TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  23/4/2018  •  Artigo  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

TIAGO ACACIO DE SOUSA
RA: 1804162

               

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Empresa: ROLPORTT INDUSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS METALURGICOS LTDA - EIRELI.

FOZ DO IGUAÇU 2018


TIAGO ACACIO DE SOUSA
RA: 1804162

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Empresa: ROLPORTT INDUSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS METALURGICOS LTDA – EIRELI.

Trabalho de conclusão de bimestre referente ao PIM I, abrangendo as disciplinas de Fundamentos da Administração; Comunicação Empresarial; Técnicas de Informática do curso de Gestão Comercial, apresentado à Universidade Paulista – Unip.

FOZ DO IGUAÇU

2018

RESUMO

Este trabalho se baseou em pesquisas realizadas na Rolportt Indústria e Comércio, localizada na cidade de Foz do Iguaçu/PR e fundada no ano de 2004. A presente pesquisa qualitativa e estudo de caso descreve e analisa a sua estrutura e forma de funcionamento em termos de gestão administrativa e organizacional, a sua comunicação empresarial e suas técnicas de informática, estabelecendo assim uma relação entre os conceitos teóricos e práticos apresentados nas aulas e a prática desenvolvida na empresa. O trabalho apresenta a organização e seu funcionamento sob os aspectos das disciplinas exploradas, sendo elas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, possibilitando compreender como se organiza a empresa e que objetivos pretende alcançar. O estudo, provido de referenciais teóricos, apresenta práticas que possam auxiliar a empresa em suas atividades cotidianas e de modo que possibilite atingir os objetivos desejados.

Palavras-chave: Fundamentos da Administração. Comunicação Empresarial. Técnicas de Informática.


  1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------V
  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL ---------------------------------------------------------- VI
  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO -------------------------------------------------VIII

3.1 Aplicações na Empresa Rolportt --------------------------------------------------------X 4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ----------------------------------------------------------XI

4.1 Comunicação Empresarial na Rolportt ---------------------------------------------XII 5 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA -----------------------------------------------------------XIII

5.1 Técnicas de Informática na Rolportt -----------------------------------------------XIV 6 CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------XVI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------XVII


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa coletou dados da empresa Rolportt, no sentido de entender a gestão geral e processos gerenciais que envolvem a administração da empresa, definindo a escola de administração utilizada, a forma de comunicação empresarial empregada e as técnicas de informática. O objetivo desse trabalho a partir desses dados coletados é possibilitar fazer um estudo acadêmico, conseguindo relacionar aspectos dos conceitos teóricos vistos em sala de aula e práticas observadas no dia a dia da referida empresa, possibilitando com isso, reunir conhecimentos teórico-prático dos conceitos de administração sendo aplicados no caso prático de uma empresa de transportes.

Nesse trabalho é levado em consideração todo o embasamento teórico visto em sala de aula que a administração possui, procurando entender o que está sendo utilizado e o que não está na prática da gestão da empresa. Focando nos aspectos pertinentes os processos gerenciais, organizacionais, comunicação empresarial e técnicas de informática para conseguir elaborar um conjunto de conhecimentos construídos a partir de uma empresa de transportes em funcionamento, podendo observar em que medida e de que forma se dá a gestão no enfoque de interesse deste trabalho.

O estudo da Rolportt se dá com enfoque em seus processos de administração. A empresa criada no ano de 2004 iniciou-se de um projeto de negócio já existente e que encontrou espaço para ampliação, pautou-se inicialmente na oferta da necessidade de inovação do mercado de roldanas, que era totalmente dominado por produtos feitos em ferro fundido e, inicialmente, contava apenas com seu fundador o senhor José Emanuel Dummer, que iniciou o processo de fabricação das inovadoras roldanas em nylon em casa, e vendia as mesmas diretamente nas lojas e metalúrgicas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Pioneira na fabricação de artefatos de nylon voltados para a linha da metalurgia, a empresa encontrou uma grande resistência no início, devido ao consumidor final do produto não estar habituado a esse tipo de produto, porém após algum tempo de conhecimento dos consumidores as roldanas de nylon tomaram conta do mercado a empresa desenvolveu- se muito nos anos inicias, encontrando a necessidade de adquirir mais máquinas e equipamentos, e chegou ao total de 12 funcionários simultâneos.


  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

Fundada em 2004, há 14 anos no mercado, a Rolportt originalmente uma empresa individual cresceu consideravelmente ao longo dos anos, conquistando um espaço relevante no ramo de atividade que pratica no município de Foz do Iguaçu. Fundada pelo senhor José Emanuel Dummer, a Rolportt possui sua sede na cidade de Foz do Iguaçu, no bairro Vila portes, uma das áreas comerciais mais disputadas no município. Sua razão social é Rolportt Industria e Comercio de Produtos Metalúrgicos LTDA - EIRELI. O ramo de atividade que a Rolportt atua é o da linha de produtos metalúrgicos voltados a parte de portões e portas de correr, prestando serviços de injeção, torno, solda e prensa para a cidade de foz do Iguaçu e todo o Brasil.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com