TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  1.401 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SÃO PAULO/2019

Nº.

NOME

RA

01

Leillanne Felipe Resende

1945107

02

03

04

05

06

A pesquisa tem como principal objetivo levantar pontos positivos e negativos levando em considerações suas normas e fatores que contribuem para o bom funcionamento da empresa. Uma breve verificação sobre como é fundamentada a administração do maior ao menor cargo. Mas também, de como é feita toda a comunicação na empresa, à chamada Comunicação Empresarial. E assim como em todas as empresas possui, suas Técnicas de Informática.

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir terá como objetivo examinar os aspectos das seguintes matérias Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas da Informática na prática dentro da companhia, e assim apontar possíveis melhorias, e também realçar pontos positivos. A empresa utilizada como base para recolhimento de tais informações foi a unidade de Lins, da MSP - Meat Snacks Partners, que faz parte do grupo JBS.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

 O Jack Link’s Beef Jerky uma unidade de produção de beef jerky - aperitivo de carne bovina defumada - instalada em Minnesota, nos Estados Unidos. Com duas unidades no estado de São Paulo em Parceria com o Grupo JBS.

Figura 1: MSP – Meat Snacks Partners

[pic 2]

Fonte: EPRODESQ – Engenharia em Consultoria e Treinamentos

Missão e Valores: “Alimentamos o mundo com o que há de melhor”.

A companhia procura nas contratações profissionais as seguintes características; capacidade de identificar prioridades; capacidade de operacionalizar ideias e delegar funções; habilidade para identificar oportunidades; capacidade de comunicação, criatividade; capacidade de trabalho em equipe; capacidade de liderança, disposição para correr riscos e responsabilidade; facilidade de relacionamento interpessoal; domínio de métodos e técnicas de trabalho, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; capacidade de estabelecer e consolidar relações; capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. Conforme estudos realizados. (Meireles, 2003, p 34).

Quanto mais treinadas essas habilidades, melhores serão os resultados alcançados pelo profissional e sua organização. Segundo Katz (1986) as três categorias de habilidade imprescindíveis para o bom desempenho do administrador são as técnicas, as humanas e as conceituais.

                                 Figura 2: Habilidade do Administrador[pic 3]

Fonte: Apostila – Fundamentos da Administração

Taylor (Atlas, 1990) defendia cinco princípios básicos:

  • Transfira - toda a responsabilidade da organização do trabalho dos trabalhados ao gerente
  • Use – Métodos científicos para determinar a forma mais eficiente de fazer o trabalho
  • Selecione – A melhor pessoa para desempenhar o cargo assim especificado.
  • Treine – O trabalhador para fazer o trabalho eficientemente.
  • Fiscalize – O desempenho do trabalhador para assegurar que os procedimentos apropriados de trabalho sejam seguidos e os resultados adequados sejam atingidos.

             Ao aplicar estes princípios, Taylor defendeu o uso de estudos de tempos e movimentos, que hoje na empresa, na linha de produção em uma das ferramentas da qualidade tem o nome de Tac-Time.

             Na empres MSP- Meat Snacks Partners, também foi implantado as pesquisas de Taylor onde o trabalho para ser bem realizado, deveria contemplar certos requisitos (New York, Harper & Bros, 1903):

  • Preocupar-se em pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção;
  • Introduzir métodos científicos de pesquisa e experimentação formular princípios e implantar processos padronizados que facilitem o controle das operações de manufatura;
  • Selecionar cientificamente os operários a serem alocados em postos de trabalho, também cientificamente planejados, com materiais metodologicamente escolhidos;
  • Treinar ao extremo os funcionários para aperfeiçoar suas aptidões e desenvolver habilidades para a execução eficiente do trabalho

Segundo essa linha de raciocínio também foram implementadas na empresa a burocracia segundo Maximillian Weber que defendia as características hoje, conhecidas como Normas da ISO;

  • Formalização – Normas e regras escritas para delinear as atividades;
  • Divisão de trabalho – Os cargos e postos de trabalho são definidos conforme a necessidade e objetivos organizacionais;
  • Principio da hierarquia – Onde é bem definida criada de acordo com a análise de necessidades relativas á amplitude de controle de cada cargo;
  • Qualificação e competência técnica – Principal critério para recrutamento e seleção dos participantes;

              A empresa também utiliza o modelo de Gestão APO. Onde o relacionamento entre subordinados e as chefias mudou da prevalência hierárquica para um relacionamento de parceria.

             Na empresa também se leva em conta o fator humano onde o ser humano é um elemento especial a ser considerado, pois é interno e externo ao mesmo tempo, representando o aspecto social da organização e tornando a imprevisível onde os funcionários são considerados colaboradores.

Normas de ISO 9000 a serem seguidas na empresa.

1.2       POLITICA DA QUALIDADE

            “A Ferreira Internacional e Meat Snacks Partners tem como política atender as expectativas de clientes e acionistas, promover o desenvolvimento, engajamento e segurança dos colaboradores, visando a melhoria contínua dos processos e produtos, sempre priorizando a qualidade e segurança dos alimentos, tendo em vista o respeito ao meio ambiente e as leis.” (MSP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (352.2 Kb)   docx (461.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com