a produzir um único resultado (produto ou serviço). Logo, gerenciamento de projetos é a aplicação dos conhecimentos, habilidades e técnicas, para que se consiga esses resultados de maneira eficaz. Trata-se de uma estratégia para as organizações, pois com o correto desenvolvimento desse gerenciamento e por conseqüência com o sucesso do produto ou serviço por ele realizado, ela terá mais “força” para competir no mercado.

Existem 47 processos do gerenciamento de projetos e estes, são agrupados em cinco grupos de processos. São eles:

1. Iniciação

2. Planejamento

3. Execução

4. Monitoramento e controle

5. Encerramento

Para a execução desse gerenciamento de projeto, é realizado um “estudo” de todas as características e possíveis conflitos que poderão surgir na fabricação do serviço ou produto. Primeiramente deverá ser identificado e a analisado todos os requisitos necessários para essa realização. Fazendo, logo após a análise fatores conflitantes como a qualidade, orçamento e riscos e, procurando equilibrá-los. A atuação da equipe dependerá dessas características determinadas para cada projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com