TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTAO QUALIDADE

Por:   •  22/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

2.1. ECONOMIA E MERCADO

A microeconomia das organizações está relacionada com o comportamento do consumidor e com seus critérios para a escolha dos produtos que irá consumir.

A microeconomia estuda a maneira como o consumidor gasta a sua renda, de forma a ter o maior grau de satisfação possível. Estuda, também, a maneira como a empresa emprega os fatores de produção para obter o maior lucro possível (SILVA; LUIZ, 2001, p. 39).

A microeconomia da Aguas da Prata é influenciada pelo poder de compra de bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis, que são os maiores consumidores de água engarrafada. Em sua menor parte estão os consumidores provenientes da população, que consomem água mineral nos bebedouros de uso doméstico.

Em geral, quanto maior o poder aquisitivo das pessoas, maior será sua frequência em comércios e restaurantes, e mais provável será o consumo de água mineral envasada. Esse setor não costuma ser tão afetado por crises econômicas, porém passa sim por reduções perceptíveis em alguns momentos específicos, como nessa pandemia que o mundo tem vivenciado nos últimos meses, que levou muitas pessoas ao desemprego, e consequentemente a reduzirem vários tipos de produtos que consomem, principalmente lanchonetes e restaurantes, que por estarem fechados acabam não consumindo bebidas como em épocas normais.

Segundo Gremaud et al. (2011, p.2), “com o objetivo de analisar o processo de determinação de preços e quantidades, a Teoria Microeconômica preserva em sua análise as características individuais de cada fator de produção”.

A oferta e a demanda são reguladoras do funcionamento do mercado, pois elas são as forças que determinam preços e quantidade de produtos oferecidos ao consumidor. A oferta é determinada pelo vendedor em conjunto com o mercado em que atua, enquanto a demanda depende do interesse do consumidor. Para um melhor entendimento sobre a abordagem microeconômica da empresa Águas da Prata, foi realizada uma simulação da curva de oferta e demanda com intuito de demonstra como funciona o mercado de aves, e que este não é influenciado de maneira significativa pela economia mundial.

Gráfico 1: Curva de oferta Gráfico 2: Curva de demanda

Fonte: O autor (2020) Fonte: O autor (2020)

A curva da oferta é inversa à da demanda. A curva de oferta tem inclinação ascendente, onde quanto maior o preço do produto, maior a quantidade produzida/vendida. As curvas de oferta e demanda permitem discutir a elasticidade da curva de demanda pelos produtos e pelos serviços da empresa objeto de estudo, ou seja, aqui se deve analisar se a curva de demanda no mercado daquela empresa é elástica ou inelástica. A curva da demanda se movimenta na medida em que o preço do produto aumenta ou diminui, alterando em consequência a quantidade consumida.

Sobre a macroeconomia, Garcia; Vasconcellos (2002, p.83), explicam que:

[...] estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Existem diversos índices que acompanham as variações dos preços e as mudanças no custo de vida, entre outras coisas, e pelos quais é medida a inflação. Os índices da inflação são divulgados por diversas instituições como IBGE, FIPE, FGV e IBRE. (VASCONCELLOS; GARCIA, 2012)

Voltando para a questão da pandemia mencionada anteriormente, o país está vivendo uma fase com sérios agravantes para todos, empresas e população, onde o desemprego aumentou e com isso o poder aquisitivo diminuiu, levando muitas indústrias a reduzirem sua produção devido a redução na demanda. E por fim, chega-se a um quadro de ausência de alguns produtos nos mercados, que irá influenciar uma alta nos preços.

A evolução das taxas de juros se baseia nas metas de inflação, no superávit primário e na política de câmbio flutuante. Essas variações de taxas são dependentes de financiamento interno e externo. A taxa Selic é utilizada para alcançar a meta da inflação, então quando ela é aumentada os preços sofrem alterações, os juros ficam maiores e encarecem o crédito e estimulam a poupança. Se os juros básicos forem reduzidos, então o crédito fica mais barato e a produção e consumo são incentivados, o que diminui o controle da inflação. (VASCONCELLOS; GARCIA, 2012)

Apesar da instabilidade econômica no país nos últimos anos, a empresa tem seguido firme em suas atividades, inclusive nos planos de ampliação que começaram a se consolidar em 2019, com a inauguração de uma filial na cidade de Cunha/SP, quase divisa com o estado do RJ. Nessa filial a empresa almeja aumentar seu portfólio de bebidas produzidas/envasadas para ganhar um novo espaço no mercado.

2.2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A gestão eficaz dos estoques vai além do controle físico e contábil dos materiais que somente demonstram o ativo em estoque da empresa. O controle de estoque é realizado através de um sistema que permite trabalhar com estoques e lançar requisições de compra, orçamentos e cotações, emitir notas fiscais e demais controles necessários para o funcionamento desse setor.

Os produtos envasados pela Águas da Prata são estocados por um período mais curto possível, para que estejam sempre sendo renovados. Estão trabalhando com a aquisição de peças de reposição na manutenção, pois apesar de não precisar de determinado material no momento, podem precisar em grande escala mais tarde, e talvez o limite liberado para despesas do centro de custos do departamento não permita comprar tudo de uma só vez. Assim, a empresa trabalha com uma visão estratégica de quem coordena esse departamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com