TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL administração de empresas

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO 4

2.1.1 Pesquisando Uma Empresa 5

2.1.1.1 Diferenças entre juros simples e juros compostos 6

2.1.1.1.1 Equivalência de capitais e sistemas de amortização 7

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Assim como o ar, a água, os alimentos são essenciais para a manutenção da vida dos seres, uma boa administração se faz necessário para a vida de uma empresa, principalmente em meio á crescente concorrência impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias.

Nesse sentido, o presente trabalho apresentado ao Curso de bacharelado em Administração tem por finalidade abordar temas que estão intimamente ligados ao processo da gestão empresarial, pois claro que é criar uma organização sem o mínimo de administração, porém mantê-la sem administrá-la é impossível, pois constantemente vemos empresas fecharem as portas por falda de uma boa administração e pela falta de conhecimentos acerca de contabilidade, principalmente em um cenário tomado pela alta carga tributária.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando falamos em administração de empresas não podemos deixar de lado a matemática financeira nem tão pouco à contabilidade, pois esses termos se completam e são essências para uma boa gestão de uma organização empresarial. Abreu (2006, p. 1) apud ROSA e SANTOS afirma que a origem da Contabilidade vem desde a Pré- História. Naquela época, o registro da quantidade de animais possuídos era feito pela associação do número de animais com uma determinada quantidade de pedras. O indivíduo pré-histórico sustentava em suas mãos uma pedra para cada animal no qual era levada ao pastoreio. Ao recuar, observava se a quantidade de pedras conferia com a de animais, podendo, verificar se algum animal teria se perdido. Com isso, pode-se afirmar que a Contabilidade é considerada tão ou mais antiga que a matemática. Para um administrador, ter os conhecimentos necessários acerca da matemática financeira o permitirá uma análise clara e objetiva dos dados que serão passados pela contabilidade, sendo assim, pode-se dizer que a contabilidade tem como objetivo principal, oferecer ao administrador relatórios fiéis sobre a situação da empresa, sejam relatórios contábeis, balanços patrimoniais, tributos, folhas de pagamento, descontos, registros, e caberá ao gestor fazer uma análise clara desses dados, para que assim possa traçar um caminho em que a empresa deverá seguir, valendo ressaltar que quanto maior os conhecimentos sobre matemática a financeira, menores serão os riscos que a empresa irá correr. De acordo Gonçalves e Batista (1996) apud AMARAL (2012) a contabilidade pode ter em sua definição como sendo "ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa.", tal afirmação deixa claro que assim como um gestor de uma organização dever ser excepcionalmente preparado pra exercer sua função, assim também deverá ser o responsável pelo departamento contábil, pois será a partir de seus dados que é que o administrador poderá almejar o crescimento.

2.1 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Quando penso sobre a situação do regime tributário brasileiro, não posso deixar de enfatizar o grave e absurdo problema da imensa desigualdade social existente no Brasil, que tem como uma das principais causa um injusto Sistema Tributário, que constantemente se vê falar em mudanças que na prática não acontece ou quando acontece não melhora em nada, visto que segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) apud FUENTES (2014), os brasileiros estão trabalhando em média 150 dias por anos apenas para pagarem impostos e no ano de 2013, 41% da renda do trabalhador foram para pagar impostos, sendo esses os mais caros o ICMS ( Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação); o INSS (Contribuição para a seguridade social) e o IR (Imposto de Renda). Para as empresas, os impactos dos tributos são sentidos em longa escala, uma vez que quanto maior a carga tributária paga pela empresa, maior será o seu custo de produção de um produto, consequentemente o valor final da mercadoria também será mais cara, tal fato faz com que empresas de pequenas e de médio porte se sintam pressionadas, cabendo aos seus administradores buscarem constantemente alternativas para tentar minimizar a carga fiscal para poderem oferecer produtos com preços acessíveis, pois o que mais vemos hoje no Brasil são empresas estrangeiras que importam produtos que fabricados em outros países, o que consequentemente o torna mais barato.

2.1.1 Pesquisando Uma Empresa

No meu município por ser relativamente pequeno, não possui muitas empresas consideradas microempresas ou até mesmo empresas de pequeno porte, porém, não pude deixar de notar que uma empresa, que vou denominá-la S&S CONFECÇÔES, pois não tenho a autorização para divulgar o seu nome real, trata-se de uma empresa especializada no comércio de vestuários que vem se destacando cada dia mais na região devido a sua localização que é no centro da cidade, pelo seu espaço de trabalho ser bastante acolhedor e seu atendimento ser um dos melhores que já encontrei. Essa empresa está enquadrada com sendo um microempreendedor individual pelo Simples Nacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com