TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREÂMBULO DO CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

PREÂMBULO DO CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Como o próprio nome sugere, o preâmbulo serve como uma apresentação do que está por vir. É dividido nos três parágrafos seguintes:

I - De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

II - O exercício da atividade dos Profissionais de Administração implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.

III - O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade. (CEPA, 2010, p. 1)

O primeiro parágrafo define, de uma forma geral, a ética como sendo a geradora de atos que levam as pessoas a buscar a realização pessoal, o que querem e o que precisam. Contudo, mantendo o bem comum acima de tudo e de forma que todo indivíduo que pratique a ética se sinta realizado.

No segundo parágrafo, o compromisso moral do administrador fica evidenciado. Não só no ambiente de trabalho, mas também com seus stakeholders e com a toda a sociedade que de forma direta/indireta é influenciada pelas atitudes das organizações – afinal, a empresa está dentro de um contexto social. Inserida neste cenário, a concorrência faz com que a qualidade dos serviços aumente e a busca intelectual também. Por outro lado, a necessidade da existência de regras que padronizem e guiem o comportamento do profissional é justificável e necessária. Faz-se necessário entender que dentro das organizações há deveres e responsabilidades para todos.

O terceiro parágrafo explica a importância do Código de Ética para o desenvolvimento do administrador. Funciona como um orientador, especificando os direitos, deveres e proibições; e como um estimulador de ideias de comportamento. Através desse guia, o administrador pode manter a qualidade de seus serviços e trabalhar de forma que sua empresa gere os melhores resultados sem jamais ferir a ética em nenhum dos âmbitos mencionados no segundo parágrafo.

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Qual a importância do assunto pesquisado para o exercício profissional do administrador?

O Código de Ética funciona como guia e estímulo para todos os profissionais. Foi criado com o intuito de padronizar o comportamento e os relacionamentos no ambiente empresarial, tendo sempre a ética como base. Com o Código, o profissional aprende como se comportar em relação aos seus colegas, toma ciência dos seus deveres e direitos e se torna preparado para avaliar as situações criticamente e a proceder caso se depare com alguma conduta antiética. Ele prepara o profissional para lidar no contexto em que a empresa está inserida, tornando mais fáceis as tomadas de decisão e contribuindo para a sua formação ética nos campos pessoal e profissional. Empresas éticas inspiram confiança tanto nos clientes quanto nos fornecedores, tornando-se assim uma característica indispensável para o desenvolvimento e sucesso de um negócio. Mais do que isso, a ética contribui para um desenvolvimento saudável da sociedade.

2. O que a equipe recomenda para o acadêmico de administração para ser/ter/fazer hoje para a sua formação ética profissional?

• Antes de tudo, deve-se ler, entender e interpretar o que está no Código de Ética dos Profissionais de Administração. E o mais importante, colocar tudo em prática;

• Manter-se informado sobre novas legislações e sobre cases de empresas que contribuem como exemplos do que fazer ou não fazer;

• Compartilhar e debater informações;

• A ética não está apenas no âmbito profissional, está em todos os campos da vida. Exercitar a moralidade na vida pessoal estabelece o caráter, fortalece as opiniões já concebidas e desenvolve aquelas ainda não definidas;

• Os conhecimentos são melhores aproveitados quando postos em prática. Para isso, realizar estágios ao longo do curso ajuda o acadêmico a ter uma visão prática do dia-a-dia de uma empresa e dos relacionamentos existentes. Ele pode, através da observação na vivência do estágio, aprender e ao mesmo tempo ensinar, questionar e sugerir condutas;

• Participar de trabalhos voluntários contribui para formar uma visão mais humanizada e social;

• Participar de cursos, palestras e congressos (além de gerar conhecimento, pode agregar valor);

• Envolver-se com atividades extracurriculares pode agregar na vivência profissional, na inteligência emocional e noo convívio com diferentes pessoas.

3. Como a equipe trabalhou para atingir os resultados propostos na presente atividade?

Primeiramente foi traçado um plano geral: todos deveriam ler o Código de Ética e se inteirar mais sobre o assunto pela internet. Através de conversas na sala de aula, as ideias foram debatidas e as dúvidas sanadas. Fora da sala de aula, o meio de contato foi o e-mail. Por meio dele o trabalho foi sendo montado aos poucos e cada um reescreveu e acrescentou o que acreditava ser necessário até que se chagasse ao resultado final que seria entregue ao professor. Cada um pesquisou uma notícia ou um artigo e apresentou ao restante do grupo que junto decidiu qual era a mais interessante para ser apresentada a turma.

REPORTAGEM

60% das empresas são éticas por pressão social, diz FNQ

Pesquisa divulgada pela Fundação Nacional da Qualidade envolveu cerca de mil empresários de todo o País; maioria gostaria de ter área específica para tratar da ética

Beth Matias é da Agência Sebrae de Notícias

São Paulo - Uma pesquisa divulgada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com