TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO

Por:   •  19/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO

PROCESSOS PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO

        

 

(NOME DOS ESTUDANTES)

Análise e proposta de intervenção voltadas para acessibilidade no expresso cidadão de Petrolina-PE.

Petrolina

2017


 (NOME DOS ALUNOS)

Análise e proposta de intervenção voltada para acessibilidade no expresso cidadão de Petrolina-PE.

Projeto de Intervenção apresentado à docente Gleice Cordeiro e Expresso cidadão – Petrolina, como requisito parcial à compreensão dos Processos Psicossociais no trabalho.

Petrolina -PE

2017


SUMÁRIO

1. Introdução

2. Caracterização da instituição

           2.1. Dados cadastrais

           2.2. Organograma e quadro funcional

           2.3.  Principais demandas/dificuldades

3. Definição e justificativa da situação-problema

4. Objetivos da intervenção: geral e específicos

5. Fundamentação teórica

6. Método

           6.1. Ações a serem desenvolvidas

           6.2. Cronograma de ações

7. Considerações/reflexões finais

8. Referências

9. ANEXOS:

Fotos;

Propagandas;

Programas da empresa etc

1. INTRODUÇÃO/apresentação

        

A questão da Acessibilidade no Brasil enquanto conduta ética da responsabilidade social dentre as organizações não é uma temática recente nas pautas de discussões sobre a modernização do espaço de trabalho, porém ela ainda encontra muitas barreiras, pois exige a aceitação da diversidade e a ruptura de preconceitos e discriminações. É direito da pessoa portadora de necessidades especiais o livre acesso ao lazer saúde, educação e ao trabalho, pois estas pessoas também possuem a capacidade de realizar um trabalho, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam concedidos um ambiente propício. O que também funciona como uma terapia social, vista que estes indivíduos se sentirão mais uteis e valorizados inseridos no mercado de trabalho. Além do mais, sabemos que na nossa sociedade contemporânea o trabalho além de ser um meio de subsistência é um mecanismo de identificação e enquadramento social.

Tomando por base a premissa supracitada em iniciativa que parte de uma série de discussões dentro da proposta trazida pela professora Gleice Ribeiro, docente da disciplina de processos psicossociais no trabalho do curso de administração da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, dentre os mais variados ambientes organizacionais selecionamos um para estudo e produção deste trabalho. O seguinte artigo consiste na análise estrutural de formação do ambiente de trabalho e de propostas de melhorias no segmento da acessibilidade através de intervenções sugeridas a gerência. A organização concedente a investigação e estudo de caso é o Expresso Cidadão, um órgão do Governo do Estado de Pernambuco, entidade governamental de prestação de serviços à comunidade que possui uma média de 40.000 atendimentos por mês rateados em estandes de diferentes órgãos públicos, como Detran, Secretária de Defesa Social, INSS, dentre outros.

        Enquanto futuros Administradores de diversas organizações faz-se necessário termos uma visão ampla da problemática, desafios e benefícios da questão de responsabilidade social da acessibilidade de portadores de deficiência no mercado de trabalho, partindo desse pressuposto a equipe foi a campo no dia 30 de Março de 2017 e entrevistou o Assistente da Coordenação, Adriano Amorim designado pela figura do coordenador da unidade que teve de ausentar-se no momento da entrevista, o mesmo explanou acerca do funcionamento do Expresso Cidadão e de como se dá a receptividade e ambientação do funcionário portador de necessidades especiais.  

        De antemão ele deixou claro que como uma entidade componente da administração pública, o mesmo não poderia dar detalhamentos mais explícitos da maneira que se dá a legislação e a tomada de decisão para abertura de vagas, uma vez que a secretária responsável pela criação de novas vagas que privilegiam os portadores de necessidades especiais é a Secretaria de Planejamento e Gestão.

        Se torna mais interessante o ambiente selecionado por ser uma organização pertencente a administração pública que deveria, enquanto ligada ao estado, ser norteadora servindo de referência para as demais empresas.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

        O Expresso Cidadão é um programa do Governo do Estado de Pernambuco, vinculado a Secretária de Administração, e reúne órgãos públicos das esferas federais, estaduais e municipais além de empresas privadas que prestam serviços de natureza pública.

Quadro 1 – Dados cadastrais da instituição

Instituição

Expresso Cidadão Petrolina

Endereço

Av. Monsenhor Angelo Sampaio, n º 100 (River Shopping) Loja 04.

Telefones

(87) 3866-6727 / 6726

E-mail

expressocidadao@pe.gov.br

VALORES

Não disponibilizado

MISSÃO (Objetivo)

Simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços reunidos num só lugar com qualidade, rapidez, eficiência e conforto.

Home-page

http://www.expressocidadao.pe.gov.br/

Autorização de funcionamento

Não disponibilizado

Modalidades de atividades (serviços prestados)

Emissão de CNH, RG, Laudos Técnicos, aberturas de processos administrativos, entre outros.

Média de Clientes (ou da prestação de serviço)

40 mil clientes/mês

Logo


2.2. Organograma

Como órgão da administração pública o Coordenador responde diretamente ao secretário de Administração pública, enfatizamos o organograma dentro da filial de Petrolina, uma vez quê o organograma geral da secretária se faz bem mais complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com