TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER 1 - final

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia aplicado a Recursos Humanos

                                                                                       Acadêmico

Aline Sandra Lopez                                    RA 2199522888

Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia 1

(PROINTER 1)

Tutor

Profa. Raquel Henrique

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Bauru – Unidade Norte (SP)

Resumo

Este trabalho trata-se de um projeto de implantação de padaria e confeitaria em cidade no interior da cidade de Marília. Tem como finalidade de apresentar dados que comprovem a viabilidade do novo negócio apresentado.

Introdução

Abrir e gerir um negócio sempre foram o ideal de muitos cidadãos que carregam consigo o anseio de ser um empreendedor, alcançar a oportunidade de ser um pequeno empreendedor. Porém, principalmente no Brasil, este objetivo tem tornando-se cada vez mais um desafio, devido ao cenário de mudanças bruscas em que o país se encontra, onde mostra que a falta de planejamento e preparo dos profissionais tem aumentado o nível taxa de mortalidade dos negócios, porém não tem sido impossível alavancar esse sonho.

Acreditar em si, ter um investidor ou até mesmo dinheiro para investir não é o bastante para a concretização de projeto, é preciso conhecimento sobre o empreendedorismo, uma profunda analise do mercado econômico. Segundo Dornelas (2012, p.3) “É oportuno, portanto um estudo mais profundo a respeito do conceito de empreendedorismo, tendo em vista que a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários”.

Com o intuito de analisar e observar os desafios de um empreendedor, foi realizada um entrevista com a Fernanda Merreri, sócia-proprietária da Padaria Nicollati. A seguir veja as questões levantadas e a resposta da profissional.

Questionário

Nome da Empresa: Panificadora Nicolatti

Endereço: Rua Polonia, 251

Cidade: Ourinhos

Estado: São Paulo

Ramo de Atividades: Alimentos

Produtos e/ou serviços: Bolos, salgadinhos e docinhos para festas, pães artesanais, mousses e doces em geral.

Data de Inicio das atividades: 10/10/2012

Entrevistado: Fernanda Merreri

  1. Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

“Ter meu negócio próprio já era um sonho antigo, e com o conhecimento adquirido ao longo do tempo no lugar onde trabalhava, o fato de conhecer os fornecedores e saber ouvir e atender a necessidade do cliente, deram força ao meu sonho de empreender”.

  1. Existem outros empreendedores em sua família?

“Sim, meu pai é autônomo no ramo de construção e meu irmão possui uma empresa no ramo de construção, trabalha com artigos de gesso.”

  1. Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

“Não foi antes, logo na minha adolescência quando comecei a trabalhar em uma padaria.”

  1. Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

“Me formei em técnico em administração de empresas pela ETEC, e sim, foi muito relevante, aprendi muitas coisas que não sabia, coisas importantes que antes julgava desnecessário, foi muito proveitoso.”

  1. Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Creio que o medo vem pela oscilação no mercado, tudo muda muito rápido, sem falar da concorrência que cada dia vem crescendo, é preciso inovar para não ficar para trás, sem falar do atendimento, ainda continua sendo a preferencia dos clientes, sempre serem bem atendidos.”

  1. Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

“Nossa empresa tem a cada dia trabalhado para facilitar a vida das pessoas, continuaremos criando alimentos para melhorar a vida daquele estudante que não tempo para comer em casa,  com sanduiches nutritivos,  daqueles que não tem tempo para preparar o café da manha para família, nosso comprometimento é esse de colocar na mesa de cada cliente a nutrição, o sabor, o bem estar.”

  1. De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

“Acredito que o dever de toda empresa é de transparecer a ética na cobrança dos produtos e serviços fornecidos, no pagamento dos impostos, e quanto a relações humanas, se não há uma boa relação, não há uma boa qualidade de vida, por isso aqui na Nicolatti temos algumas regrinhas rs, sempre ser sorridente e prestativo com o colaborador, ter paciência com o outro, e respeitar as diferenças”.

  1. Como você encontrou a oportunidade de empreender?

“Como eu havia trabalhado desde a minha adolescência no segmento, e tinha uma amiga que sempre me incentivava em ter meu negocio próprio, ela me deu a ideia de investir neste sonho, começamos a conversar melhor sobre o caso, e começamos a estudar a possibilidade.”

  1. Como você avaliou esta oportunidade?

“Eu vi que era a chance da minha vida de arriscar na área que sempre trabalhei e tinha prazer, então porque não tentar? Rs.”

  1. Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.

“Na verdade eu tinha um esboço de um plano, mas não era o bastante, embora eu tivesse um breve conhecimento precisava de mais. Graças a minha amiga e hoje sócia que é formada em Administração, ela montou um planejamento mais detalhado.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com