TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO DA QUALIDADE NISSAN UNIP 2019

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 10

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

PORTO REAL/2019

Nº.

NOME

RA

01

Ailton Fernandes Domingos

1912564

02

03

04

05

06

INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIMII) abrange as disciplinas de: Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada.

Vou mostrar a importância da economia para o desenvolvimento de uma localidade, região, ou seja, da sociedade um todo. Em recursos materiais e patrimoniais o que a empresa tem disponível em termos de matéria prima, insumos, maquinários e como administra seu patrimônio, E já em matemática aplica como lida principalmente no mercado de vendas, pós-vendas e com a demanda de seus produtos. Essas abordagens estarão inseridas no processo utilizado pela Nissan situada no pólo industrial da cidade de Resende – Rio de Janeiro, que logo abaixo será apresentada de maneira mais detalhada.

        Nissan do Brasil

Nissan Resende:

Em 2011, o presidente do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, anunciou a construção de uma nova fábrica para a Nissan no município de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano.

Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12 v e 1.6 16 v. A Nissan tem cerca de 2, 400 funcionários no Brasil.

Para apoiar o seu crescimento, a Nissan mantém sua sede administrativa na cidade do Rio de Janeiro, além de contar com uma unidade regional de vendas em São Paulo. Já um novo centro de treinamento com dois mil m², em Jundiaí (SP, é responsável por capacitar os profissionais da rede de concessionárias conforme os padrões mundiais de qualidade da fabricante. Rede que, atualmente conta com 169 concessionárias no Brasil.                                

[pic 2]

Figura 02: complexo Industrial de Resende (RJ)

VISÃO:

Ser a mais eficiente empresa do comércio de veículos, superando as expectativas de nossos clientes com produtos com excelência em qualidade e ótimas condições de comercialização.

MISSÃO;        

Prestar aos clientes um serviço diferenciado, pautado sempre na excelência do atendimento e na qualidade superior de seus produtos.

VALORES:

Respeito aos clientes, funcionários e fornecedores. Atuação idônia em todos os níveis, na certeza que só as ações pautadas na ética e na transparência fazem empresas duradouras.

  1. ECONOMIA E MERCADO

A palavra-chave para entender o que é objeto do estudo em economia é escassez, quando não temos à nossa disposição tudo que desejamos. Essa escassez, portanto, faz com que tenhamos de fazer escolhas, entre outras, a respeito do que produzir e consumir.

Guimarães e Gonçalves (2010, p.184) indicam:                                                                                                                      Economia é a ciência que estuda como recursos   escassos das sociedades são alocados tendo por base as decisões individuais de consumidores, trabalhadores, firmas etc. [...] é a ciência que analisa as escolhas individuais e suas interações.

Tecnicamente falando, entende-se Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos(casa) e nomos (costumes ou lei), daí “regras da casa”. (site O Economista).

Abordagem microeconômica do mercado: A Nissan alavancou a economia na cidade de Resende e nas cidades vizinhas (Porto Real, Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda) gerando empregos (diretos e indiretos), E no consumo de matérias-primas e insumos.

O comércio também foi afetado(positivamente) pelo aumento da demanda de serviços como: restaurantes, vestuários, imobiliário etc.

Junto com a Nissan outras empresas de menor porte se instalaram junto com ela formando seu polo industrial onde fornecem matéria prima para seus produtos.

A Nissan vai investir US$ 40 Milhões na fábrica de Resende, no Sul Fluminense, para ampliar a capacidade de produção de 160 mil veículos para 200 mil unidades, com isso a empresa também avalia a introdução de um terceiro turno. Atualmente, há 2.400 funcionários, que se revezam em dois turnos.

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

É importante saber que a área da Administração de Materiais e Patrimônio tem relação com alguns conceitos importantes. A primeira ideia que o nome sugere é a de planejar, executar e controlar a área de materiais e patrimônio. Substituir a palavra administração pelos verbos planejar, executar e controlar caracteriza bem esta atividade. Observe estes conceitos:

PLANEJAR: Para que o dia a dia da empresa não ressinta com a falta de materiais, por exemplo, para a fabricação de seus produtos.

EXECUTAR:É colocar em prática o que foi estabelecido no planejamento.

CONTROLAR: é verificar se o planejamento está correto e se a execução também transcorreu sem qualquer problema. Se houver qualquer erro no planejamento ou execução, o controle entra em cena, no sentido de corrigir o que for pertinente.

                                                     Material didático – EaD, 2019, p.9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (243.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com