TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 

             INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

 

VIEZZER E CIA LTDA.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

 

RIO GRANDE DO SUL

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

 

VIEZZER E CIA LTDA.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

ALUNO: Elaine Cristina Oliveira Souza e Silva   RA1717443

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, apresentado como um pré-requisito para aprovação de bimestre vigente, no Curso Superior de Processos Gerenciais.

RIO GRANDE DO SUL

2017

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar II do Curso de Gestão Tecnológica em Processos Gerenciais teve como objetivo neste bimestre a realização de um diagnóstico na empresa escolhida, identificando práticas executadas que guardam relação com os conteúdos estudados. Foi feita uma avaliação no cenário macroeconômico com base na disciplina de Economia e Mercado. Foram investigadas as aplicações das fórmulas e cálculos matemáticos utilizados com maior frequência na gestão do empreendimento, embasados na disciplina de Matemática Aplicada. E com o apoio dos conhecimentos de Recursos Materiais e Patrimoniais adquiridos, identificaram-se as técnicas de gestão utilizadas, com foco na formação de estoques, custos dos estoques, formas de aquisição e logística reversa.

A empresa escolhida para nosso estudo foi o Supermercado Viezzer e Cia Ltda, atuante no setor varejista do Rio Grande do Sul.

Palavras Chave: Economia e Mercado, Matemática Aplicada, Recursos Materiais e Patrimoniais.

SUMARIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

CAPÍTULO 1 ECONOMIA E MERCADO...................................................................05

CAPÍTULO 2 MATEMÁTICA APLICADA...................................................................07

CAPÍTULO 3 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.......................................08

CONCLUSÃO.............................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


INTRODUÇÃO

A loja Viezzer e Cia Ltda, registrada sob o CNPJ 90.964.172/0006-82, pertence à rede de supermercados UniSuper. Essa rede está no mercado gaúcho desde o ano de 2000, quando foi formada pela união de um grupo de empresas gaúchas. A rede conta hoje com quarenta e cinco lojas, distribuídas em dezesseis cidades do estado do Rio Grande do Sul. Preocupa-se com a sustentabilidade, buscando ser reconhecida pelos fornecedores, comunidade e colaboradores.

Sua missão é oferecer aos seus clientes, produtos e serviços com qualidade, através da constante renovação e do comprometimento de seus colaboradores para exceder as expectativas. Tem como visão ser reconhecida como referência no setor em qualidade, atendimento, produtos e serviços. E traz como valores a atitude, o respeito, a humildade, a transparência, o trabalho em equipe e o comprometimento.

CAPÍTULO 1 ECONOMIA E MERCADO

O Brasil vem enfrentando uma forte crise econômica. O setor de supermercados não ficou de fora dos sintomas causados por essa forte recessão econômica.

Pode-se observar que o acumulado real registrado nos últimos anos vem sofrendo uma queda, atingindo valores negativos constantes de 2015 até os dias atuais, fechando o mês de março de 2017 em -1,40%.

Com a adaptação dos consumidores à nova realidade econômica do País, o varejo alimentar também precisou se renovar. Os consumidores optaram por trocar as marcas normalmente utilizadas e passaram a comprar em quantidades menores. Ao contrário de ir uma ou duas vezes ao mês ao supermercado e realizar uma compra grande, passaram a fazer visitas mais frequentes, levando menos produtos e aproveitando os itens em oferta. A busca por marcas menos conhecidas, porém com preços mais atrativos tem se intensificado. Aproveitando-se dessa situação, o desempenho das marcas próprias passou de 2,7% em 2015 para 4,7 em 2016.

O uso de marcas próprias na loja visitada é pouco explorado. Em sua quase totalidade, trabalha com marcas já conhecidas no mercado. Produtos desse tipo são encontrados no setor de padaria.

As mudanças atingiram também a forma de pagamento utilizada pelos clientes. Esses vêm preferindo pagar suas compras com dinheiro ou cartão de débito. As compras no cartão de crédito vêm apresentando queda, devido à incerteza quanto a sua quitação posterior, do ponto de vista econômico.

A Região Sul do País, onde está situada a loja objeto dessa pesquisa, ocupa a segunda área mais representativa da receita apresentada em 2016 pelo setor supermercadista, com valor na casa dos R$74,6 bilhões de reais. O Rio Grande do Sul só perde para São Paulo em relação ao faturamento. Em 2016 os gaúchos faturaram R$31,1 bilhões, que representam 11,6 % de participação do valo total para o país.

Embora as vendas em supermercados tenham caído 1,5% em 2016, a sua representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro se manteve estável, respondendo por 5,4% das riquezas produzidas no País.

CAPÍTULO 2 MATEMÁTICA APLICADA

É imprescindível que um bom administrador possua conhecimentos na área da matemática. Todo projeto empresarial necessita de uma análise financeira, através de cálculos e considerações, apoiados na Matemática Aplicada. O uso da matemática na gestão de um negócio tem como um de seus objetivos evitarem prejuízos e perdas desnecessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com