TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO LINEAR NA PANIFICADORA KI-PÃO

Por:   •  17/8/2018  •  Artigo  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMAÇÃO LINEAR NA PANIFICADORA KI-PÃO

Mayara Rosin (UNOCHAPECO)

Tatiane Silveira Rossetti (UNOCHAPECO)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a programação linear na Panificadora Ki-Pão. Para a elaboração do trabalho utilizou-se como principal referência o estudo do processo produtivo da panificadora. A primeira etapa foi a elaboração de um questionário que foi aplicado na empresa, onde se obteve as informações de como funciona o processo produtivo da panificadora. A segunda etapa foi identificação de 3 produtos do mix de produção da Ki-Pão para a modelagem de um problema de programação linear. Juntamente com um responsável da panificadora, identificamos as variáveis de decisão, elaboramos a função objetivo e encontramos as restrições no processo de produção. Foram quantificadas a capacidade das máquinas, verificamos a disponibilidade de matérias primas e a quantidade de demanda de cada um dos produtos escolhidos para o estudo. Foi definido o pão francês como o produto para o mapeamento do processo produtivo, aonde mapeamos desde a entrada de matérias primas na produção, até o produto final pronto para a venda. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos seus procedimentos um estudo de caso, e quanto a abordagem do problema de uma pesquisa quantitativa e qualitativa.

1. Introdução

        

Os sistemas de produção evoluíram muito nos últimos anos. A oferta de produtos de qualidade, a baixos custos, atendendo as necessidades de mercados globalizados, é de extrema importância neste século. Nesse contexto, o entendimento das funções de planejamento e controle dos sistemas produtivos é estrategicamente fundamental.

        As empresas precisam estar internamente organizadas para aumentar o seu poder de competitividade no mercado. Uma destas formas de controle é identificando as restrições de seu processo produtivo, para que estas possam ser exploradas, e aproveitadas da melhor maneira possível.

        A pesquisa operacional vem sendo aplicada em diversos segmentos industriais e comerciais, a fim de decidir sobre a utilização mais eficaz dos recursos. A programação linear é uma das principais ferramentas da pesquisa operacional e sua aplicação está cada vez mais difundida.

2. Revisão Teórica

        

        A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de cientistas desenvolveu a idéia de criar modelos para as resoluções de problemas matemáticos, o que lhes permitiam avaliar o resultado e escolher a melhor opção.

Segundo especialistas na história da pesquisa operacional, pelo menos dois fatores foram cruciais para o crescimento daquele período. O primeiro foi a melhoria nas técnicas de pesquisa operacional, com importantes avanços para a formulação de problemas. Por exemplo, o método simplex para resolver problemas de programação linear foi desenvolvido por George Dantzig, em 1947, e é considerado o primeiro fato impulsionador do campo.

Outro fator que impulsionou o campo de pesquisa operacional foi a popularização dos computadores. Cálculos longos e tediosos, impraticáveis para o ser humano, agora se tornavam comuns. Posteriormente, a partir da década de 1980, os computadores pessoais continuaram a fazer a diferença. Softwares de pesquisa operacional muito bons foram desenvolvidos. Hoje em dia, microcomputadores e softwares estão à disposição de milhares de pessoas, promovendo uma verdadeira popularização do campo. (MOREIRA, 2010, p. 02)

 Conforme SILVA, GONÇALVES E MUROLO (1995) a Pesquisa Operacional é um método científico que auxilia na tomada de decisão. Consiste na descrição de um modelo, de um sistema, o qual é utilizado para resolver problemas.

 A pesquisa operacional lida com problemas de como conduzir e coordenar certas operações em uma organização, e tem sido aplicada a diversas áreas, tais como indústria, transportes, telecomunicações, finanças, saúde, serviços públicos, operações militares, entre outras.

A pesquisa operacional baseia-se, principalmente, no método cientifico para tratar de seus problemas. A observação inicial e a formulação do problema estão entre os mais importantes passos da solução de um problema por pesquisa operacional. (MOREIRA, 2010, p. 03)

Por meio do uso de técnicas como a modelagem matemática para analisar situações complexas, a pesquisa operacional dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efetivas e de construir sistemas mais produtivos, baseados em dados mais complexos, consideração de todas as alternativas possíveis, previsões cuidadosas de resultados e estimativas de risco e nas mais modernas ferramentas e técnicas de decisão. (MOREIRA, 2010, p.03)

Em resumo, a pesquisa operacional obter a melhor solução ótima para um problema, ajudando os executivos a tomar as melhores decisões.

A principal ferramenta e muito utilizada dentro da Pesquisa Operacional é a Programação Linear, pois ela dispõe de um modelo simples e de uma técnica que os problemas podem ser resolvidos em programas de computador, o que facilitam a sua execução.

A programação linear é, se não a mais popular, um dos modelos matemáticos mais populares, estruturado para resolver problemas que apresentem variáveis que possam ser medidas e cujos relacionamentos possam ser expressos por meio de equações ou inequações lineares. (MOREIRA, 2010, p.11)

“A PL é uma técnica de planejamento que se originou no final da década de quarenta e, com o surgimento do computador na década de cinqüenta, encontrou o seu aliado natural, tendo então um desenvolvimento acelerado e sendo também muito difundida.” (PRADO, 2007 p. 15)

O modelo matemático utilizado para resolver um problema de Programação Linear consiste em achar as variáveis de Decisão, Função objetivo e as Restrições. As variáveis de Decisão são as alternativas de decisão, a Função objetivo é um modelo matemático onde encontramos “Z”, ou seja, encontramos o lucro máximo ou o custo mínimo. E as restrições garantem que os resultados estão de acordo com as limitações impostas.  

Segundo Goldbarg (2005) podemos decompor o processo de organização de um modelo de programação linear nas seguintes etapas:

- Definição de Atividades: após a análise do problema, as atividades que o compõem são definidas. Normalmente, associada a cada atividade uma unidade de medida deve ser adotada.

- Definição de Recursos: considerando os insumos disponíveis dentro de cada atividade, determina-se os recursos que estão sendo usados e produzidos em cada uma.

- Cálculo dos coeficientes de insumo/produção: é indispensável estabelecer claramente como as atividades e os recursos estão relacionados em termos de recursos necessários por unidade de atividade produzida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com