TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa: Natureza do Projeto e Desenvolvimento

Trabalho acadêmico: Pesquisa: Natureza do Projeto e Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.779 Palavras (16 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. ETAPA 1 – Passo 1 3

2.1 Pesquisa: A Natureza de um Projeto e Desenvolvimento 3

2.2 A Gestão de Projetos 4

2.3 Escolha do projeto 6

3 .Passo 2 – Questionário sobre o projeto 7

4. Passo 3 – Relatório 8

5. Passo 2 – Riscos do Projeto 12

6. Passo 3 - Relatório 13

7. Conclusão 16

8. Bibliografia 19

INTRODUÇÃO

Atender as expectativas é algo que toda empresa deseja alcançar. Para isso ocorrer, há uma série de estratégias e técnicas que devem ser estudadas e identificar qual delas melhor se aplica a necessidade da empresa.

O estudo através da gestão de projetos permite não só identificar o que a empresa precisa, mas também a focar em objetivos de forma clara e aumentar a visão do negócio. Com base no conceito do que significa todo este estudo, foi possível elaborar um trabalho com as principais informações contidas no estudo de gestão de projetos e repassar de forma simples, mas convencional para os leitores compreenderem de uma maneira mais acessível, dando a oportunidade de um futuro interesse pelo tema.

O estudo do tema Gestão de Projetos tem como objetivo apresentar o significado do tema, como é aplicado nas empresas e o qual o resultado esperado quando da implantação de um projeto.

ETAPA 1 – Passo 1

Pesquisa: A Natureza de um Projeto e Desenvolvimento

A definição de projeto fica mais fácil de ser compreendida quando entendemos por projeto algo que foi pensado, planejado, posto em prática e finalizado. Ele é criado com a finalidade de ser concluído, com objetivos claros e bem definidos.

Como saber se é projeto ou desenvolvimento de um negócio?

Primeiramente, o projeto possui começo, meio e fim, com prazos estipulados seja pela empresa ou a necessidade do cliente.

Exemplo:

O dono de uma empresa de refrigerantes precisa aumentar o nível de produção devido a grande procura pelo seu produto e a sua fábrica não está suportando o número de pedidos.

O dono tem de agir com cuidado, mas também tem de ser rápido em sua decisão para não perder clientes para a concorrência. Então ele monta um plano de negócios, entende que para ocorrer à aceleração de sua produção deve criar uma máquina mais poderosa do que as que operam na fábrica.

A criação da máquina e sua implantação na empresa é um projeto.

A produção de refrigerantes é uma operação da empresa.

Mas devemos entender que projeto não está só relacionado com a indústria e máquinas. A criação de um novo software, a construção de um estádio esportivo, desenvolvimento de um produto novo e a construção de apartamentos também são exemplos de projetos.

O negócio é algo indefinido. Ninguém deseja que o negócio acabe em algum momento, mas que continue sempre gerando lucro para a empresa.

A Gestão de Projetos

Todo empreendedor ao investir em seus negócios ações com propósito de aumentar a lucratividade com certeza não quer perder a oportunidade e quer garantir o sucesso. Por isso algo antes da prática dever ser feito, um estudo ou uma análise. Como dito antes, um projeto deve ser pensado com o intuito de ser finalizado. Este estudo/análise existe e o Project Management Institute (PMI: instituição internacional que promove a gestão de projetos) desenvolveu um método que reúne técnicas e ferramentas para aplicar desde a o início do projeto até sua conclusão. As técnicas e ferramentas se tornaram padrão para o gerenciamento de projetos e é recomendável principalmente pelo fato de “esboçar” todo o planejamento da empresa, desde prazos estipulados a custos esperados e aumentar as possibilidades de o projeto ser um sucesso.

O trabalho desenvolvido pelo PMI (PMBOK) é divido em nove áreas do conhecimento:

1. Gestão de Escopo: é a direção do projeto, o que precisa para ele seguir adiante, identificando as necessidades, finalidades e alterações durante todo o projeto;

2. Gestão de Tempo: lida com a pontualidade em que os processos são desenvolvidos;

3. Gestão de Custo: basicamente é o controle de custos que o projeto possui. Com o gerenciamento dos custos do projeto, são estudados as estimativas de lucro, a determinação do orçamento e o controle de custos;

4. Gestão de Qualidade: procura atender as necessidades e requisitos do projeto. Segundo o PMI “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso”;

5. Gestão de RH: onde ocorre o desenvolvimento do projeto através de um gestor, que definirá uma equipe preparada para lidar com o projeto. A gestão de RH possui quatro processos básicos: planejamento de recursos humanos, contatar ou mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto e gerenciar a equipe do projeto;

6. Gestão de Comunicação: fator importante para integrar todas as partes do projeto, pois o gerenciamento das comunicações aplica o procedimento que garante a geração de informação, a coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destino das informações. Cabe ao gestor o maior comunicador entre os envolvidos no projeto;

7. Gestão de Riscos: método de precaução onde há o planejamento de possíveis ações para cada tipo de situação em que se encontra o risco. O gerenciamento de risco passa por um processo de avaliações dividido em etapas, são elas: planejamento do gerenciamento dos riscos, identificação, análise qualitativa, análise quantitativa, planejamento de respostas e o monitoramento e controle de riscos;

8. Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com